Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 11
Questão 1 Quanto aos principais impactos e medidas mitigadoras, associe conforme o material de aula:
Práticas de cultivo adequadas às características naturais dos ecossistemas locais. 
Emprego de práticas ambientalmente adequadas, como adubação verde, rotação de culturas, controle biológico, manejo integrado de pragas, diminuindo ao máximo o uso de fertilizantes e agrotóxicos
Resposta: Contaminação do meio com agroquímicos.
 
Práticas de administração dos rebanhos adequadas às características naturais do ecossistema local. 
Limitação do uso de insumos que possam contaminar as pastagens e de remédios e hormônios em doses acima das recomendadas pelo fabricante.
Uso correto e com a orientação de veterinários, seguindo todas as instruções do fabricante. 
Respeito à legislação vigente.
Resposta: Contaminação do meio, dos alimentos e do homem pelo uso excessivo de agroquímicos, remédios e hormônios.
 
Reduzir a retirada de água buscando manter níveis adequados aos demais usos do manancial. 
Implementar sistemas de controle da distribuição da água entre os usuários, limitando a utilização aos níveis de recarga. 
Proteger a vegetação ciliar evitando o assoreamento dos mananciais. 
Evitar a irrigação excessiva e o desperdício de água.
Resposta: Redução da vazão do rio à jusante do ponto de captação da água.
 
Avaliar a constituição geológica e o padrão de relevo para buscar alternativas que garantam a manutenção dos mananciais, sem comprometer seus usos e seu papel para a biota original.
Resposta: Alteração dos padrões de drenagem superficial.
 
Evitar o uso de espécies exóticas nos cultivos, dando preferência, se for o caso, àquelas que já tenham seus principais aspectos biológicos bem conhecidos. 
Observar a legislação específica que orienta a utilização de espécies exóticas em ambientes naturais.
Resposta: Introdução de espécies exóticas e patógenos associados.
 
Utilização de práticas de conservação do solo, como rotação de culturas, plantio direto, pousio, adubação verde, implantação de curvas de nível e terraços, entre outras. 
Redução da utilização de máquinas pesadas. 
Reflorestamento com espécies nativas das áreas mais íngremes e/ou com solos mais frágeis.
Resposta: Degradação do solo e desertificação de áreas.
 
Questão 2 Os impactos ambientais podem ser quantificados numericamente, por exemplo, quando se tem uma área com extensão conhecida que será alterada, ou então qualificados, quando é analisada sua duração e seu grau de permanência no ambiente. Nesse sentido, costuma-se classificar os impactos ambientais conforme diferentes critérios:
o impacto pode ser classificado em direto, quando seus efeitos são decorrentes de alguma etapa da atividade geradora, enquanto os impactos indiretos decorrem de algum efeito secundário do empreendimento.
Resposta: Tipo
 
um impacto pode ser reversível, quando seus efeitos são temporários e podem ser minimizados; ou irreversível, quando seus efeitos, uma vez estabelecidos, não têm possibilidades de retorno à condição original. A supressão da vegetação pelo enchimento de um reservatório de hidrelétrica é um exemplo de um impacto irreversível.
Resposta: Reversibilidade
 
os impactos podem ser imediatos, quando se manifestam tão logo inicie o empreendimento, ou a médio prazo, quando seus efeitos manifestam-se depois de um certo tempo de execução do empreendimento, ou então a longo prazo, quando seus efeitos manifestam-se normalmente após alguns anos de implantação e operação de um certo empreendimento
Resposta: Prazos
 
os impactos podem ser classificados em forte, médio, fraco e variável, dependendo da intensidade com que manifestam seus efeitos
Resposta: Magnitude
 
os impactos podem ser benéficos ou positivos, quando provocam uma melhoria nos meios biótico, físico ou socioeconômico, ou então adverso ou negativo, quando seus efeitos sobre alguns desses meios provocam algum tipo de alteração indesejável
Resposta: Categoria de impacto
 
os impactos podem ser classificados em locais, quando seus efeitos ocorrem na área de influência direta do empreendimento, ou regionais, quando seus efeitos manifestam-se na área de influência indireta
Resposta: Área de abrangência
 
Questão 3 Quanto ao Licenciamento Ambiental, marque Verdadeiro ou Falso:
As principais diretrizes legais para a execução do licenciamento ambiental são expressas na Lei 6.938/81 e nas Resoluções CONAMA 1/86 e 237/97. O Ministério do Meio Ambiente pode definir a competência estadual ou federal para o licenciamento, tendo como fundamento a abrangência do impacto. 
O processo de licenciamento ambiental pode ser dividido em três tipos de licenças: 
Licença Prévia (LP) – é solicitada pelo empreendedor ao órgão ambiental na fase de planejamento da atividade, e contém os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo. 
Licença de Instalação (LI) – é concedida no início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado. 
Licença de Operação (LO) – autoriza o início da atividade e o funcionamento dos equipamentos pertinentes, após as devidas verificações realizadas pelo órgão responsável do cumprimento das condições colocadas na licença de instalação. 
O processo de licenciamento ambiental de um empreendimento consiste basicamente no interessado dirigir-se ao órgão estadual de meio ambiente para obter informações sobre os trâmites necessários, devendo reunir a documentação solicitada e protocolar o pedido no órgão. Os técnicos do órgão realizam uma vistoria no local de implantação de empreendimento a ser licenciado e a licença ambiental é expedida quando o solicitante atender aos requisitos exigidos pelo órgão responsável do estado. Após a expedição da licença, o empreendedor deverá publicar o recebimento desta no Diário Oficial do estado e num periódico de grande circulação, no prazo de 30 dias, sob pena de perda da validade da licença.
Verdadeiro 
Questão 4 Os estudos de impacto ambiental geralmente seguem uma sequência de etapas previamente definidas, que têm como base a regulamentação da questão no país (Resolução CONAMA 1/86). As principais etapas do estudo estão dispostas a seguir:
devem indicar as medidas necessárias para o acompanhamento da evolução dos impactos positivos e negativos detectados nas diferentes etapas de implantação do empreendimento.
Resposta: Programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos
 
consiste em uma descrição analítica o mais completa possível das características ambientais e de suas respectivas interações, de modo a fornecer uma caracterização da situação ambiental da área, antes da implantação do projeto
Resposta: Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto
 
são relacionados os impactos do projeto em questão, em suas diferentes etapas de execução, bem como de suas alternativas de locação. Os impactos detectados são identificados em uma matriz e é feita uma análise quanto às suas respectivas natureza, magnitude, importância, tempo de permanência, reversibilidade e temporalidade, além de suas propriedades cumulativas e possibilidades de sinergia
Resposta: Análise dos impactos ambientais
 
uma vez constatados e qualificados os impactos ambientais de um empreendimento, são definidas medidas, equipamentos e sistemas de controle e tratamento de despejos, avaliando-se a eficiência e aplicabilidade de cada um deles. As medidas podem ser de caráter compensatório e devem ser contratadas pelo empreendedor da forma prevista no estudo de impacto ambiental, e prestam-se para minimizar impactos de caráter irreversível
Resposta: Definição de medidas mitigadoras
 
consiste em uma apresentação clara e detalhada do empreendimento a ser implantado, informando a natureza das atividades a serem realizadas e suas respectivas alternativas tecnológicas e de locação. Referências de empreendimentos anteriores executados pelo mesmo proponente podem ser apresentadas comoforma de compreender a capacidade operacional dos executores.
Resposta: Descrição do empreendimento
 
Deve considerar o meio físico, que compreende o subsolo, as águas, o ar, o clima, os recursos minerais, a topografia, o solo, o regime hidrológico, as correntes marinhas e as correntes atmosféricas, entre outros; o meio biológico, que inclui os ecossistemas naturais e suas respectivas fauna e flora, com ênfase para espécies indicadoras, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção; e o meio socioeconômico, que aborda questões como dinâmica populacional, estrutura produtiva, organização social, uso e ocupação do solo, uso da água, presença de sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais e as relações entre a sociedade e os recursos ambientais, com vistas à potencial utilização futura desses recursos.
Resposta: Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto
 
Questão 5 A Resolução CONAMA 1/1986 relaciona uma série de empreendimentos com efeitos modificadores do ambiente, cuja realização de estudos de impactos ambiental é obrigatória, a saber, exceto:
b. estradas de rodagem com uma ou mais faixas de rolamento

Outros materiais