Buscar

prova NORMA

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Pesquisa Qualitativa em Educação
Prof.ª Dr.ª Norma Maciel Vasconcelos
Discentes: Igor Bonifacio da Silva
Maria Hoísla da Silva Almeida
Paloma Filipe Severo
2ª Verificação de aprendizagem
O presente livro é de suma importância na vida do pesquisador, pois tem informações valiosas para auxiliar nas pesquisas, sem contar com o tamanho do mesmo, que da para levar no bolso.
Nas primeiras paginas do livro já nos faz uma menção ao ser pesquisador qual fala que: “Numa ciência, onde o observador é da mesma natureza que o objeto, o observador é, ele próprio, uma parte da sua observação, 2009 - p.14”, onde nos arremete o nosso papel de pesquisadores e com devemos interagir com o meio qual estamos pesquisando. Identificamos no livro a teoria de abordagem, de investigação, proposições e conceitos, quais nos ajudaram na escolha do objeto geral, específicos, forma de coleta de dados e sujeitos, qual nos ajudou bastante na escolha do referencial teórico da pesquisa realizada neste período.
O livro ajudou bastante na questão de pesquisa qualitativa, onde a autora aborda como uma ciência que, “Responde questões muito particulares. Ela se ocupa nas Ciências Sociais, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser qualificado, 2009-p. 21”, onde vamos trabalhar com os significados, crenças, valores atitudes e etc. A pesquisa qualitativa vem dividida em partes, á fase exploratória, trabalho de campo e analise e tratamento do material empírico e documental, que são subdivididos em: ordenação de dados, classificação dos dados e analise propriamente dita. Essa fase da pesquisa qualitativa foi de suma importância para desenvolver da nossa pesquisa, pois foi embasadono livro que tomamos nossa postura de pesquisadores, sem nos perde do nosso objetivo.
Inicialmente iriamos fazer uma entrevista semiestruturada com os nosso sujeito de pesquisa, mas tivemos que nos adequar ao nosso sujeito, transformando uma entrevista, num questionário. 
Vale salientar que o livro nos ajudouna pesquisa participante, onde trás sua definição como, “Um processo, pelo qual um pesquisador se coloca como observador de uma situação social, com a finalidade de realizar uma investigação científica. 2009 – p.70”. Onde tivemos relação direta com nosso interlocutor, sem atrapalhar a prática do mesmo, estando inseridos em sua vida social e cultural, ajudando-nos a compreender o contexto social da sala de aula e prática da professora.

Continue navegando