Buscar

TOPICOS INTEGRADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: MARLON VICTOR NAVARRO
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: Tópicos Integradores I (Fisioterapia)
MATRÍCULA: 04098048
As articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso. As articulações no corpo humano são classificadas com base na amplitude de movimento que elas exibem e no tipo de tecido que mantém os ossos vizinhos unidos. Seus principais tipos são sinoviais, realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial e cápsula articular. As cartilaginosas, são as articulações que estão unidos por cartilagem hialina ou fibrocartilagem. As superfícies ósseas nesse tipo de articulação geralmente são planas ou côncavas e, portanto, embora sejam móveis, sua mobilidade é limitada. E as fibrosas que são articulações conectadas por uma camada intermediária de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. As articulações fibrosas não apresentam cavidade articular e são fixas, apresentando pouco ou nenhum movimento e são, portanto, classificadas como sinartroses.
Várias são as doenças que podem atingir as articulações. Entre elas, podemos descrever as artrite e artrose. A artrite é uma inflamação das articulações do corpo, que causa dor, deformidade e dificuldade no movimento, pode ser causada por alterações autoimunes, infecção ou desgaste natural das articulações, uma doença importante é osteoporose. Já a artrose, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, ela piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença.
Durante o tratamento fisioterápico, é indispensável a mobilização articular passiva em cada articulação afetada pela doença. A fisioterapia também auxilia na melhora da capacidade cardiorrespiratória do paciente, de forma a gerar mais qualidade de vida. Entretanto é fundamental que o fisioterapeuta oriente o portador de artrite reumatoide a alongar-se corretamente e a realizar movimentos em suas próprias articulações em todas as direções possíveis, sem contração muscular.
REFERÊNCIA: 
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/articulacoes.htm#:~:text=As%20articula%C3%A7%C3%B5es%20podem%20ser%20definidas,em%20fibrosas%2C%20cartilaginosas%20e%20sinoviais.&text=O%20sistema%20articular%20%C3%A9%20formado,entre%20dois%20ou%20mais%20ossos.
https://marjan.com.br/blog/doencas-articulares/

Outros materiais