Buscar

O filme retrata um cenário turbulento na vida particular de cada aluno

Prévia do material em texto

O filme retrata um cenário turbulento na vida particular de cada aluno, todos eles sofrem conflitos internos pela convivência família, o que acaba deixando de lado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no Artigo 2°.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1996, p09). 
	Ou seja, a família também tem uma grade responsabilidade na educação de cada criança, e quando o âmbito familiar não é o ideal para as crianças, acaba causando rebeldia, transtornos no aprendizado, falta de atenção e falta de equilíbrio emocional. 
	Já em relação a escola, também é dever do professor articular-se com a família dos alunos e a comunidade, para assim então entender por qual motivo as crianças apresentam atitudes que são consideradas rebeldias pela instituição de ensino, pois tudo está diretamente ligado ao aprendizado e desenvolvimento das crianças, ou seja é primordial o dialogo entre a escola e a família, pois quando se tem essa parceria grandes benefícios são alcançados. 
	Portanto quando as escolas pararem de enxergar os pais como obstáculos e começarem a abrirem as portas para as famílias, muitas atitudes negativas serão mudadas na vida estudantil de cada criança, porém não basta só as escolas mudarem sua visão em relação as famílias dos alunos, mas as famílias começarem a se interessarem e a participar da vida estudantil dos seus filhos, e compreenderem que eles também são educadores e carregam uma parcela muito maior no aprendizado dos alunos do que a instituição, pois apesar das escolas serem dotadas de conhecimento, os alunos não vão conseguir se concentrar nas aulas se estiverem preocupados com os conflitos familiares.
	Pois esses conflitos refletem diretamente no processo de aprendizagem das crianças, causando um déficit no desenvolvimento, contudo não se pode culpar as famílias ou a instituição porem ambas as partes devem entrar em acordo e decidirem qual seria a melhor maneira de aprendizagem das crianças, afinal a escola e a família partilham de um mesmo objetivo que é o desenvolvimento dos alunos, por isso a necessidade de trabalharem em conjunto, priorizado sempre o bem-estar das crianças. 
Referências:
 ______. Lei n? 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Estabelecida as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil, 1996.

Continue navegando