Buscar

Tema 2 Modulo 1 Abordagens em Currículo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abordagens em Currículo
1. (COTEC ‒ Prefeitura de São Francisco ‒ MG ‒ Pedagogo ‒ 2017 ‒ Adaptado)
Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho:
Memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.
Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.
Capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.
Rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.
A proposição de Freire é de romper a alienação e fortalecer os fundamentos da revolução e, por essa perspectiva, o autor deve ser usado com cautela.
A alternativa "B" está correta.
Segundo o pensamento de Paulo Freire, o diálogo é central ao processo educativo, pois somente por intermédio das interações entre os sujeitos, com a partilha de suas vivências e conhecimentos, se torna possível a compreensão do mundo e a formação de sujeitos libertos de lógicas opressivas.
2. (CEBRASPE/CESPE ‒ Prefeitura de São Luís ‒ MA ‒ Professor da Educação Básica ‒ 2017 ‒ Adaptado)
As teorias crítico-reprodutivistas postulam não ser possível compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais. Há, pois, nessas teorias uma cabal percepção da dependência da educação em relação à sociedade. Como chegam invariavelmente à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere, recebem a denominação de teorias crítico-reprodutivistas.
A partir do texto precedente sobre as teorias crítico-reprodutivistas, assinale a opção correta.
Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica e a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE).
A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
O termo “violência simbólica” relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
As teorias crítico-reprodutivistas também podem ser chamadas de tradicionais, marcadas pela construção de um modelo conteudístico e pela erudição da cultura letrada.
A alternativa "B" está correta.
As teorias crítico-reprodutivistas são fortemente marcadas, por um lado, pela concepção de que os sistemas educacionais são produtores de processos de violência simbólica, por meio do controle cultural, segundo os estudos de Bourdieu; e, por outro, pelos estudos de Althusser, que baseiam a interpretação de que a escola seria mais um dos aparelhos de controle ideológico do Estado.

Outros materiais