Buscar

2

Prévia do material em texto

As infecções relacionadas a assistência de saúde (IRAS) são consideradas um dos maiores e mais graves problemas relacionados a segurança do paciente, trata-se de um dos eventos adversos mais frequentes durante a oferta de cuidados. A utilização de medidas preventivas dentro dos serviços de saúde será fundamental para garantir segurança e qualidade na assistência. Considerando as medidas de precaução, avalie as afirmativas abaixo:
I. Precauções para transmissões aéreas/aerossóis: são medidas indicadas na transmissão microbiana através de aerossóis. Neste caso, é opcional o isolamento ou uso de quarto privativo pelo paciente.
II. Precaução Padrão: incluem um conjunto de práticas de prevenção de infecção que se aplicam a todos os pacientes e inclui: higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, cuidados com o ambiente, o manejo de materiais e equipamentos assistenciais, o manejo de roupas hospitalares.
III. Precauções para transmissão por gotículas: são medidas empregadas para transmissão microbiana por gotículas provenientes da tosse, espirro ou fala. Além das precauções-padrão, incluem-se o quarto privativo para o paciente e o uso de máscara cirúrgica pelos profissionais de saúde e visitantes.
IV. Precauções de contato: destinadas a pacientes com suspeita ou diagnóstico de infecções facilmente transmitidas pelo contato direto (contato físico) ou indireto (mãos ou materiais, equipamentos ou superfícies no ambiente do paciente).
É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
A
IV.
B
II e IV. 
C
I, II e III. 
D
III e IV. 
E
II, III e IV.

Continue navegando