Buscar

resumo obra paulo freire

Prévia do material em texto

A obra escolhida para o fichamento da aula 03 foi a “Língua materna – letramento, variação e ensino” no capitulo “Inevitável Travessia: da prescrição gramatical à educação linguística” do autor brasileiro Marcos Bagno. 
No texto o autor enfatiza como a língua e a linguagem do Brasil é apontada, principalmente pelos os falantes, como uma língua difícil e que é muito agarrada a gramatica correta padrão ensinada nas escolas apesar de já ser disseminado que a língua portuguesa é muito maior do que se tem nos livros de português escolares, muitos educadores não buscam se atualizar em novos métodos de ensino e até mesmo o ambiente escolar não é adequado para aceitar a variação linguística que existe no país Para o autor "a escola deveria propiciar condições para o desenvolvimento pleno de uma educação linguística" (p. 17), mas que o que predomina ainda é o ensino da chamada norma culta. No livro Bagno traz que a nova ideia de ensino deve estudar a língua como um todo, agregando nela as variações linguísticas existente fazendo entender que a gramatica e a norma culta/padrão não são os únicos elementos que compõem a língua. 
Hoje é comum de se analisar a enorme variação linguística por regiões, por imigração, por sotaques e assim ela faz parte de uma grande rede de atividade social que caracteriza toda uma comunidade, nada mais justo do que ser analisado todas elas, assim como no trecho "num laboratório vivo de pesquisa do idioma em sua multiplicidade de formas e usos" (p.32), o Brasil vasto pode ser utilizado como um laboratório afim de ser possível ser incluído o estudos das variabilidades da língua portuguesa e como ela vem mudando ao longo dos anos.
Esse livro se faz de suma importância pois, além de trazer um novo pensamento sobre o estudo da língua portuguesa, auxilia o leitor a conscientiza-se dessa grande variação também, além de combater o preconceito linguístico, que é atrelado a grupo sociais marginalizados com o uso das gírias, sotaques fortes, combatendo assim o estereótipo negativo relacionados a mesmas. Faz uma reflexão também sobre a língua e a cultura, onde o falar de um certo modo carrega toda uma bagagem de aprendizados da vida, culturais, origem social, sendo assim uma parte essencial da identidade do falante, do que faz ele ser ele mesmo. 
Por fim, em suma, o capitulo “A inevitável travessia” é primordial por trazer à tona questões linguísticas e culturais cruciais, afim de promover o respeito pela diversidade linguística e combater o preconceito linguístico, além de contribuir para uma reflexão sobre a língua e como ela influencia na identidade no Brasil. É um livro como um todo que se faz relevante para educadores e linguistas interessados na área de ensino de língua materna e variação linguística.

Continue navegando