Buscar

HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
	 
	 
	 1.
	Ref.: 237033
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	
"GENEBRA - Em uma comunicação sigilosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou explicações do Brasil por causa do "uso excessivo de força policial", afirmou estar "profundamente preocupada" e denunciou supostas violações de direitos humanos por parte das autoridades para conter as manifestações ainda em meados de 2013. Mas até o dia 1º de fevereiro deste ano, a queixa da ONU sequer foi respondida oficialmente pelo governo brasileiro". (Jornal Estado de São Paulo, 25/02/14)
Não é incomum vermos a ONU apresentar este tipo de "intervenção" na política interna dos países, embora esta atitude seja questionada por muitos estudiosos de Relações Internacionais. Além disso, sabemos que o objetivo específico de sua criação (1945) não previa este tipo de atitude; ao menos não de forma tão enfática.
Acerca destes objetivos de sua criação, podemos afirmar:
I   -  O foco de sua atuação, a partir da publicação da Carta das Nações Unidas, deveria ser a manutenção da paz e o desenvolvimento dos países.
II  -  Sua responsabilidade em manuitenção da paz no mundo está intimamente ligada às consequências da Primeira Guerra Mundial.
III -  A ONU não foi pensada como uma instituição de poder internacional, tendo como objetivo evitar conflito entre as nações.
 
		
	
	Somente II é falsa.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente III é verdadeira.
	 
	Somente I é verdadeira.

Outros materiais