Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 13
Questão 1 Desafios para a Ecopedagogia 
( ) O principal desafio atual em relação à forma como o homem vem se relacionando com o planeta é fazer com que ele mude sua maneira de pensar e agir na sociedade. A abordagem ecopedagógica propõe o ensinamento de valores de família, cidadania e ambiente, na tentativa de construção de uma nova visão de mundo e de relacionamento do homem com a natureza. Os diversos movimentos, correntes e organizações ambientalistas muitas vezes dão o alerta, propõem as ações, fazem o alarde, articulam soluções, porém o homem ainda tem muito a progredir no sentido de entender a importância e a necessidade de proteger a natureza e todas as suas formas de vida, como forma de garantir sua própria sobrevivência em médio prazo na Terra. A construção de uma visão consciente e, sobretudo cidadã, sobre a natureza é um trabalho que deve utilizar-se de todos os meios, não só para difundir os ideais, valores e princípios que a sustentam, como para fazer dos ambientes de convivência espaços de aprendizagem contínua. Esse é o desafio.
Verdadeiro 
Questão 2 Marque a alternativa correta:
( ) Em 1854, “O Grande Chefe Branco”, em Washington, fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma “reserva” para os índios. A resposta do chefe Seattle, considerada uma das declarações mais profundas já feitas sobre o meio ambiente, é a seguinte: Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia é estranha para nós. Se nós não somos donos da frescura do ar e do brilho da água, como você pode comprá- -los? Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo. Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoa nas florestas escuras, cada inseto transparente, zumbindo, é sagrado na memória e na experiência de meu povo. A energia que flui pelas árvores traz consigo a memória e a experiência do meu povo. [...] (CARTA, 2005)
Verdadeiro 
Questão 3 Marque Verdadeiro ou Falso referente a uma nova ética ambiental através da Ecopedagogia:
( ) A Ecopedagogia foi instituída não apenas para ser aplicada nas escolas, mas também para ser praticada por todas as instituições e indivíduos que pretendem mudar a maneira atual do homem pensar, mudar o mundo.
( ) Essa nova pedagogia reforça a ideia de que o planeta Terra é um organismo vivo. De acordo com ela, é através do ensino de que os seres vivos e o planeta dependem um do outro para coevoluírem e continuarem a existir que o ser humano conseguirá desenvolver uma sociedade planetária, que tenha responsabilidade e comprometimento perante todas as formas de vida.
( ) A participação das pessoas e das instituições no processo de produção e divulgação do conhecimento e outras áreas relacionadas é fundamental, pois o respeito pela natureza pode ser ensinado através da mídia, literatura, cinema e teatro. Com a atuação dos educadores para a construção de um mundo ecologicamente melhor, certamente a situação econômica e social também será melhorada.
b. V, V, V. 
Questão 4 Ecopedagogia surge como uma nova proposta, assinale a alternativa incorreta:
d. A Ecopedagogia propõe uma nova forma de governabilidade diante da ingovernabilidade do gigantismo dos sistemas de ensino, propondo a centralização e uma racionalidade baseadas na ação comunicativa, na gestão democrática, na autonomia, na participação, na ética e na diversidade intelectual. 
Questão 5 Sobre o Texto Complementar, marque Verdadeiro ou Falso:
( ) O nosso papel, na Educação Ambiental, não deve e nem pode se limitar à difusão retórica de nossos valores. Além de dar o exemplo, temos que mostrar aos estudantes as diferentes alternativas e visões sobre o tema ambiental, e sobretudo transmitir conhecimentos que possam aumentar sua capacidade de entender e avaliar os possíveis sentidos e alcances das diferentes opções
( ) As diferentes perspectivas sobre a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável estão permeadas por uma outra questão, que é a do papel dos governos e das organizações da sociedade para levar à frente políticas ambientalmente corretas e adequadas. Existem os que defendem a necessidade de grandes sistemas de poder e estruturas complexas de planejamento dentro dos países como internacionalmente; outros acreditam muito mais na força das organizações comunitárias e do poder local; outros, finalmente, colocam suas esperanças na criatividade e eficiência da iniciativa privada.
( ) Os especialistas que têm se dedicado ao estudo dos temas ambientais distinguem diferentes correntes, orientações e ideologias ambientalistas, que muitas vezes se confundem. Uma maneira de entender essas diferentes correntes ou ideologias é pensar em uma linha ou contínuo que vai de um extremo que poderíamos chamar de “geocêntrico” a um outro que pode ser chamado de “antropocêntrico”. Essa análise é feita na introdução ao livro The Politics of Sustainable Development: Theory, Policy and Practice Within the European Union (Londres e New York: Routledge, 1997), editado or Susan Baker, Maria Kousis, Dick Richardson e Stephen Young.
( ) Na sua forma mais simples, a Educação Ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos, e sobretudo às crianças, a importância do ambiente em que vivemos, que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que também são objeto de preocupação dos educadores – as crianças devem aprender a ser responsáveis, cumprir suas obrigações, respeitar os mais velhos, tratar bem a seus semelhantes, não se comportar de modo agressivo.
c. V, V, V, V.

Outros materiais