Buscar

N1 Gestao de Prazos e Cronogramas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do Caso (N1)
O desenvolvimento de um projeto é um processo em que se aplica, como entrada, o planejamento estratégico, assim como as experiências com projetos anteriores, políticas organizacionais, premissas e possíveis restrições. Logo que chegou a Be Beauty, Larissa se deparou com um grande desafio. Percebeu que a maior dificuldade era gerenciar o tempo. A redução do índice de atrasos e as não entregas dos produtos solicitados era o ponto fundamental para que a Be Beauty conseguisse acompanhar o mercado. Larissa percebeu que as atividades ficavam paradas, com um mesmo colaborador, por longos períodos de tempo, o que impossibilitava a estimativa de duração de atividades e a mensuração do tempo em que as atividades estavam sendo executadas. Uma metodologia adotada pela gerente, para auxiliar na solução dessa dificuldade, foi a técnica PERT, que facilita o processo de estimativa da duração das atividades do projeto e possibilita a observação sequencial da realização dessas atividades, otimizando melhor o tempo.  
 
Descreva os processos de estimativa de duração de atividades, utilizando a técnica PERT.
 
Gestão de Prazos e Cronogramas, Empresa Be Beauty
Inovar é um objetivo comum para as empresas se manterem competitivas no mercado global. Um projeto requer um bom planejamento. Como acontece com todo planejamento, as principais preocupações de um projeto estão relacionadas a prazos, custos e qualidade. Portanto, tudo isso deve ser decidido com antecedência. O início do projeto se dá por meio do desenvolvimento do termo de abertura do projeto, o qual oficializa a existência de um projeto. De forma resumida, esse termo mostra informações como nome do projeto, responsáveis, finalidade, objetivos, requisitos, riscos, resumo de cronograma, recursos financeiros disponíveis, lista de partes interessadas e requisitos para aprovação. 
Tendo em vista que o grande desafio da Be Beauty é a dificuldade de entregar os projetos dentro do prazo, gerando atraso nas entregas, e a desconfiança dos departamentos solicitantes, entendemos que melhorias precisam ser realizadas no departamento de inovações, já que devido ao alto índice de atrasos nas entregas das demandas a empresa não consegue acompanhar as tendencias atuais do mercado. Veremos então os processos necessários para uma boa gestão do cronograma do projeto, com o objetivo de garantir a conclusão dentro do prazo do contrato. Porém uma boa gestão do cronograma deve ser feita em consonância com as áreas de custos e de escopo. As três juntas e bem alinhadas com a área de gestão de projetos e com a estratégia da organização é imprescindível para o sucesso. Pois são os objetivos primários – escopo, prazo e custo – em que qualquer alteração em um desses elementos afeta os demais, comprometendo os resultados do projeto.
O processo definir as atividades específicas que devem ser elaboradas para se produzirem os produtos/serviços do projeto, bem como de suas várias entregas (deliverables) identificadas na WBS.O processo sequenciar as atividades identifica e documenta as relações de dependência entre as atividades do projeto. O processo estimar as durações das atividades que serão necessárias para concluir cada atividade, observando os recursos dimensionados no processo anterior. O processo desenvolver o cronograma faz a análise da sequência lógica das atividades, observando durações e recursos dimensionados nos processos anteriores, bem como verifica as restrições, visando elaborar o modelo do cronograma do projeto. A versão aprovada do cronograma é usada como linha de base (schedule baseline) para a comparação com os resultados reais. Por fim, o processo de controlar o cronograma, que permite monitorar o progresso no andamento das atividades do projeto e gerenciar as mudanças feitas na linha de base (baseline) estabelecida para o cronograma do projeto.
O desenvolvimento do cronograma é uma das etapas mais importantes do gerenciamento de projetos. Ou seja, alcançar cronogramas viáveis, cumprir prazos contratuais e restrições de recursos. Combinado com a interação perfeita com outras áreas e processos do projeto, os gerentes devem aprender ferramentas de programação e software que podem ser usados ​​para criar cronogramas funcionais do projeto. Existem diversas técnicas que podem ajudar uma equipe de projeto a preparar e criar um cronograma de projeto, sendo as mais comuns:
· Gráfico de Gantt.
· Método do caminho crítico (Critical Path Method – CPM).
· Program Evaluation and Review Technique (PERT).
· Corrente crítica (Critical Chain).
A técnica PERT foi o método utilizado pela gerente na Be Beauty, com o intuito de estimar a duração das atividades, mensurar o tempo em que as mesmas estavam sendo executadas, já que gerenciar o tempo, era a maior dificuldade, então essa metodologia foi adotada para auxiliar na solução dessa dificuldade. A PERT, “é uma metodologia estatística de estimativa de prazo de duração de atividades de um projeto, que segundo os autores, a premissa básica de utilização dessa técnica leva em conta uma média ponderada dos valores otimista (a), pessimista (b) e mais provável (m) de duração de atividade, valores esses ponderados pelos fatores 1, 1 e 4, respectivamente. Para calcularmos a duração de uma atividade, devemos considerar a seguinte fórmula: Duração PERT = (a + 4m + b) / 6. Com base nesses três cálculos, podemos usar a distribuição de probabilidade beta para calcular o período de atividade. 
Vamos então a um exemplo:
· estimativa Otimista = 20 dias;
· estimativa Pessimista = 35 dias;
· estimativa Mais Provável = 25 dias;
PERT =  (35 + 4 x 25 + 20) / 6 = 25,83 dias
Ou seja, a estimativa PERT apontada para a atividade é de 25,83 dias.
Desvio Padrão: Pessimista – Otimista / 6
O desvio padrão indica o quanto a duração calculada na fórmula PERT ainda poderá variar, para mais e para menos.
Concluímos que, com a utilização dessa técnica foi possível melhorar os resultados do projeto, facilitar as tomadas de decisões, realizando uma análise em tempo real das atividades, identificando anormalidades e vulnerabilidades, auxiliando então na redução de custos e na otimização dos recursos, onde também permite uma analise mais ampla da possível duração da atividade. Reduzindo os problemas com os atrasos nas entregas, a Be Beauty pôde se recolocar no mercado, acompanhando as tendencias atuais, tudo isso devido ao resultado de uma boa gestão. 
Bibliografia
(27 de Janeiro de 2019). Fonte: TECNOLÓGICA: https://www.teclogica.com.br/utilizando-a-tecnica-de-pert-em-projetos/
Carvalho, M. M. (2019). Fundamentos em Gestão de Projetos - Construindo Competências para Gerenciar Projetos. Rio de Janeiro: Atlas.
Pedro, S. d. (2020). Gestão de Prazos e Cronogramas - Roteiro de Estudos. São Paulo: ÂNIMA .
Ana Paula da Silva Rodrigues
Matrícula: 2023311479

Continue navegando