Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

User badge image
Angela

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade.
Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
A - Captura do leitor.
B - Participação ativa do leitor.
C - Reserva de vida paralela.
D - Plurissignificação.

No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política:
A) Karl Marx e Friedrich Engels.
B) Montesquieu e Diderot.
C) Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer.
D) Rousseau e Descartes.

A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã.
Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinale a alternativa CORRETA:
A - Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação.
B - Leitura, motivação, exploração e discussão.
C - Motivação, leitura, exploração e extrapolação.
D - Leitura, interpretação, exploração e escrita.

As funções do texto literário podem variar desde um mero entretenimento e passatempo a revelar valores ou ideologia de uma época, retratando o Zeitgeist de uma nação.
Podemos afirmar, para fins didáticos, que o texto literário apresenta duas funções importantes. Sobre as duas funções do texto literário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Função poética.
( ) Função didática.
( ) Função filosófica.
( ) Função estética.
A - V - F - F - V.
B - V - F - F - V.
C - F - V - V - V.
D - V - F - F - F.

A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever.
Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA:
A) Aristóteles.
B) Platão.
C) Heráclito.
D) Sócrates.

A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais.
Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito:
A) O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
B) O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor.
C) O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária.
D) O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações.

Você viu que a partir do século XVIII a literatura passou a ter sentido particular, que se voltou para as belas artes. Além disso, ela ganhou reconhecimento estético e artístico sem ter que se voltar a preocupações com valores morais ou religiosos.
Sobre o motivo pelo qual a literatura ganhou reconhecimento estético apenas no século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
A - Devido ao surgimento da imprensa, muitos livros foram impressos, movimentados pelas principais ideias de Descartes.
B - A intelectualidade da época abriu espaço para a literatura, por conta dos ideais renascentistas e acabou ocupando as grandes academias, gerando, assim, o cânone literário.
C - Rousseau preconizava a literatura como algo sem utilidade e, por isso, com a escola iluminista, foi possível entender literatura como movimento estético sem a obrigação de trazer algum valor moral.
D - A burguesia teve mais acesso à cultura, devido ao movimento iluminista da época, que provocava uso do intelecto, disseminando a arte em locais públicos.

Dentro da discussão sobre o que é texto literário e o que não é, pode-se relembrar o estilo dos textos de Padre António Vieira.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica mais acentuada dessa 'ressonância literária' em Vieira:
A - A prosa satírica.
B - A estilística própria da oratória sacra.
C - A argumentação realista.
D - A linguagem rebuscada do barroco.

A questão do cânone é estudada por vários autores e pela crítica e teoria contemporânea.
Sobre essas três grandes áreas, assinale a alternativa CORRETA:
A - Sociocultural, histórica e estética.
B - Histórica, cultural e biográfica.
C - Biográfica, histórica e política.
D - Política, estética e sociocultural.

A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII.
Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Eram conhecidos como os inconfidentes.
( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa.
( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos.
( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes.
A - V - F - F - V.
B - F - V - V - F.
C - V - V - F - F.
D - F - F - V - V.

Um professor que exerce o papel de guia na biblioteca consegue aproximar os alunos desse espaço, estendendo-o como local de pesquisa, onde se garimpam universos literários, novos autores, indicação e orientação de leitura.
Sobre o papel de guia na biblioteca, Riter (2009) sugere algumas práticas para a formação de leitor crítico dentro desse espaço escolar. Sobre essas práticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Pode ser feito com base em um tema ou homenagem a algum escritor; pode ser mensal, cada turma se responsabiliza por organizar um.
( ) Local para ideias de novas aquisições à biblioteca, estimulando uma participação da comunidade.
( ) Momentos de contação de histórias com livros da própria biblioteca da escola. Vale incluir toda a comunidade escolar.
( ) Grupo de pessoas da comunidade escolar que se reúnam, periodicamente, para bate-papo sobre algum texto literário.
A - IV - II - III - I.
B - I - II - IV - III.
C - I - III - IV - II.
D - II - I - III - IV.

exploradas de modo didático pelo professor. Presley (2002 apud COSSON, 2011) explica sobre sete habilidades (ou estratégias) que acionamos quando lemos. A seguir, você encontra quatro dessas habilidades.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Conhecimento prévio. II - Conexão. III - Inferência. IV - Visualização. ( ) Permite que o leitor busque o seu conhecimento prévio relacionando com aquilo que está sendo lido, nesse processo, as memórias estão envolvidas. ( ) São as relações que fazemos com as ideias do texto, que resultam em hipóteses sobre o assunto narrado e como ele é abordado. Tais hipóteses fazem parte do início da compreensão de significados do texto que serão confirmadas posteriormente à leitura. ( ) Tem a ver com os sentimentos, as sensações e as imagens que vêm à mente do leitor, mantendo a atenção do leitor de forma que a leitura seja mais significativa. ( ) É a conclusão de uma informação que está no texto de forma implícita, ampliando o entendimento que o texto pode chegar, proporcionando muitas interpretações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
A - IV - II - I - III.
B - II - I - IV - III.
C - I - III - II - IV.
D - II - III - I - IV.

Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica de que o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque (DURÃO, 2017).
A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DURÃO, F. A. Da transitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL, A.; SALES, C. de. (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Criciúma: Ediunesc, 2017.
A - V - V - F.
B - V - F - F.
C - F - V - V.
D - V - V - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade.
Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
A - Captura do leitor.
B - Participação ativa do leitor.
C - Reserva de vida paralela.
D - Plurissignificação.

No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política:
A) Karl Marx e Friedrich Engels.
B) Montesquieu e Diderot.
C) Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer.
D) Rousseau e Descartes.

A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã.
Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinale a alternativa CORRETA:
A - Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação.
B - Leitura, motivação, exploração e discussão.
C - Motivação, leitura, exploração e extrapolação.
D - Leitura, interpretação, exploração e escrita.

As funções do texto literário podem variar desde um mero entretenimento e passatempo a revelar valores ou ideologia de uma época, retratando o Zeitgeist de uma nação.
Podemos afirmar, para fins didáticos, que o texto literário apresenta duas funções importantes. Sobre as duas funções do texto literário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Função poética.
( ) Função didática.
( ) Função filosófica.
( ) Função estética.
A - V - F - F - V.
B - V - F - F - V.
C - F - V - V - V.
D - V - F - F - F.

A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever.
Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA:
A) Aristóteles.
B) Platão.
C) Heráclito.
D) Sócrates.

A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais.
Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito:
A) O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
B) O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor.
C) O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária.
D) O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações.

Você viu que a partir do século XVIII a literatura passou a ter sentido particular, que se voltou para as belas artes. Além disso, ela ganhou reconhecimento estético e artístico sem ter que se voltar a preocupações com valores morais ou religiosos.
Sobre o motivo pelo qual a literatura ganhou reconhecimento estético apenas no século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
A - Devido ao surgimento da imprensa, muitos livros foram impressos, movimentados pelas principais ideias de Descartes.
B - A intelectualidade da época abriu espaço para a literatura, por conta dos ideais renascentistas e acabou ocupando as grandes academias, gerando, assim, o cânone literário.
C - Rousseau preconizava a literatura como algo sem utilidade e, por isso, com a escola iluminista, foi possível entender literatura como movimento estético sem a obrigação de trazer algum valor moral.
D - A burguesia teve mais acesso à cultura, devido ao movimento iluminista da época, que provocava uso do intelecto, disseminando a arte em locais públicos.

Dentro da discussão sobre o que é texto literário e o que não é, pode-se relembrar o estilo dos textos de Padre António Vieira.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica mais acentuada dessa 'ressonância literária' em Vieira:
A - A prosa satírica.
B - A estilística própria da oratória sacra.
C - A argumentação realista.
D - A linguagem rebuscada do barroco.

A questão do cânone é estudada por vários autores e pela crítica e teoria contemporânea.
Sobre essas três grandes áreas, assinale a alternativa CORRETA:
A - Sociocultural, histórica e estética.
B - Histórica, cultural e biográfica.
C - Biográfica, histórica e política.
D - Política, estética e sociocultural.

A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII.
Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Eram conhecidos como os inconfidentes.
( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa.
( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos.
( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes.
A - V - F - F - V.
B - F - V - V - F.
C - V - V - F - F.
D - F - F - V - V.

Um professor que exerce o papel de guia na biblioteca consegue aproximar os alunos desse espaço, estendendo-o como local de pesquisa, onde se garimpam universos literários, novos autores, indicação e orientação de leitura.
Sobre o papel de guia na biblioteca, Riter (2009) sugere algumas práticas para a formação de leitor crítico dentro desse espaço escolar. Sobre essas práticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Pode ser feito com base em um tema ou homenagem a algum escritor; pode ser mensal, cada turma se responsabiliza por organizar um.
( ) Local para ideias de novas aquisições à biblioteca, estimulando uma participação da comunidade.
( ) Momentos de contação de histórias com livros da própria biblioteca da escola. Vale incluir toda a comunidade escolar.
( ) Grupo de pessoas da comunidade escolar que se reúnam, periodicamente, para bate-papo sobre algum texto literário.
A - IV - II - III - I.
B - I - II - IV - III.
C - I - III - IV - II.
D - II - I - III - IV.

exploradas de modo didático pelo professor. Presley (2002 apud COSSON, 2011) explica sobre sete habilidades (ou estratégias) que acionamos quando lemos. A seguir, você encontra quatro dessas habilidades.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Conhecimento prévio. II - Conexão. III - Inferência. IV - Visualização. ( ) Permite que o leitor busque o seu conhecimento prévio relacionando com aquilo que está sendo lido, nesse processo, as memórias estão envolvidas. ( ) São as relações que fazemos com as ideias do texto, que resultam em hipóteses sobre o assunto narrado e como ele é abordado. Tais hipóteses fazem parte do início da compreensão de significados do texto que serão confirmadas posteriormente à leitura. ( ) Tem a ver com os sentimentos, as sensações e as imagens que vêm à mente do leitor, mantendo a atenção do leitor de forma que a leitura seja mais significativa. ( ) É a conclusão de uma informação que está no texto de forma implícita, ampliando o entendimento que o texto pode chegar, proporcionando muitas interpretações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
A - IV - II - I - III.
B - II - I - IV - III.
C - I - III - II - IV.
D - II - III - I - IV.

Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica de que o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque (DURÃO, 2017).
A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DURÃO, F. A. Da transitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL, A.; SALES, C. de. (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Criciúma: Ediunesc, 2017.
A - V - V - F.
B - V - F - F.
C - F - V - V.
D - V - V - V.

Prévia do material em texto

Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (6581526
Avaliação da Disciplina (Cod.:653239)
Prova75643194
1“A atividade do leitor de literatura se exprime pela reconstrução, a partir da linguagem, de todo o universo simbólico que as palavras encerram e pela concretização desse universo com base nas vivências pessoais do sujeito. A literatura, desse modo, se torna [um espaço], onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade” (BORDINI; AGUIAR, 1993, p. 15). Com relação à característica que melhor resume o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. 2. ed. São Paulo: Mercado Aberto, 1993.
A
 Captura do leitor.
B
 Participação ativa do leitor.
C
 Reserva de vida paralela.
D
 Plurissignificação.
2
O termo relação interpessoal significa relação entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer em vários contextos e envolver diversos sentimentos.
 
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal:
A
Sociologia e Psicologia.
B
Psicologia e Pedagogia.
C
Biologia e Sociologia.
D
Filosofia e Antropologia.
3No século XIX tivemos um salto no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e isso influenciou a literatura. Por um lado, o Romantismo posicionando-se de modo crítico sobre os avanços, valorizando a natureza e os sentimentos humanos; por outro lado, o Naturalismo e o Realismo registravam as relações humanas cercadas por essas mudanças. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos que defendiam que a literatura é um produto da sociedade e por isso ela sofre influência da economia e da política:
A
 Montesquieu e Diderot.
B
 Karl Marx e Friedrich Engels.
C
 Friedrich Nietzsche e Arthur Schopenhauer.
D
 Rousseau e Descartes.
4“A formação do leitor pressupõe a existência de leitores, a existência de pessoas para quem a leitura tem lugar especial. Assim, a escola deve propiciar a qualificação deste leitor, possibilitando que ele possa, na interação com a palavra literária, crescer como pessoa, à medida que atua criticamente sobre o texto, sendo capaz de se transformar e de transformar a realidade que o cerca, atuando de forma cidadã. Ler não apenas pelo ato de ler, mas ler com a consciência do que significa ler, buscando sentidos naquilo que é lido” (RITER, 2009, p. 63). Quando Riter (2009) comenta sobre o papel do professor como guia de leitura, ele propõe uma lógica de roteiro de leitura. Sobre a sequência do roteiro, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
A
 Pesquisa, leitura, compartilhamento e extrapolação.
B
 Leitura, motivação, exploração e discussão.
C
 Motivação, leitura, exploração e extrapolação.
D
 Leitura, interpretação, exploração e escrita.
5
Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.
 
Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal:
( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua.
( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais.
( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A
V - F - V
B
F - V - V
C
V - V - V
D
V - V - F
6Para trabalhar com a formação de leitores, Riter (2009) elabora alguns critérios de seleção abordando desde os diferentes gêneros textuais literários aos diferentes temas para que sejam alcançadas em grande abrangência as qualidades de um texto literário. Com relação às características de bons textos literários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uso utilitário da linguagem. ( ) Independência de referentes reais, de forma direta. ( ) Formação de um mundo possível, que possui lacunas, preenchidas pelo leitor de acordo com suas experiências. ( ) Plurissignificação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
A
 V - F - V - V.
B
 V - V - F - F.
C
 F - V - V - F.
D
 F - V - V - V.
7
As funções do texto literário podem variar desde um mero entretenimento e passatempo a revelar valores ou ideologia de uma época, retratando o Zeitgeist de uma nação. Podemos afirmar, para fins didáticos, que o texto literário apresenta duas funções importantes.
 
Sobre as duas funções do texto literário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Função poética.
( ) Função didática.
( ) Função filosófica.
( ) Função estética.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
 V - F - F - V.
B
 V - F - F - V.
C
 F - V - V - V.
D
 V - F - F - F.
8A elaboração da literatura se consolida cerca de 400 a.C., na Grécia Antiga, quando a literatura passa a ser considerada arte, pois há uma grande disseminação e reflexão da arte de escrever. Sobre o filósofo que afirma que a arte pode ser boa e útil, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Sócrates.
B
 Heráclito.
C
 Aristóteles.
D
 Platão.
9A teoria da Estética da Recepção de Jauss, surgida em meados de 1967, se refere ao horizonte de expectativas criado pelo aluno (leitor) em que o professor deve atuar, de forma a ampliá-lo cada vez mais. Trata-se de uma teoria centrada no sujeito, na qual ele se mune de textos que atendam suas expectativas, as quais surgem conforme as experiências de leituras se acumulam. Tais expectativas são derrubadas e reconstruídas, criando, dessa forma, outras expectativas ao leitor. Assinale a alternativa CORRETA que resuma melhor essa teoria centrada no sujeito:
A
 O leitor se debruça sobre o texto e alcança o significado original da obra literária.
B
 O leitor é guiado por pistas textuais que ocasionam uma leitura intencional do autor.
C
 O leitor quando lê um texto não deve se ocupar em entender a intenção do autor.
D
 O autor se preocupa em escrever de modo que haja múltiplas interpretações.
10
A competência para elogiar consiste em um elemento relevante para a obtenção e manutenção da qualidade das relações interpessoais. Essa competência pode ser compreendida como...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
A
Um comentário positivo direcionado ao indivíduo, sobre ele mesmo ou algo realizado por ele.
B
Uma habilidade essencial para controlar nossos desempenhos e dos indivíduos com quem convivemos.
C
Um conhecimento aprimorado sobre nossas emoções, pensamentos e comportamentos.
D
Uma habilidade eficaz em decodificar, interpretar e responder determinadas mensagens.
11Você viu que a partir do século XVIII a literatura passou a ter sentido particular, que se voltou para as belas artes. Além disso, ela ganhou reconhecimento estético e artístico sem ter que se voltar a preocupações com valores morais ou religiosos. Sobre o motivo pelo qual a literatura ganhou reconhecimento estético apenas no século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Devido ao surgimento da imprensa, muitos livros foram impressos, movimentados pelas principais ideias de Descartes.
B
 A intelectualidade da época abriu espaço para a literatura, por conta dos ideais renascentistas e acabou ocupando as grandes academias, gerando, assim, o cânone literário.
C
 Rousseau preconizava a literatura como algo sem utilidade e, por isso, com a escola iluminista, foi possível entender literatura como movimento estético sem a obrigação de trazer algum valor moral.
D
 A burguesia teve mais acesso à cultura, devido ao movimento iluminista da época, que provocavauso do intelecto, disseminando a arte em locais públicos.
12
Dentro da discussão sobre o que é texto literário e o que não é, pode-se relembrar o estilo dos textos de Padre António Vieira. Para Reis (2001, p. 21), há uma “ressonância literária” nos textos de Vieira.
 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica mais acentuada dessa "ressonância literária" em Vieira:
 
FONTE: REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 21. ed. Coimbra: Almedina, 2001.
A
 A prosa satírica.
B
 A estilística própria da oratória sacra.
C
 A argumentação realista.
D
 A linguagem rebuscada do barroco.
13Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio solicitam uma competência crítica que diz respeito ao ensino da literatura e que precisa ser desenvolvida nas escolas, voltado para a área intitulada “Linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa competência:
A
 Utilizar linguagem elaborada de forma peculiar.
B
 Exprimir na escrita os resultados da leitura literária.
C
 Extrair do leitor um aspecto de fruição, de prazer.
D
 Emitir juízos críticos sobre manifestações culturais.
14“A questão do cânone é estudada por vários autores e pela crítica e teoria contemporânea. Na verdade, tratar do assunto é abordar questão na ordem do dia e incrustada na discussão contemporânea do colonizado vs. colonizador, do outro, em suma, sem esquecer que é um tópico feminista dominante, um tema recorrente da crítica pós-moderna [...]” (MUZART, 1995, p. 85). Há um consenso que define o que é considerado literatura e o que não é. Tal consenso chama-se cânone literário e institucionaliza a literatura segundo três grandes áreas. Sobre essas três grandes áreas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MUZART, Z. L. A questão do cânone. In: Anuário de Literatura 3, 1995, p. 85-94. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/download/5277/4657. Acesso em: nov. 2019.
A
 Sociocultural, histórica e estética.
B
 Histórica, cultural e biográfica.
C
 Biográfica, histórica e política.
D
 Política, estética e sociocultural.
15A institucionalização da literatura começou no século XVII na França, com Richelieu, durante a fundação da Academia Francesa; e mais tarde com as Arcádias, fundadas no século XVIII. Nessa conjuntura, fomenta-se a formação do pensamento crítico voltado à literatura (REIS, 2001). No Brasil, tivemos as Arcádias também, movimento racionalista, conforme os valores praticados pelo Iluminismo, voltando-se à estética greco-romana. Sobre os poetas árcades no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eram conhecidos como os inconfidentes. ( ) Eram homens cultos que se rebelavam contra as imposições da corte portuguesa. ( ) Eles são reconhecidos por duas tendências literárias: os líricos e os dramáticos. ( ) Tomás Antônio Gonzaga e Plínio Manoel da Costa foram os maiores representantes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. 21. ed. Coimbra: Almedina, 2001.
A
 V - F - F - V.
B
 F - V - V - F.
C
 V - V - F - F.
D
 F - F - V - V.
16
O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.
 
Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria:
 
I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.
III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.
IV – As pessoas com essa habilidade possuem menor controle da impulsividade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
17Um professor que exerce o papel de guia na biblioteca consegue aproximar os alunos desse espaço, estendendo-o como local de pesquisa, onde se garimpam universos literários, novos autores, indicação e orientação de leitura. Sobre o papel de guia na biblioteca, Riter (2009) sugere algumas práticas para a formação de leitor crítico dentro desse espaço escolar. Sobre essas práticas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Sarau. II - Confraria da leitura. III - Caixa de sugestões de títulos. IV - Hora do conto. ( ) Pode ser feito com base em um tema ou homenagem a algum escritor; pode ser mensal, cada turma se responsabiliza por organizar um. ( ) Local para ideias de novas aquisições à biblioteca, estimulando uma participação da comunidade. ( ) Momentos de contação de histórias com livros da própria biblioteca da escola. Vale incluir toda a comunidade escolar. ( ) Grupo de pessoas da comunidade escolar que se reúnam, periodicamente, para bate-papo sobre algum texto literário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
A
 IV - II - III - I.
B
 I - II - IV - III.
C
 I - III - IV - II.
D
 II - I - III - IV.
18O letramento literário promove experiências de sentido ao mundo por meio de palavras, que despertam os sentidos (visão, olfato, tato, audição). Ademais, quando lemos, envolvemos algumas estratégias que devem ser exploradas de modo didático pelo professor. Presley (2002 apud COSSON, 2011) explica sobre sete habilidades (ou estratégias) que acionamos quando lemos. A seguir, você encontra quatro dessas habilidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I - Conhecimento prévio. II - Conexão. III - Inferência. IV - Visualização. ( ) Permite que o leitor busque o seu conhecimento prévio relacionando com aquilo que está sendo lido, nesse processo, as memórias estão envolvidas. ( ) São as relações que fazemos com as ideias do texto, que resultam em hipóteses sobre o assunto narrado e como ele é abordado. Tais hipóteses fazem parte do início da compreensão de significados do texto que serão confirmadas posteriormente à leitura. ( ) Tem a ver com os sentimentos, as sensações e as imagens que vêm à mente do leitor, mantendo a atenção do leitor de forma que a leitura seja mais significativa. ( ) É a conclusão de uma informação que está no texto de forma implícita, ampliando o entendimento que o texto pode chegar, proporcionando muitas interpretações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
A
 IV - II - I - III.
B
 II - I - IV - III.
C
 I - III - II - IV.
D
 II - III - I - IV.
19“Estética é um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega "aesthesis" que significa percepção. A reflexão sobre a arte na modernidade relaciona o belo com a percepção sensorial” (GREUEL, 1994, p. 147). Sobre as características que abrangem as concepções de belo em seu conceito, assinale a alternativa CORRETA:. FONTE: GREUEL, M. V. Da “Teoria do Belo” à “Estética dos sentidos”. Anuário de Literatura 2, 1994, p. 147-155. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/download/5362/4757. Acesso em: nov. 2019.
A
 O belo é a verdade. O belo é o que agrada. O belo é útil. O belo é o bem. O belo é ordenado, organizado.
B
 O belo é o impactante. O belo é o que atrai. O belo é fugaz. O belo é o bem. O belo é ordenado, organizado.
C
 O belo é o equilíbrio. O belo é o que desagrada. O belo é útil. O belo é o bem. O belo é simétrico.
D
 O belo é imagem. O belo é o que agrada. O belo é fugaz. O belo é o mal. O belo é ordenado, organizado.
20Da concepção da literatura como objeto propício para a formulação de hipóteses decorre a implicação fundamental para a prática pedagógica deque o ensino não acontece por meio da transmissão de um conhecimento estanque (DURÃO, 2017). A respeito da hipótese interpretativa, cabe ao professor avaliar algumas questões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A familiaridade com o campo no qual o trabalho se insere. ( ) Abrangência e profundidade da bibliografia, a solidez e a complexidade dos conceitos empregados. ( ) O rigor da conexão de ideias e da exposição de argumentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DURÃO, F. A. Da transitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL, A.; SALES, C. de. (Orgs.). O que significa ensinar literatura? Criciúma: Ediunesc, 2017.
A
 V - V - F.
B
 V - F - F.
C
 F - V - V.
D
 V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina