Buscar

Avaliação Nutriocional Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo desta atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui, você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto para a solução de problemas.
Você está preparado?
1. Para começar, analise a seguinte descrição:
Paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, solteiro, natural e procedente de uma pequena cidade no interior Pernambucano, foi admitido na clínica médica de um grande hospital estadual em Recife. Devido ao quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, acompanhado da queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere perda ponderal de aproximadamente 25 kg neste período. No momento da admissão, encontrava-se orientado em tempo e espaço, acamado, com “olhar perdido’”, pouca comunicação e com sinais de consumo do tecido adiposo e muscular (depleção de têmporas e masseter, exposição do arco zigomático, olhos encovados, depleção acentuada da Bola gordurosa de Bichart, dentição incompleta, ombros quadrados, escápulas proeminentes, abdome escavado, consumo do músculo quadríceps). Além disso, apresentava ainda ressecamento cutâneo importante, turgor diminuído, pele inelástica, mucosas e conjuntivas hipocoradas e desidratadas. Sem diagnóstico definido, os médicos trabalharam com a hipótese diagnóstica de Síndrome Consumptiva a Esclarecer (emagrecimento sem causa definida). 
• Dados antropométricos:
→ Peso habitual: 70kg;
→ Peso atual: 45 kg;
→ Altura: 1,60m.
• Dados bioquímicos:
→ Hemoglobina: 8,9g/dL;
→ Hematócrito: 26,7%;
→ Albumina: 2,4g/dL.
2. Analisando a situação detalhada acima, e diante do contexto exposto ao longo de nossa disciplina, elabore o seu texto dissertativo-argumentativo, abordando os seguintes tópicos e respondendo ao seguinte questionamento:
• Avaliação da fáceis do paciente; classificação do paciente segundo a Avaliação Subjetiva Global (ASG); interpretação da perda de peso; interpretação dos dados bioquímicos; discussão sobre os sinais observados no exame físico.
• Por fim, você acrescentaria mais algum método para a avaliação do estado nutricional deste paciente?
3. Importante:
Faça uso da pesquisa, buscando sites oficiais e de instituições de pesquisa reconhecidas. A atividade precisa ter no mínimo 3 fontes de pesquisas (referências).
Não se esqueça de que sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a tutoria. Contamos com a sua participação.
Bons estudos!

Outros materiais