Buscar

Regras de Kirchhoff

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Relatório da atividade prática: Análise de Circuitos Elétricos: Regras de Kirchhoff
Irwin Lucca
Gabriela Soares Dias
Disciplina: Física Experimental: Eletromagnetismo
Professor: Arthur Patrocínio
Belo Horizonte, 05 de Junho de 2019.
1. INTRODUÇÃO
As regras de Kirchhoff são utilizadas na análise de circuitos complexos, formados por mais de uma malha. Se baseiam nas leis de conservação da energia e de carga elétrica e no conceito de nó e de malha em um circuito: um ponto de um circuito a que três ou mais elementos estão conectados é denominado nó e um percurso fechado do circuito é chamado de malha.
As Regras de Kirchhoff são as seguintes: 
· A soma das correntes que chegam a um nó qualquer do circuito é igual à soma das correntes que saem desse mesmo nó (conservação de carga).
· Em uma malha qualquer de um circuito, a soma das forças eletromotrizes das fontes é igual à soma das diferenças de potencial nos demais elementos da malha — resistores, capacitores e outros (conservação de energia).
Para analisar um circuito utilizando as Regras de Kirchhoff é necessário definir um sentido arbitrário para todas as correntes no circuito.
Considerando a malha indicada na figura ao lado, e seus respectivos sinais da tensão em cada componente, podemos escrever sua equação fazendo uso das Regras de Kirchhoff:
· ε1 + R1i1 – R2i2 – ε2 + R3i1 + R4i1 = 0
2. OBJETIVO
· Determinar as correntes e tensões nos resistores de um circuito por meio das regras de Kirchhoff. 
3. MATERIAL UTILIZADO 
· 
· Fonte de tensão ε1 = 6 VCC (tensão contínua)
· Fonte de tensão ε2 = 3 VCC
· Multímetro
· Painel para conexões
· Cabos
· Resistores: R1 = R2 = 680Ω e R3 = 1kΩ
Figura 1: Montagem utilizada
4. PROCEDIMENTOS
Primeiramente, mediu-se a resistência de todos os resistores e a tensão das fontes, com cada elemento desconectado do circuito e com o auxílio de um multímetro. Com os valores medidos e utilizando as Regras de Kirchhoff, calculou-se os valores de I1, I2 e I3 e as diferenças de potencial V1, V2 e V3 em seus respectivos resistores. Então, montou-se o circuito conforme mostrado na Figura 1.
Em seguida, mediu-se e registrou-se as diferenças de potencial e correntes em cada um dos resistores do circuito, comparando os valores obtidos com os valores calculados anteriormente.

Continue navegando