Buscar

AD1 Histria do Pensamento Administrativo

Prévia do material em texto

UFRRJ – Administração
Renata Ferraz Guimarães
21215060083
AD1 – História do Pensamento Administrativo I
a – MECANICISMO: o mecanicismo da pouca atenção ao elemento humano; a organização deveria funcionar como uma máquina e seus funcionários seriam as engrenagens. Tempo = Movimento.
b – A pertinência histórica e contextualizada do princípio administrativo formulado por Taylor do qual foi destacada no ponto anterior (mecanicismo) é de que Taylor propunha e entendia que para uma produção efetiva deveria-se elevar a produção industrial em menor tempo.
c – Não se pode ver o trabalho como um ato escravocrata mas também não se pode ser um centro de laser. Fora o fato da mecanização da mão de obra e da exploração trabalhista, hoje vemos uma verdadeira bagunça dentro das empresas por conta de liberalidades discrepantes. Somado a isso, confunde-se liberdade com libertinagem e não produzem o que poderiam, mas cobram dos patrões o que lhes foi assegurado. Não defendendo os “patrões” mas como profissional de RH, sinto-me envergonhada pelas fraudes que os trabalhadores fazem. Numa visão micro, pode-se afirmar que, nos dias de hoje, o brasileiro não sobreviveria as ideias trabalhistas de Taylor.

Continue navegando