Buscar

Atividade 15 - Sustentabilidade (David Tobias Nunes)

Prévia do material em texto

__________________________________________________________________________________ 
Nome: David Tobias Nunes Matrícula: 2022207666
Ética e responsabilidade social em consonância com a sustentabilidade
De acordo com a definição do Instituto Ethos apud NUNES, a sustentabilidade empresarial pode promover o sucesso corporativo a longo prazo e simultaneamente colaborar para o crescimento da comunidade onde está inserida, promovendo assim o marketing verde, em oposição as falácias do Greenwashing (Mascaramento de ações sustentáveis), e estes objetivos podem ser aninhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, como referência a essa temática.
Nesse sentido, a adoção de práticas sustentáveis, como a responsabilidade socioambiental, pode colaborar na promoção da imagem da corporação em relação aos stakeholders, gerando valores socioeconômicos. Outrossim, a adoção dessas práticas causa um efeito cascata positivo, enquanto sua ausência pode levar a entropia pelo efeito borboleta, no hipotético cenário de não haver nenhuma intervenção. Ademais, aqueles que adotam essas práticas, podem se inscrever para certificação desses processos sustentáveis, e caso o conquistem, poderá adquirir clientes que somente aceitam parceiros certificados em responsabilidades socioambientais em toda sua cadeia de valor e logística; e isso pode ocasionar uma rede sustentável e gerar ondas de impacto positivo ao meio ambiente, e a toda sociedade de hoje, e de amanhã.
Embora a maioria das corporações são criadas com fins lucrativos, elas devem ter um planejamento ético e socioambiental e terem suas ações de resultados com foco eficiente, utilizando de mínimos recursos e/ou esforços com menores desperdícios, em aversão ao método eficaz, que é chegar aos resultados propostos nos planejamentos e metas, mas sem levar em consideração os meios para o fim.
Discordo totalmente que pensar somente no lucro seja uma premissa básica para existência de qualquer negócio, pois já foi provado que grandes corporações tiveram sua imagem manchada devido a serem eficazes (buscar o resultado a qualquer custo) e inclusive buscaram a corrupção e apoio político para chegarem aos resultados como a Odebrecht, que chegou a perder 80% do quadro de funcionários e entrou em 2019 na justiça com um pedido de recuperação judicial por dívidas de mais de R$ 65,5 bilhões de reais.
A que toda empresa com fins lucrativos precisa e necessita sobreviver, inclusive gerir todo seu capital intelectual e rede de fornecedores e clientes, é possível equilibrar esse “ecossistema” com ações de sustentabilidade socioambiental verdadeiras. Para ter o equilíbrio entre corporações e toda cadeia de processos, elas podem e devem incluir não somente tecnológica, mas inclusão social, deficientes físicos, igualdade de gênero, cultura e diversidade social, e estar em consonância com a responsabilidade do que produz, em suas ações de logística reversa, prover produtos que tenham vida útil prolongada e evitar a antecipação da obsolescência programada, em prol do consumismo. Esse sucesso não será conquistado de forma linear, e nem apenas no ambiente controlável, mas ações que possam agregar valores, novos ideais, gestão ambiente com responsabilidades reais e sem mascaramento, enfim colocar a ética empresarial como o núcleo das operações.
Figura 1 – ODS Agenda 2030 da ONU.
Fonte: SEGOV Brasil.
REFERÊNCIAS
G1. 4 anos após se ver envolvida nas denúncias da Lava Jato, Odebrecht perdeu cerca de 80% do quadro de funcionários. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/17/4-anos-apos-se-ver-envolvida-nas-denuncias-da-lava-jato-odebrecht-perdeu-cerca-de-80percent-do-quadro-de-funcionarios.ghtml>. Acesso em: 5 abr. 2023.
NUNES, Paulo. Praticar a Sustentabilidade Socioambiental pensando na continuidade do negócio. Universidade Federal de Itajubá, 2023. Disponível em: https://moodle.unifei.edu.br/mod/resource/view.php?id=175196. Acesso em: 2 abr. 2023.
Secretaria de Governo da Presidência da República. SEGOV divulga resultado final da seleção de representantes para a Comissão Nacional de ODS. 2017. Disponível em: <https://www.gov.br/secretariadegoverno/pt-br/assuntos/noticias/noticias-em-acervo/2017/abril/segov-divulga-resultado-final-da-selecao-de-representantes-para-a-comissao-nacional-de-ods-1>. Acesso em: 6 abr. 2023.

Continue navegando