Buscar

QUESTIONÁRIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO- APRENDIZAGEM AULA 08 PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM – AULA 08 – PEDAGOGIA
· Não somos capazes de medir a inteligência tal como fazemos com outras características individuais como altura ou peso. Uma tentativa de fornecer estimativas da inteligência de um indivíduo é a aplicação de testes, que podem ser individuais ou em grupos. Considere que Annabele é uma aluna reconhecida por seus professores na escola, onde já estuda desde a a primeira infância, como uma aluna muito esperta. Nesta escola as provas são discursivas, isto é, os alunos respondem sempre a questões abertas, algo que ocasiona uma variação maior do padrão de respostas das avaliações. Annabele geralmente se sai bem nas avaliações e testes de sua escola. Entretanto, Annabele não se saiu nada bem na avaliação cujas respostas deveriam ser entregues por meio de um gabarito, aplicada em um processo seletivo de uma outra escola para qual pretende se transferir.
Entre os demais candidatos, quase todos se saíram bem. Assinale a alternativa que apresenta uma das possíveis causas da discrepância do resultado de Annabele, considerando que seu desempenho na escola atual aparenta ser satisfatório.
Resposta Marcada :Os professores da escola de Annabele podem estar habituados a analisar tendenciosamente o desempenho da aluna nas questões discursivas, influenciados por um esteriótipo de que ela é muito inteligente.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Defensores do conceito de inteligência geral apontam para seu sucesso em prever o desempenho acadêmico. Por exemplo, as pontuações que dizem respeito a testes de inteligência geral se relacionam substancialmente com o rendimento acadêmico. Ao considerarmos que, globalmente, a população branca possui nos testes de inteligência geral uma pontuação média maior que a população negra, é CORRETO admitir que:
Resposta Marcada :os testes de inteligência deveriam considerar as variações culturais de modo a promover uma avaliação culturalmente imparcial dos indivíduos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A inteligência de um estudante pode ser pensada não apenas como um tipo de capacidade geral, mas também como um número de capacidades específicas. Uma das teorias mais conhecidas na atualidade é do psicólogo Howard Gardner, que buscou analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Em relação às habilidades propostas por Gardner, marque a alternativa que apresenta a associação CORRETA:
Resposta Marcada :Situações que ofereçam às crianças oportunidades de atividade física, e encoraje-as a participar, promovem a habilidade sinestésico-corporal.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Natureza e meio são dois conceitos que se referem à questão do “inato-aprendido” e envolvem o debate sobre se o desenvolvimento é primariamente influenciado pela natureza (inato) ou pelo meio (aprendido). Considerando as afirmações apresentadas abaixo, qual é a mais consistente quando se considera o conceito de inteligência, de acordo com as atuais pesquisas sobre a questão do desempenho inato-aprendido?
Resposta Marcada :Já que a inteligência é influenciada tanto pela hereditariedade quanto pelo meio, uma sala de aula com um ambiente motivador pode exercer uma influência positiva sobre a inteligência dos estudantes.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O primeiro teste para medir a capacidade intelectual foi desenvolvido no início do século XX pelo psicólogo francês Alfred Binet, sendo que inicialmente o teste era aplicado apenas nas escolas, para identificar estudantes com dificuldades de aprendizado. Binet desenvolveu o conceito de Idade Mental (IM), um nível de desenvolvimento mental que é medido por meio de testes específicos. Em 1912, William Stern criou o conceito de Quociente de Inteligência (QI), cujo cálculo consiste na divisão da idade mental, pela idade cronológica do indivíduo, multiplicando-se, em seguida, este resultado por 100.
Considere que um teste de aluno, aplicado por Stern, indique o QI de 135. De acordo com a metodologia do teste, o que podemos dizer a respeito deste aluno?
Resposta Marcada :Sua pontuação indica que ele está acima da média para sua idade mental, ou seja, sua idade mental está acima de sua idade cronológica.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Outros materiais