Buscar

QUESTIONÁRIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO- APRENDIZAGEM AULA 05 PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM – AULA 05 – PEDAGOGIA
· O conceito de Inteligência refere-se à uma capacidade cognitiva que permite o pensamento. Já os estilos de aprendizagem não são capacidades, mas maneiras preferidas de utilização das capacidades. Podemos observá-los no modo como os alunos elaboram um problema, ou apresentam a solução de um exercício. Considere, por exemplo, um aluno que não apresenta dificuldades de captar o ponto central de uma determinada questão e que, por isso, costuma errar o foco ao tentar respondê-la. Mesmo produzindo uma resposta, ela nem sempre é satisfatória, pois o aluno não se concentrou em responder exatamente ao que lhe foi perguntado, mesmo tendo capacidade para fazê-lo. Nesse caso, podemos dizer que tal aluno possui um estilo de aprendizagem:
Resposta Marcada :impulsivo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Por personalidade compreendemos os tipos de pensamentos, emoções e comportamentos distintos que caracterizam o modo como o indivíduo se adapta ao mundo. Assim como ocorre com a pesquisa sobre múltiplas inteligências, alguns psicólogos são propensos a identificar cinco principais dimensões da personalidade. Desse modo, para cada um dos “cinco grandes” fatores da personalidade, podem ser atribuídas características e comportamentos específicos.
Um aluno cujo fator de personalidade é majoritariamente escrupuloso, é muito provavelmente:
Resposta Marcada :organizado ou desorganizado.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O temperamento está relacionado à personalidade e aos estilos de aprendizagem e pensamento. Temperamento é o estilo comportamental de uma pessoa, em seus modos característicos de reação. Alguns estudantes são ativos, outros são calmos. Alguns reagem calmamente; outros com nervosismo e ansiedade. Tais descrições envolvem as variações temperamentais. Existem basicamente três tipos de comportamento:
· Uma criança de temperamento fácil geralmente está́ de bom humor, rapidamente estabelece rotinas na infância e adapta-se com facilidade a novas experiências.
· Uma criança de temperamento difícil reage negativamente e chora com frequência, não estabelece rotinas diárias e tem dificuldade em adaptar-se a mudanças.
· Uma criança de aquecimento lento tem um baixo nível de atividade, de certa forma é́ negativa e apresenta baixa intensidade de humor. Um outro modo de classificar o temperamento é́ focar as diferenças entre uma criança tímida, retraída e uma criança sociável, extrovertida e comunicativa.
Com base nisso, apresente a alternativa em que a reação corresponde ao temperamento descrito.
Resposta Marcada :Uma criança que tende a ficar quieta e realiza menos atividades é, possivelmente, uma criança de aquecimento lento.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Certo professor recebeu a tarefa de substituir um colega em uma das salas de aula em que trabalhava. O colega se ausentaria até o final do semestre e, por isso, decidiu passar ao professor substituto um arquivo no qual havia transcrito, além de informações, uma descrição sucinta de cada aluno. O professor substituto abriu então o arquivo em seu tablet e viu que havia ali nas primeiras linhas de um quadro a foto da primeira aluna da lista de chamada, seguida da seguinte descrição: “quieta, insegura e um pouco ansiosa”.
Recordando-se dos fatores de personalidade, o professor substituto logo percebeu tratar-se de uma aluna de:
Resposta Marcada :certa instabilidade emocional.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A melhor maneira para se caracterizar a personalidade de um indivíduo é levar em conta uma situação envolvida, pois os pesquisadores concluíram que os estudantes preferem determinadas situações e evitam outras, de acordo com a própria personalidade. Esse tipo de observação caracteriza o conceito de interação pessoa situação. Ciente disso, considere uma aluna de nome Maria, uma criança expansiva, agradável e alegre.
De acordo com o conceito de interação pessoa-situação, qual afirmação a seguir mais caracteriza Maria?
Resposta Marcada :Maria gosta de trabalhar em situações que envolvem interação com outros estudantes
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Outros materiais