Buscar

Crescimento e Desenvolvimento Humano 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Ao longo do processo desenvolvimental, existem períodos denominados de períodos sensíveis indicativos de:
	
	a.
	que a pessoa está mais susceptível à influência do ambiente, algo que não facilitará a aprendizagem.
	
	b.
	que mudanças na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades motoras ocorrem da mesma forma que poderiam ocorrer em outros períodos.
	
	c.
	que a pessoa está mais susceptível à influência do organismo, algo que facilitará a aprendizagem.
	
	d.
	que a pessoa está mais preparada para aprender uma determinada habilidade motora e, portanto, ter uma aprendizagem mais fácil e rápida.
	
	e.
	que a aprendizagem de uma dada habilidade motora pode ocorrer de qualquer forma, desde que a criança esteja no período sensível.
2. Considere as afirmações, analise sua veracidade (V = Verdadeiro ou F = Falso) e escolha a alternativa correspondente:
I. As explicações da teoria (Neuro)maturacional para as alterações que ocorrem no desenvolvimento motor ao longo da vida são falhas, pois subestimam o importante papel do ambiente na aquisição de comportamentos no domínio motor.
II. A oportunidade prática estruturada e informação apropriada só são aspectos relevantes no processo de aprendizagem de habilidades motoras, caso o interesse seja na aprendizagem de habilidades filogenéticas, pois essas não são aprendidas naturalmente.
III. A teoria dos Sistemas Dinâmicos traz explicações mais convincentes acerca do desenvolvimento motor, pois assume que mudanças ocorrem a partir da relação da pessoa com o ambiente, e não somente da maturação do SNC, como assumiam os maturacionistas.
IV. Os modelos desenvolvimentais de Pirâmide, de Ampulheta e de Torre fornecem explicações detalhadas e facilitadas acerca do fenômeno desenvolvimento motor, desconsiderando o papel das restrições do ambiente e da tarefa e enfatizando somente a importância das restrições do organismo.
	
	a.
	F, F, F, V.
	
	b.
	F, V, F, V.
	
	c.
	F, V, V, V.
	
	d.
	V, V, V, F.
	
	e.
	V, F, V, F.
3. Na sequência desenvolvimental dos principais marcos motores de bebês, a observação dos princípios da universalidade e da intransitividade precisam ser explicados por qualquer proposta teórica sobre desenvolvimento. Sendo assim, é correto afirmar que:
I) de acordo com a proposta maturacional, os dois princípios indicam que as aquisições dos marcos motores seriam decorrentes de informação armazenada no sistema nervoso central.
II) de acordo com a visão dinâmica, a aquisição dos principais marcos motores por todos os indivíduos e na mesma sequência decorre do fato de que as restrições do organismo e do ambiente não mudam drasticamente, nos primeiros meses de vida, de forma a influenciar o curso desenvolvimental.
III) estes dois princípios foram utilizados para comprovar, diretamente, a veracidade da proposta dinâmica sobre desenvolvimento.
IV) estes dois princípios foram utilizados para comprovar, indiretamente, a veracidade da proposta maturacional sobre desenvolvimento.
	
	a.
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	b.
	Apenas I, II, e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	e.
	Apenas II e III estão corretas.
4. A partir de uma perspectiva dinâmica, seis características importantes das mudanças que ocorrem no desenvolvimento motor, não somente na infância, mais ao longo de toda a vida, podem ser destacadas:
	
	a.
	Mudança é multifatorial, coletiva, direcional, qualitativa, sequencial e cumulativa.
	
	b.
	Mudança é multifatorial, individual, direcional, qualitativa, aleatória e cumulativa.
	
	c.
	Mudança é multifatorial, individual, direcional, qualitativa, sequencial e não cumulativa.
	
	d.
	Mudança é multifatorial, individual, direcional, qualitativa, sequencial e cumulativa.
	
	e.
	Mudança é unifatorial, individual, direcional, qualitativa, sequencial e cumulativa.

Continue navegando