Buscar

educaçao e diversidades

Prévia do material em texto

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE 
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES
CASTELO DO PIAUÍ
2016
ATIVIDADE 
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES
 ATIVIDADE APRESENTADA Á DISCIPLINA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES
 		 PROFº EDMILSON PEREIRA DE ARAÚJO
ACADÊMICA: GILMARA MARIA DA SILVA
 
CASTELO DO PIAUÍ
2016
ATIVIDADE 
EDUCAÇÃO E DIVERSIDAES
1° O que é diversidade?
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.
2° Explique a frase abaixo:
“O sistema educacional brasileiro é formado do sistema nacional (que cabe a União a oferta da Educação Superior) e dos sistemas municipais e estaduais (que devem ofertar prioritariamente a Educação Básica, e se lhes convir a Educação Superior)”.
Entre eles há vínculos, com o objetivo de oferecer, respectivamente, esses três níveis de ensino e os Programas Complementares da Política Educacional, no sentido também de execução, complementação e suplementação dessas ações. 
3º Fale resumidamente sobre:
“O Processo de Formação dos Professores da Educação Básica quanto a Diversidade Étnico Cultural no Brasil”
A conjuntura política que se organiza a partir dos anos 80, significativa para a emergência dos movimentos sociais e de uma produção acadêmica que procurava dar conta de uma conjuntura política efervescente, também, é marcada pelas discussões sobre a realidade do negro e a educação, e é a partir dessa conjuntura que vimos nascer ás possibilidades concretas das ações em torno de uma educação para a diversidade cultural. A lei 10.639/03 traz um objetivo, o qual a política de formação de professor, estabelecida na década da educação (1997-2007), ainda não tinha instituído em sua primeira experiências dos cursos realizados decorridos esses sete primeiros anos. No âmbito geral do pais, a exigência imediata do cumprimento da lei 10.639/03 está à frente do processo de formação dos professores, da instrumentalização das bibliotecas das universidades, e da pratica de pensar o tema da diversidade étnico-racial na sala de aula tanto por acadêmicos em processo de formação quanto pelos dirigentes de algumas instituições de ensino do Brasil.
4º Explique por que as diferenças também são construídas ao longo do processo histórico, nas relações sociais e nas relações de poder?
Muitas vezes, os grupos humanos tornam o outro diferente para fazê-lo inimigo, para dominá-lo. Por isso, falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o eu e o outro. Aí está o encantamento da discussão sobre a diversidade. Ao considerarmos o outro, o diferente não deixou de focar a atenção sobre o nosso grupo, a nossa história, o nosso povo. Ou seja, falamos o tempo inteiro em semelhanças e diferenças. Isso nos leva a pensar que ao considerarmos alguém ou alguma coisa diferente, estamos sempre partindo de uma comparação. E não é qualquer comparação. Geralmente, comparamos esse outro com algum tipo de padrão ou de norma vigente no nosso grupo cultural ou que esteja próximo da nossa visão de mundo. Esse padrão pode ser de comportamento, de inteligência, de esperteza, de beleza, de cultura, de linguagem, de classe social, de raça, de gênero, de idade.
5º Explique a frase abaixo:
“A educação escolar está sendo chamada a superar uma visão psicologizante estreita que ainda faz parte da cultura da escola e que acaba delineando perfis idealizados de aluno/a e professor/a e a incorporar os avanços da própria psicologia e de outras ciências”.
Temos entendido que o estabelecimento de padrões culturais, cognitivos e sociais acaba contribuindo muito mais com a produção da exclusão do que com a garantia de uma educação escolar democrática e de qualidade. Isso não quer dizer que é só a partir desse movimento no campo da educação que a escola passou a conviver com a diversidade cultural.
6º Conceitue:
a) Educação 
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.
b) Cultura 
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
c) Etnia 
Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais.
d) Raça 
Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, como as suas características físicas.
e) Pluralidade Cultural
São várias culturas existentes em um lugar, seja ele estado ou pais.
f) Manifestação Cultural
São os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar.
7º O que você entende sobre Ética e Moral?
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade ao tentar explicar as regras morais de forma racional, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Continue navegando