Buscar

atividade 2 BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 2 – Referente às aulas 5, 6, 7 e 8
Disciplina: BIOQUÍMICA
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
ALUNO:Maycon Da Costa Lima 6ººSemestre RGM: 423.757.
AULA 05- LIPÍDIOS
1- O que é um lipídio? Cite alguns alimentos que são fontes de lipídios. 
R: Lipídios são moléculas orgânicas que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções. São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água. Apresentam em sua maioria um ou mais ácidos graxos em sua estrutura e são conhecidos como gordura. As principais fontes de lipídios nos alimentos se encontram em margarinas, milho, aveia, soja, gergelim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, de soja e de peixes.
2- Defina o que são os ácidos graxos. 
R: Os ácidos graxos os são substâncias orgânicas de longas cadeias de hidrocarbonetos, não polares, sem ramificações, composto por número par de átomos de carbono, sendo entre 4 a 24 átomos. Os ácidos Graxos os essenciais são gorduras (lipídios), essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo, incluindo a produção de energia, transporte de gordura do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células. Eles apresentam importantes funções no organismo humano e são classificados em:
· Saturados: possui apenas ligações simples entre os carbonos na cadeia
· Insaturados: possui uma ou mais duplas ligações são normalmente líquidos a temperatura ambiente. Sendo classificados como monoinsaturados: apresentam uma única dupla ligação. Poli-insaturados possuem duas ou mais ligações em sua estrutura.
3- Quais são as classes de lipídios? 
R: 
· Ácidos graxos e derivados
· Triacilgliceróis
· Cêras
· Fosfolipídeos: fosfoglicerídeos, esfingomeielinas
· Esfingolipídeos: esfingomielina, glicoesfingolipídeos
· Isoprenóides: esteróides, terpenos
· Eicosanóides: prostaglandinas, tromboxanos,leucotrienos
Fonte de estudo e pesquisa: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4624577/mod_resource/content/1/Aula%203%20-%20Lip%C3%ADdeos.pdf
AULA 06- ÁCIDO NUCLÉICOS: ESTRUTURA E FUNÇÃO
1- Quais são os componentes dos nucleotídeos? 
R: 
· Um açúcar pentose (ribose ou desoxirribose)
· Uma base nitrogenada 
· Uma ligação fosfato
2- Quais são as funções dos nucleotídeos no metabolismo celular? 
R: 
· São componentes estruturais de cofatores enzimáticos e intermediários metabólicos. Exemplo disso são as coenzimas NAD (nucleotídeo Adenina Dinucleotideo) e FAD (Flavina Adenina Dinucleotídeo), que participam de reações de transferência de elétrons do metabolismo celular;
· Participam das reações de transferência de energia metabólica. O ATP é um nucleotídeo envolvido em reações de transferência de energia nas reações do metabolismo celular;
· Atuam como segundo mensageiro na resposta hormonal, sendo elos químicos essenciais na resposta das células aos hormônios e outros estímulos extracelulares. Exemplo disso são os nucleotídeos AMP cíclico e o GMP;
· Participam no armazenamento e na transmissão da informação genética. O ácido desoxirribonucléico (DNA). Em vírus de ácido ribonucléico (RNA) como flavivírus (vírus da dengue) arbovírus (vírus de plantas) retrovírus (HIV e HTLV-I), o RNA é a molécula repositória da informação genética.
3- Cite e explique os níveis de organização estrutural dos ácidos nucleicos.
R: 
· ✓ Primária (Corresponde a sequência de nucleotídeos de uma cadeia).
· ✓ Secundária (Resultante da associação das duas fitas em forma helicoidal e estabilizada principalmente por ligações de hidrogênio).
· ✓ Terciária (Associação das duas fitas com proteínas – histonas).
AULA 07- METABOLISMO: CONSIDERAÇÕES GERAIS
1- Explique a diferença de catabolismo e anabolismo. 
R: Anabolismo e catabolismo são dois tipos de reações químicas que fazem parte do metabolismo humano.
· Anabolismo um processo metabólico que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso, ocorre mais durante o descanso.
· Catabolismo é um processo metabólico que decompõe moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores (produz moléculas simples a partir de moléculas complexas), esse processo geralmente fornece energia para o organismo.
2- Descreva a etapa da Fosforilação Oxidativa.
R: Fosforilação oxidativa é descrita como um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. Quando ocorre, há uma oxidação de nutrientes do alimento, como consequência libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.
AULA 08- APLICAÇÕES DA BIOQUÍMICA NO SETOR 
AMBIENTAL
1- Qual a diferença entre biomagnificação, biotransformação e bioacumulação? 
R:
· Biomagnificação é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias ou compostos químicos ao longo da cadeia alimentar. 
· Bioconcentração acontece quando esses elementos são absorvidos pelos organismos em concentrações mais elevadas do que o ambiente circundante.
· Biotransformação é o processo através do qual uma substância é alterada (transformada) de um elemento químico para outro através de uma reação química no interior do organismo, e é essencial para a sobrevivência uma vez que os nutrientes absorvidos (alimentos, oxigénio, etc.)
2- Explique o que a fitorremediação. 
R: Fitorremediação é um processo que utiliza plantas como a gente de purificação dos ambientes aquáticos e terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas, como elementos químicos e dejetos de minério (exemplo: zinco, cobre, magnésio).
3- Como a bioquímica pode ser aplicada nos processos de tratamento de água? 
R: A bioquímica tende a contribuir com o processo de tratamentos e monitoramento da água. São várias substâncias que podem causar impacto ambiental em nossas águas, geralmente, todas decorrentes de fontes antrópicas. Entre as substâncias que podem ser encontradas nos efluentes temos os elevados teores de lipídios, provenientes de atividades de laticínios, matadouros e avícolas, enlatados, extração de óleos, entre outros. Para tratar isso temos a lipases que compreendem um grupo de enzimas hidrolíticas que atuam na interface orgânica-aquosa, catalisando a hidrólise de ligações éster-carboxílicas, presentes em acilgliceróis. 
Podemos citar também a análise microbiológica da água, sendo muito importante pois identifica a presença de microrganismos patogênicos. A presença de bactérias pode indicar a contaminação fecal, seja por fezes de humanos ou animais.

Outros materiais