Buscar

Gestão das Organizações Educacionais II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão das Organizações Educacionais II
1. Há muitas especificidades no âmbito educacional, o que torna essas organizações em espaços complexos. Um dos aspectos é a gestão de pessoas que, em organizações educacionais públicas e privadas, apresenta diferenças devido à sua própria condição. Qual das alternativas a seguir apresenta uma correta relação entre as organizações públicas e privadas, considerando a gestão de pessoas?
R. Na gestão pública, a política de contratação ocorre por processo seletivo ou concurso público e os processos de desligamento são mais burocráticos, o que não ocorre na gestão privada.
2. O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para os gestores de organizações educacionais, pois, por meio dele, as instituições de ensino podem buscar aquilo que almejam para o seu futuro organizacional. A gestão privada, por sua vez, apresenta alguns fundamentos que ajudam os gestores na condução de suas atividades. Esses fundamentos são conhecidos como PODC (planejamento, organização, direção e controle). Assinale a alternativa que apresenta uma relação coerente entre os elementos que compõem o PODC e a formulação da visão e missão da organização ao realizar seu planejamento estratégico:
R. O planejamento é fundamental para que a organização cumpra com as finalidades de seu negócio, propostas na missão, e atinja em longo prazo o que propôs na sua visão.
3. Os gestores de organizações privadas são incumbidos de dirigi-las rumo ao alcance de seus objetivos, por essa razão, costumam ser considerados como os líderes dessas instituições. Analise a seguinte situação: “Juliana é a gestora de uma escola e costuma, por uma questão pessoal, centralizar todas as decisões relativas aos processos desenvolvidos em sua instituição de ensino. Quando as atividades chegam até os profissionais, cada um já identifica exatamente o que deverá fazer, quando e de que forma. Embora faça a escuta de sua equipe de trabalho, não costuma implementar essas ideias”. Marque a alternativa que apresenta o tipo de liderança utilizada por Juliana:
R. Juliana é uma líder autocrática, pois age de forma rígida, linear, de cima para baixo, de forma centralizadora, podendo ser associada com a figura do “chefe”.
4. Pensar de forma estratégica é uma forte característica das ações da gestão privada. Segundo Porter (1996, p. 68), “a essência do posicionamento estratégico é escolher atividades que sejam diferentes dos concorrentes". As instituições de ensino privadas, dentro desta lógica estratégica, precisam buscar diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes. Assinale a alternativa em que aparece um dos diferenciais estratégicos e a sua definição CORRETA:
R. Estruturais: envolvendo a infraestrutura física da escola, suas políticas de financiamento e seu estilo de gestão das atividades.
5. Leia atentamente a seguinte descrição: “As organizações educacionais, independentemente de sua natureza (pública ou privada), irão sempre apresentar diferenças, pois têm particularidades que as tornam únicas e singulares. Embora atendam às políticas públicas educacionais, são formadas por pessoas, que trazem consigo suas crenças e seus valores desenvolvidos socialmente e nos processos de escolarização e de formação inicial e continuada. Além disso, as organizações costumam ter um jeito de ser que se materializa nos artefatos que contém, nas formas como se relaciona com seus colaboradores e nas crenças e princípios que as norteiam. Da mesma forma, cada instituição de ensino elege boas práticas que são executadas por terem tido sucesso em outras épocas e são, assim, legitimadas para continuar em operação”. Essa descrição trata de qual conceito?
R. Cultura organizacional.
6. Finkelstein (2004, p. 439) analisou as características de executivos malsucedidos e procurou descrever os sete hábitos que eles tinham. Dessa forma, definiu o hábito número 1 como sendo “Eles consideram a si mesmos e as suas empresas detentores de domínio sobre seu ambiente”.
Associando a citação do autor com as etapas do planejamento estratégico, responda: um gestor que tenha esse hábito pode produzir qual tipo de consequência para o planejamento estratégico da sua organização?
R. Conhecer o ambiente interno e o externo é essencial para preparar a organização para as mudanças futuras do seu segmento, e, com esse hábito, essa ação seria ignorada, trazendo prejuízos de adaptação para a organização.
7. Rodrigo é o diretor de uma instituição de ensino superior que está apresentando os seguintes problemas: não tem conseguido ofertar os cursos novos que tinha previsto; apresenta um índice de satisfação muito baixo por parte de estudantes de alguns cursos; sua rentabilidade diminuiu consideravelmente depois que outras instituições se estabeleceram em sua região. Diante desse cenário, pensando estrategicamente, há uma ferramenta que atenderia melhor as necessidades de Rodrigo nesse momento. Assim, identifique qual das alternativas a seguir apresenta a relação correta entre a ferramenta e a sua utilização.
R. Uma boa alternativa seria utilizar a matriz BCG para verificar quais os cursos que realmente deveriam permanecer no portfólio da instituição.
8. O planejamento estratégico é um processo organizacional que visa preparar as organizações para lidarem com as mudanças e se adaptarem dentro de um cenário de competitividade acirrada entre os concorrentes de um mesmo segmento. Para isso, apresenta algumas etapas distintas: Visão, Missão, Valores, Formulação de Objetivos, Elaboração e Implementação de Estratégias, Avaliação e Controle. Identifique nas alternativas a seguir aquela que apresenta uma relação correta entre sua denominação e significado.
R. Visão: é identificado onde a organização deseja estar no futuro, onde ela quer chegar, sendo, assim, de longo prazo.
9. Uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada para a elaboração do planejamento estratégico de instituições de ensino, segundo Colombo et al. (2008), é o Balanced Scorecard. As dimensões que compõem o BSC são: perspectiva financeira; perspectiva do cliente; perspectiva interna; e perspectiva do aprendizado e inovação. Considerando as dimensões propostas e, tendo em vista que se trata de um planejamento estratégico, analise as alternativas a seguir e assinale aquela cuja relação entre a dimensão e a sua definição dentro da ferramenta BSC esteja correta:
R. Na perspectiva interna são analisados os processos que são cotidianamente executados no interior da escola, visando mapear aqueles que são críticos, buscando a excelência.
10. Uma importante etapa da construção do referencial estratégico para uma organização é o diagnóstico, que deve ser realizado para perceber como essa se encontra no momento inicial das atividades de planejamento. Para facilitar esse processo de diagnóstico estratégico, os gestores podem utilizar a matriz SWOT. Sobre a utilização dessa matriz, pode-se afirmar que:
R. As ameaças são fatores do ambiente externo das organizações que, embora não possam ser controladas, podem ser amenizadas com ações pontuais.
11. As organizações do terceiro setor podem estabelecer parcerias com o setor público e, para a consecução de finalidades e interesses recíprocos, estas podem ocorrer mediante algumas formas específicas. Identifique entre as alternativas a seguir a relação correta entre a modalidade de parceria e suas características.
R. O acordo de cooperação é um documento formalizado que estabelece a parceria entre as instâncias jurídicas. Contudo, não envolve transferência de recursos da organização pública ao terceiro setor.
12. Associação, cuja missão é a melhoria da qualidade de vida dos idosos, tem seus membros em uma situação controversa: alguns entendem que eles devem mudar o foco de trabalho para a infância, considerando a instalação de uma comunidade no bairro, aumentando, assim, o número de crianças em situação vulnerável naquela região. Para que a associação possa abranger o atendimento às crianças, quais as ações são necessárias?
R. A missão da associação deve ser definidaem assembleia e, após decisão desse coletivo, ser registrada em ata para alteração do estatuto, independentemente de receber recurso ou não.
13. Com o desenvolvimento do capitalismo e a globalização, a população se tornou mais informada. Entre as consequências da ampliação da informação, a sustentabilidade, a busca pela garantia de direitos individuais e sociais, além do monitoramento do cumprimento das políticas públicas aumentou. Diante dessa situação, é correto afirmar que:
R. a sociedade civil se organizou e atua em parceria com a administração pública. As ações das associações filantrópicas, que tinham somente caráter de trabalho voluntário, passaram a ser mais organizadas e estruturadas, promovendo o protagonismo, a mobilização e o desenvolvimento humano em busca da sustentabilidade.
14. O gestor de uma organização pública, considerando a especificidade da administração pública, exerce atividades relativamente semelhantes às do gestor de uma organização da sociedade civil. Entretanto, no que tange ao cumprimento da legislação, há uma diferença importante na ação do agente público e do gestor da organização civil. Identifique em qual das alternativas aparece corretamente a diferença entre os gestores quanto ao cumprimento da legislação. ​​​​​​​
R. O gestor público deve cumprir estritamente o que consta na legislação, enquanto o gestor da organização civil pode realizar o que não consta como proibição em legislação.
15. O planejamento é um dos requisitos essenciais para as organizações governamentais e não governamentais. O gestor da instituição, governamental ou não, precisa liderar a equipe de trabalho para realizar um bom planejamento, com objetivo de elaborar o plano adequado para a realização do projeto ou programa de política pública. O planejamento é um movimento de reflexão, preferencialmente realizado de forma coletiva. Identifique qual a alternativa que representa pontos essenciais que o gestor deve ter como referência para realizar um bom planejamento.
R. Análise do contexto interno e externo, identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de ação, tendo como referência principal a missão da organização.
16. Os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável têm sua origem relacionada aos movimentos internacionais que objetivam promover maiores cuidados com a utilização dos recursos naturais do planeta, para que as gerações futuras também possam decidir sobre essa utilização. Para isso, criou-se o triple bottom line com suas três dimensões. Analise as afirmativas a seguir e marque aquela que apresenta uma das dimensões do triple bottom line e sua correta descrição.
R. A dimensão social envolve os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos seres humanos que se desenvolvem nos vários grupos sociais dos quais participam durante a vida, constituindo seu capital humano.
17. O autor Peter Senge (2002) criou o conceito de “organizações que aprendem”, que propõe que deverá ser realizada a gestão do conhecimento daqueles que fazem parte das organizações. Analise as afirmativas a respeito do conceito de “organizações que aprendem” e sua relação com a sustentabilidade organizacional e marque a correta.
R. A gestão do conhecimento alavanca o capital humano necessário para aprimorar processos organizacionais, promovendo a sustentabilidade organizacional.
18. A sustentabilidade organizacional requer que sejam repensados os paradigmas utilizados na gestão das organizações contemporâneas, principalmente nos aspectos relacionados com as sociedades capitalistas e seu hiperconsumo que se impulsionaram a partir da globalização. As instituições de ensino também devem rever suas práticas para que possam tornar-se organizações sustentáveis. Entre as afirmativas a seguir, marque aquela que apresenta práticas que contribuem para a sustentabilidade organizacional em uma escola.
R. Promover espaços de participação dos membros da comunidade escolar nas questões que envolvem o planejamento presente e futuro da escola.
19. O homem deve estar sempre se questionando se está fazendo bom uso ou não do território que ocupa no planeta, na tentativa de melhor distribuir a população, desconcentrando os grandes centros urbanos. Também deve se preocupar com a preservação dos ecossistemas existentes nesses locais e que podem vir a ser destruídos caso não haja controle das ações humanas. As mais diversas formas de agricultura e pecuária e as práticas de reflorestamento também são analisadas. Os complexos industriais tendem, a partir dessas análises, a deixar de ocupar os mesmos locais e a utilizar tecnologias mais limpas.
Dentre as dimensões da sustentabilidade organizacional apontadas por Sachs (1993), essa descrição se refere à:
R. sustentabilidade espacial.
20. As autoras Trajber e Sato (2010) trabalharam com a ideia de três pedagogias que devem ser postas em prática para que as organizações educacionais possam vir a tornar-se “escolas sustentáveis”: as pedagogias do cuidado, da integridade e do diálogo. Essas pedagogias podem ser associadas com as dimensões da sustentabilidade que foram propostas no triple bottom line, bem como por Sachs (1993). Leia as afirmativas a seguir e selecione aquela que apresenta uma associação correta entre as pedagogias das escolas sustentáveis e as dimensões da sustentabilidade organizacional.
R. A pedagogia do cuidado pode ser associada com a dimensão social e ambiental, pois remete ao cuidado de si, das comunidades, das cidades e do planeta como um todo.

Continue navegando