Buscar

ATIV CONTEX LITERATURA INFANTIL

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD
LITERATURA INFANTIL
PROFESSOR EXECUTOR: DAYSE ALVES PESSOA
TUTOR: BIANCA INGRID FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
ALUNO: JÉSSICA GONÇALVES DO NASCIMENTO
A literatura infantil é de suma importância para aquisição de conhecimento, cultura, habilidades de escrita e aperfeiçoamento do vocabulário, bem como seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. É através da leitura que surge um mundo de possibilidades, descobertas e construção da aprendizagem. Nesse sentido, a literatura infantil tem um papel fundamental no que diz respeito ao exercício da leitura por meio de uma aprendizagem significativa através da ludicidade que as histórias infantis proporcionam. Tendo em vista a dificuldade dos alunos da professora Mônica em não conseguirem elaborar um texto com mais de três parágrafos, seria interessante o ajuste das atividades voltadas à aquisição de leitura e escrita, mediante uma análise das dificuldades e necessidades de cada aluno. Mas para que isso ocorra à professora deverá compreender que para inserir a criança no mundo da leitura é necessário atribuir as suas práticas pedagógicas intencionalidade e sistematicidade. 
Uma maneira de ajudar a professora Mônica é, em relação à interpretação de texto, realizar um rodízio de contação de histórias objetivando o exercício da leitura e interpretação de texto em sala de aula. O letramento literário utiliza os atos de narrar e ler histórias como práticas prazerosas e significativas para as crianças (Lucas, 2011), e podem ser realizados dentro ou fora do espaço escolar, o que abre um mundo de possibilidades para que o professor utilize-os como estratégia pedagógica.
É importante que o aluno tenha acesso a diversos materiais de leitura, pois são a partir deles que ocorre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita desse estudante. Os professores devem garantir que seus estudantes tenham contato no dia a dia escolar com variados suportes e gêneros discursivos orais e escritos, e isso ocasionará o incentivo a curiosidade, exploração, questionamento e o conhecimento desses alunos sobre a linguagem escrita.
Sobre a dificuldade dos alunos em escrever textos com mais de três parágrafos, uma boa ideia para Mônica seria introduzir em suas aulas materiais de leitura que fazem parte do dia a dia desses alunos, como por exemplo, gibis, jogos e etc. A professora poderia pedir aos alunos que escrevessem algo sobre um dos temas do dia a dia deles, influenciando o letramento literário e o exercício da escrita.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Letramento, alfabetização e literatura infantil: uma relação possível e necessária. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. PUCPR. 2011. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5060_2491.pdf:> Acesso em: 29 de abr. de 2022.

Continue navegando