Buscar

AULA 01 - Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 01.
Prof. Gilmar Santana Lima
Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Especialista em Educação Especial Inclusiva, Especialista em Musicoterapia e Mestrando em Educação
Curriculum Lattes: https://lattes.cnpq.br/6680462232819324
QUE TIPO DE PROFESSOR QUERO SER?
Não é fácil tomar a decisão de ser professor, quem fez esta escolha certamente presenciou  muitas exclamações e interrogações; "Tem certeza que quer mesmo ser professor(a)?" Isto é só uma das conseqüências que a inversão de valores nos proporciona. Se pesquisarmos a origem da palavra educação, veremos a beleza desta profissão: ‘A palavra educação vem do latim educare que quer dizer guiar, conduzir. O prefixo ‘e’ da palavra pode ser traduzido por; ‘para fora’. Educação significa conduzir para fora, guiar para o mundo. ’ Ora! Como um ato tão nobre pode levar as pessoas a rejeição?! 
O fato é que nossa educação e todo o sistema que a envolve está cheio de falhas e as maiores vitimas são os alunos e professores que enfrentam desafios cada vez maiores para cumprirem sua função. Devemos lutar para que invistam na educação, mas há algo que podemos começar desde já! É simples, pois, para querermos mudança por fora, precisamos partir de dentro refletindo sobre o tipo de profissional queremos ser, o que queremos passar para nossos alunos, que tipo de cidadão nossa sociedade necessita, quais são os valores que estão faltando para a mudança do mundo. Essas são apenas algumas das reflexões que precisamos fazer e que temos em nossas mãos a oportunidade de fazer todos os dias ao entrarmos em uma sala de aula.
Para finalizar o texto e para você começar sua reflexão deixo aqui uma música: Estudo Errado -Gabriel O Pensador  
“Quase tudo que aprendi, amanhã já esqueci, decorei, copiei, memorizei, mas não entendi! ‘Decoreba’: Esse é o método de ensino, eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino, não aprendo as causas as conseqüências, só decoro os fatos"
"O professor sempre afeta a eternidade. 
Ele nunca saberá onde sua influência termina"  
Joseph Addison 
REFERÊNCIA
SOUZA, Carol. Diário de Jardineira. 20 de junho de 2014. Disponível em : Diário de Jardineira: Reflexão: Que tipo de professor quero ser (diariodejardineira.blogspot.com).

Outros materiais