Buscar

Biomas do Brasil, um mundo de Biodiversidade

Prévia do material em texto

Biomas do Brasil, um mundo de Biodiversidade
Mata Atlântica - Aves 
Papagaio-da-cara-roxa
Papagaio-de-peito-roxo
Papo-Branco
Amazônia - Aves
Cigana
Características
As Ciganas ou jacu-cigano têm a cor e o porte do faisão, são pássaros lindos, possuem cauda e pescoço longos, têm voos curtos, de galinha e vivem em bandos. São considerados pássaros pouco evoluídos geneticamente.
Pássaro Jesus Cristo
Características
A Jaçanã é um dos destaques da Amazônia. É também chamada Pássaro Jesus Cristo, pois caminha sobre as águas. As fêmeas apenas põem os ovos que é chocado pelos machos. Os machos cuidam dos filhotes.
Galo-da-serra
Cerrado - Aves 
Ema
Especificações
Ave com peso de aproximadamente 30 kg, sua carne pode ser utilizada como alimento. Essa ave é constantemente encontrada no sistema de campo. Porém, considerando a sua distribuição em outras regiões do mundo, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) atribui a ela o status de espécie quase ameaçada (NT, Near Threatened).
Coruja-orelhuda
Especificações
Quando adulto, chega a pesar até 500g, ocorre nos subsistemas de cerrado, cerradão e mata.  Risco mínimo de extinção.
Seriema
Especificações
Essa ave possui peso relativo de 2 a 3 kg, transita com maior frequência no subsistema de campo de cerrado. Segundo a IUCN, tal espécie apresenta risco mínimo de extinção (LC, Least Concern).
Caatinga - Aves
Carcará
Características
Sua envergadura chega a 123 cm e o comprimento varia entre 50 e 60cm. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracara cheriway; E é tido como ave tipicamente brasileira.
Periquito-da-Caatinga
22
Características
Costumam voar de bando entre 6 a 8 indivíduos, sempre vocalizando um som "krik-krik-krik-krik", e tem vários hábitos de um papagaio, como o de levantar suas penas e ficar balançando a cabeça pra cima e pra baixo quando com raiva.
Arara-azul-de-lear
Pampa - Aves
Quero-quero
Características
Vive em regiões abertas, como campos e pastagens, sendo encontrado sempre no chão. Quando um observador se aproxima, fica sobrevoando a área emitindo estridente vocalização. O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. 
Perdiz
Características
Faz seu ninho no chão, no meio da vegetação herbácea. 
A alimentação é essencialmente insetívora no primeiro mês de vida, após o qual se tornam praticamente herbívoros: grãos (trigo, cevada, aveia), bolota, folhas, rebentos, bagas, flores, e raízes de uma grande variedade de plantas espontâneas.
João-de-barro 
Características	
Conhecido por suas casas feitas no alto de postes, tronco de árvores e até mesmo nos paus de currais.
 Curiosamente o joão-de-barro não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, ele faz um tipo de rodízio entre alguns ninhos e, na falta de um lugar adequado para construir um novo ninho, esta ave faz novas construções em cima ou ao lados dos antigos.
Pantanal
Tuiuiú
Características
Ave símbolo do Pantanal, o também conhecido como Jaburu.
Podendo facilmente atingir mais de um metro de comprimento e pesar 8 kg, o tuiuiú tem um bico longo e forte. 
Vivem as margens dos rios e em arvores maiores.
Costumam compartilhar o ninho com outras espécies, principalmente com as garças. 
Este tranquilo animal se alimenta basicamente de peixes, moluscos, rapteis e pequenos mamíferos e tem uma função vital no equilíbrio ecológico da região, já que se alimenta de peixes mortos durante o recuo das aguas na seca.

Continue navegando