Buscar

Exercício avaliativo - Módulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. uso_dados_gest | - Turma FEV/2024
2. Exercício avaliativo - Módulo 4
QUESTIONÁRIO
Exercício avaliativo - Módulo 4
	Iniciado em
	terça-feira, 13 fev. 2024, 13:26
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça-feira, 13 fev. 2024, 13:30
	Tempo empregado
	3 minutos 42 segundos
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Há várias atividades inerentes à gestão, controle operacional, monitoramento e avaliação dos sistemas de transporte público que podem ser beneficiadas pelo uso dos dados que são gerados durante a operação do próprio sistema. 
Algumas dessas informações são produzidas com baixa periodicidade para fins específicos (como as tabelas de horários dos serviços), enquanto outras são coletadas de forma manual ou por meio de equipamentos eletrônicos, mas que dependem de pessoas responsáveis pelo registro em campo, por inspeção ou observação direta. 
No entanto, há também um volume crescente de dados gerados por sensores automáticos dos sistemas de transporte público (como, por exemplo, a bilhetagem eletrônica e a localização automática da frota por GPS). 
Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica as  principais vantagens do uso de dados gerados automaticamente para calcular indicadores de gestão, monitoramento, planejamento e avaliação desses serviços? 
Fonte para consulta: CAF (2022). Gestão da Qualidade de Serviço do Transporte Público para cidades latinoamericanas. (previsão de publicação oficial do documento: setembro de 2022)
Escolha uma opção:
a.
Os dados fornecem registros muito detalhados de oferta e de demanda que permitem criar longas séries históricas, com vastas amostras e geralmente com bastante desagregação geográfica.
Justificativa para a resposta correta:  os sistemas de sensores automáticos do transporte público, como a bilhetagem eletrônica e a localização de veículos por GPS, produzem bases de dados continuamente como parte da operação do serviço, o que oferece séries históricas e grande volume de informação, com bastante desagregação espacial. Essas características representam enormes vantagens relativamente a pesquisas e levantamentos eventuais. Entretanto, também possuem limitações, como as incertezas sobre os locais de origem e de destino das viagens das pessoas, o desconhecimento dos motivos de viagens, entre outros.
b.
Os dados de bilhetagem eletrônica permitem conhecer com muita precisão todas as viagens realizadas por cada pessoa ao longo do dia, desde os locais de origem até os destinos finais.
c.
Os dados de bilhetagem eletrônica contêm informação suficiente e de alta confiabilidade sobre os motivos das viagens realizadas, como, por exemplo, identificar se os deslocamentos acontecem por motivo de trabalho, estudo, compras, saúde ou outros.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os dados fornecem registros muito detalhados de oferta e de demanda que permitem criar longas séries históricas, com vastas amostras e geralmente com bastante desagregação geográfica.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Além dos dados produzidos pelos próprios sistemas de transporte público durante a operação e o planejamento, é possível também utilizar outras fontes de informação externas para alimentar e complementar a avaliação e o monitoramento do serviço. 
Um desses exemplos são as Pesquisas Domiciliares de Mobilidade Urbana, também chamadas de “Pesquisas Origem-Destino”, que coletam uma amostra de dados sobre os padrões de deslocamentos das pessoas através da realização de entrevistas com uma amostra de famílias. 
O que podemos afirmar sobre algumas das principais vantagens e desvantagens das Pesquisas Domiciliares de Mobilidade comparativamente ao que pode ser feito com dados de bilhetagem eletrônica e GPS dos sistemas de transporte público? 
Fonte para consulta: CAF (2022). Gestão da Qualidade de Serviço do Transporte Público para cidades lationamericanas. (previsão de publicação oficial do documento: setembro de 2022)
Referência complementar: BID e MDR (2021). Gestão da Informação. Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR (autores). Global Environment Facility – GEF (financiador) – Brasília: Editora IABS, 2021.
Escolha uma opção:
a.
As Pesquisas Domiciliares oferecem a possibilidade de gerar séries históricas completas e contínuas, diárias e mensais sobre o número de viagens realizadas em transporte público.
b.
As Pesquisas Domiciliares constituem uma base de dados com representação estatística robusta, e que permite relacionar as características socioeconômicas da população (idade, gênero, raça, renda, etc.) com os seus respectivos padrões de deslocamentos (número de viagens, modos de transporte, motivos das viagens, etc.).
Justificativa para a resposta correta: as Pesquisas Domiciliares de Mobilidade urbana são realizadas com baixíssima periodicidade, em geral apenas uma vez a cada dez anos, pois são levantamentos complexos que requerem a mobilização de diversos especialistas e recenseadores em campo para a sua execução (e consequentemente, envolvem custos bem elevados). No entanto, são o principal instrumento utilizado no planejamento de transportes que permite associar os padrões de deslocamento da população e as características das pessoas, o que possibilita o desenvolvimento de modelos estatísticos sobre esses padrões de deslocamento.
c.
As Pesquisas Domiciliares são uma fonte de informação de baixo custo e podem ser realizadas rapidamente sempre que necessário.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As Pesquisas Domiciliares constituem uma base de dados com representação estatística robusta, e que permite relacionar as características socioeconômicas da população (idade, gênero, raça, renda, etc.) com os seus respectivos padrões de deslocamentos (número de viagens, modos de transporte, motivos das viagens, etc.).
Parte inferior do formulário

Continue navegando