Buscar

Na década de 1990, estratégias de promoção do aleitamento materno nos serviços de saúde foram lançadas, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que foi lançada nos países membros da Organização d

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - NUT - ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA - 54/2023
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Na década de 1990, estratégias de promoção do aleitamento materno nos serviços de saúde foram lançadas, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que foi lançada nos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para assegurar a prática do aleitamento materno e a prevenção do desmame precoce hospitalar (LAMOUNIER et al. 2019).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Entretanto, as taxas de amamentação em todo o mundo continuam longe de serem atingidas (CARREIRO et al. 2018). Segundo Venancio e colaboradores (2010), por exemplo, no Brasil, a mediana de aleitamento materno exclusivo foi de 54,1 dias, em 2008.
Um estudo realizado com 429 mães de crianças menores de seis meses, em unidades básicas da cidade do Rio de Janeiro, teve como objetivo analisar a associação entre o recebimento de orientações sobre amamentação na atenção básica à saúde e o aleitamento materno exclusivo. Como resultado, este trabalho mostrou que as mães que receberam orientações sobre amamentação enfatizando a importância dessa prática influenciou de maneira significativa nos índices e na duração do aleitamento materno exclusivo (ALVES et al. 2018).
 
ALVES, J. S.; OLIVEIRA, M. I. C.; RITO R. V. V. F. Orientações sobre amamentação na atenção básica de saúde e associação com o aleitamento materno exclusivo. Ciência & Saúde Coletiva. 23 (4): 1077–88, 2018.
 
CARREIRO, J. DE A.; FRANCISCO, A. A.; ABRÃO, A. C. F. DE V.; MARCACINE, K. O.; ABUCHAIM, E. DE S. V.; COCA K. P. Dificuldades relacionadas ao aleitamento materno: análise de um serviço especializado em amamentação. Acta Paulista de Enfermagem. 31 (4): 430–8, 2018.
 
LAMOUNIER, J. A.; CHAVES, R. G.; REGO, M. A. S.; BOUZADA, M. C. F. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: 25 anos de experiência no Brasil. Revista Paulista de Pediatria. 37 (4): 486–93, 2019.
 
VENANCIO, S. I.; ESCUDER, M. M. L.; SALDIVA, S. R. D. M.; GIUGLIANI, E. R. J. A prática do aleitamento materno nas capitais brasileiras e Distrito Federal: situação atual e avanços. Jornal de Pediatria. 86 (4): 317-324, 2010.
 
Considere-se como o novo (a) nutricionista contratado pela prefeitura de sua cidade, a qual está fazendo campanha de conscientização do aleitamento materno e introdução alimentar. Partindo do pressuposto que ficará responsável pelas Políticas e Programas Pró-Aleitamento Materno, ELABORE um folheto informativo e ilustrativo que englobe:
A. Os benefícios do aleitamento materno para as mamães e para as crianças menores de 2 anos de idade.
B. Orientações para as mamães que tem bebês com mais de 7 meses de idade e que quer saber o que oferecer de alimentos complementares para essa criança.  
​​Orientações gerais:
Você pode criar seu folheto em paint, power point, Canva® ou utilizando o recurso folheto do Word. O Folheto deve conter no MÁXIMO 1 página para a letra A e no MÁXIMO 1 página para a letra B.
Ao finalizar, anexe o folheto (formato PNG ou JPEG) neste formulário padrão. Para salvar seu folheto nestes formato: o menu Arquivos, selecione Exportar. Em Formato de Arquivo, selecione o formato de imagem desejado (JPEG)
Na barra de ferramentas superior deste arquivo, clique em: INSERIR> IMAGENS e procure onde seu folheto foi salvo em seu computador.
​
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. 12
- Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Em caso de dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador". 12
.

Continue navegando