Buscar

atividade65862 (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS:
meio ambientes relações étnico-raciais e inclusão
NOME: Luiz de Oliveira Júnior de S. Almeida 
RGM: 113.252
Elabore um texto de 20 a 25 linhas com base no tema:
O espaço escolar e as dificuldades da implementação de uma educação inclusiva.
Seu texto deve responder, ainda, à questão a seguir:
A) Como a escola pode atuar de modo a promover práticas específicas voltadas à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo, ser coeso e coerente, e ser redigido na forma padrão da língua portuguesa.
Todos temos consciência que o Direito à Educação do aluno com necessidades especiais é garantido em nossa carta magna, todavia sabemos que esse processo de institucionalização da educação inclusiva vem sendo implementada a passo de formiga. Várias são as dificuldades de implementação dentre elas podemos citar a adequação do ambiente físico da escola bem como a preparação e reeducação de todos envolvidos no processo de educação, desde o professor ao atendente da cantina por exemplo. Este novo olhar da escola implica na busca de alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes, independente de suas limitações ou diferenças, frenquentando o mesmo ambiente e buscando obtendo o mesmo resultando quanto à Educação. Assim, o que se deseja é a construção de uma sociedade inclusiva compromissada com as minorias e para isso é necessário implementar um projeto pedagógico inclusivo, um ambiente físico inclusivo e toda uma infraestrutura voltada para essas necessidades, a formação especializada de professores e funcionários visando atender as minorias, a criação e implementação de uma tecnologia assistiva, inclusive nas escolas públicas, e uma readequação de todos envolvidos buscando a quebra desse paradigma e o franco diálogo entre funcionários e demais membros visando o fim desse preconceito impregnado em nossa realidade. 
Apesar de todos esses desafios, nós temos consciência que para mudarmos a realidade histórica de nossa nação repleta de segregação e preconceito é “sine qua non” a implementação dessa educação inclusiva gerando desenvolvimento cognitivo dos alunos independe de suas diferenças e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

Continue navegando