Buscar

Psicologia e Comportamento Organizacional Aula 8 Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia e Comportamento Organizacional – Aula 8 – Questionário
1. Considere a seguinte afirmação sobre comportamento organizacional, proferida por João, colaborador de uma empresa em expansão e com demanda crescente de trabalho: “As ideias inerentes às práticas orientadas pelo conceito de comportamento organizacional são egoístas e manipuladoras, pois serve apenas aos negócios da empresa”. Em resumo, qual é o aspecto em destaque nessa percepção de João sobre a prática baseada no comportamento organizacional na empresa onde ele trabalha?
a. Cidadania organizacional.
b. Manipulação antiética.
c. Sistema do comportamento organizacional.
d. Retornos decrescentes.
2. Analise o trecho a seguir:
“[…] interface gráfica do usuário, o mouse, as janelas, as caixas de combinação, a impressão a laser, a computação distribuída e as tecnologias Ethernet não foram inventadas pela Apple, Microsoft ou IBM. Esses elementos essenciais da computação pessoal moderna foram produzidos pelos pesquisadores da Xerox PARC na década de 1970. Infelizmente os executivos da Xerox estavam concentrados nas fotocopiadoras e não reconheceram o valor das invenções da Xerox PARC, muitas das quais não foram patenteadas. O valor perdido das descobertas da Xerox PARC é muito maior do que o valor de todo o ramo das fotocopiadoras atualmente.” (MSSHANE, 2014, p. 179)
A partir do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem, a que você atribuiria essa descrição?
a. Engajamento das pessoas.
b. Sistema social.
c. Dissonância cognitiva.
d. Modelos mentais.
3. Uma grande empresa do ramo de cosmético dos EUA compra uma empresa fornecedora Y, não somente por seu uso de tecnologia avançada que tinha, mas com intuito de compreender as políticas e as práticas que haviam transformado a empresa Y em uma organização de sucesso. A empresa Y permitia que seus funcionários trabalhassem em equipe de diversas maneiras. Os edifícios foram projetados para agregar as pessoas em equipes, mas também para encorajar encontros aleatórios com pessoas de outros projetos, pois acredita-se que, quando as pessoas esbarram umas
nas outras e fazem contato visual, a inovação acontece. Todos os funcionários, desde os estagiários até a alta administração, são incentivados a serem criativos e oferecem feedback honesto sobre trabalhos em andamento. As equipes de produção têm sessões de “suadouro” nas quais conversam abertamente sobre os problemas. Considerando os assuntos abordados nesta Unidade de Aprendizagem, que temas parecem dominar as práticas da empresa Y?
a. Responsabilidade social.
b. Dissonância cognitiva.
c. Viés comportamental.
d. Comportamento organizacional.
4. Segundo McShane (2014, p. 13), “a Walmart durante décadas foi considerada a maior varejista do mundo concentrando-se nos clientes, oferecendo os preços mais baixos possíveis, e nos acionistas, gerando bons retornos financeiros, porém com este enfoque expôs a empresa a uma hostilidade cada vez maior de grupos que a acusam de destruir a base industrial dos EUA e ignorar trabalhos infantis nos países dos quais compra seus produtos”. Com base nos estudos desta Unidade de
Aprendizagem, é possível afirmar que a Walmart:
a. não se preocupou com as forças políticas.
b. não soube fazer seu endomarketing.
c. procurou estar atenta ao comportamento organizacional.
d. não considerou todas as partes interessadas.
5. Considere a história de um gestor que estava contratando uma nova funcionária para a área de TI: a candidata que ele considerou mais apta para o cargo era talentosa, tinha a experiência necessária e preferia trabalhar no segundo turno. Porém, quando a candidata recebeu a proposta de emprego, informou que teria que entrar meia hora mais tarde em função da creche da filha e, em função de um problema físico, o gestor teria que fazer um ajuste na sua estação de trabalho. A candidata foi admitida (NEWSTROM, 2011, p. 9). Na sua opinião, o que essa situação está revelando sobre o gestor do ponto de vista do comportamento organizacional?
a. O gestor teve uma percepção seletiva.
b. O gestor considerou a cidadania organizacional.
c. O gestor considerou a totalidade da pessoa.
d. O gestor considerou a sua aparência.

Outros materiais