Buscar

Ciencia Conectada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto: Ciência Conectada - Visitação à Usina de Açúcar e Álcool com Geração de Bioenergia
Itinerários formativos 
Matemática Conectada e Ciência em Ação
Professores: Fabio Batello e Hugo Capobianco
Objetivos:
Proporcionar aos alunos do ensino médio da escola estadual Libero de Almeida Silvares uma experiência prática relacionada ao itinerário formativo de Ciências em Ação integrado ao itinerário matemática contectada, abordando temas como energia renovável, produção de açúcar e álcool, sustentabilidade e tecnologias limpas.
Estimular o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia e inovação no setor de energia e meio ambiente.
Promover a conscientização sobre a importância da energia renovável e da preservação ambiental.
Oferecer oportunidades de interação com profissionais da área e ampliar a visão de carreira dos estudantes facilitando assim edificação de seus projetos de vida.
Etapas do projeto:
Preparação:
Identificamos uma usina de açúcar e álcool próxima à escola, que tem capacidade de receber visitantes e apresenta uma política de sustentabilidade.
Gestão e equipe escolar entram em contato para estabelecer uma parceria que possibilita aos alunos o contato pratico com temas que foram e são abordados em ambos os itinerários 
Sensibilização e Preparação dos Alunos:
Os alunos realizaram oficinas prévias sobre energia renovável, sustentabilidade e o funcionamento de reaproveitamento de materiais orgânicos na geração de energia 
Envolvemos os estudantes na pesquisa e estudo prévio sobre o tema, incentivando a busca por informações relacionadas ao tema.
Visita à Usina de Açúcar e Álcool:
A Equipe da gestão escolar organizara o transporte dos alunos até a usina na possível data de 15 de setembro de 2023
Solicitaremos a equipe de comunicação da usina uma palestra introdutória sobre a importância do setor e os processos de geração de bioenergia.
Os alunos realizarão um tour pela usina, visualizando as etapas de produção de açúcar e álcool e compreendendo na pratica os aspectos de sustentabilidade e geração de bioenergia.
Proporcionar a interação dos alunos com os profissionais da usina para tirar dúvidas e conhecer experiências de carreira no campo da bioenergia e ciências relacionadas.
Atividades Pós-Visita:
Promover atividades de reflexão e debate sobre a experiência vivida na usina, destacando os aspectos aprendidos sobre energia renovável e sustentabilidade.
Realizar apresentações dos alunos para a comunidade escolar, compartilhando os principais aprendizados e impactos da visita.
Estimular os estudantes a produzirem projetos ou trabalhos relacionados ao tema da visita, incentivando a criatividade e o engajamento.
Ação Sustentável:
Desafiar os alunos a desenvolverem ações concretas em prol da sustentabilidade na escola e em suas comunidades.
Criar um plano de ação com metas para redução do consumo de energia e incentivo ao uso de fontes renováveis.
Acompanhar a implementação das ações e promover a conscientização contínua sobre a importância da preservação ambiental.
Através desse projeto, os alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, expandindo seus horizontes sobre a importância da ciência e da ação sustentável na busca por um futuro mais limpo e sustentável. Além disso, a experiência proporcionará reflexões sobre possíveis carreiras no campo da bioenergia e estímulo ao engajamento cívico em prol do meio ambiente.

Outros materiais