Buscar

Avaliacao PCPCSA 2023 1 para compor o RELATORIO PARCIAL (1)[314]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto de Ciências da Saúde
	Curso: Enfermagem
Disciplina: Prática Clínica no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto
	Nota
	Nome do Aluno: 
	RA: 
	Polo: 
	Assinatura: 
	Data da Prova: ____/________/2023
	Instruções
· Essa avaliação compreende 5 questões baseadas no estudo de caso descrito abaixo.
· Atenção ao preenchimento do gabarito das respostas das questões dissertativas. Não serão aceitas rasuras ou respostas dúbias.
· Questões não respondidas, rasuradas ou respondidas a lápis serão consideradas erradas;
· Fazer a prova com tinta azul ou preta;
· É proibido uso de aparelhos eletrônicos;
· Tempo máximo para a realização da prova: 2 horas.
· A prova tem valor de 5,0 pontos que serão acrescidos, posteriormente, ao seu relatório de procedimentos.
· Atenção: A INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO DAS QUESTÕES FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO
													
	BOA PROVA!
IMPORTANTE: Essa avaliação será utilizada em conjunto com as outras atividades especificadas no MANUAL da disciplina para compor a nota do RELATÓRIO PARCIAL/ATIVIDADE 1. DE MANEIRA NENHUMA, esta avaliação isolada terá o valor do RELATÓRIO PARCIAL/ATIVIDADE 1. Para a obtenção da nota do RELATÓRIO PARCIAL/ATIVIDADE 1, será necessário a aplicação desta avaliação e das atividades práticas (especificadas no MANUAL). 
Ressaltamos que para a aprovação na disciplina de PCPCSA é necessário a postagem do RELATÓRIO PARCIAL/ATIVIDADE 1 e do RELATÓRIO FINAL/ATIVIDADE 2 (conforme consta no MANUAL) 
FOLHA de respostas (DISCURSiVAS)
Questão 1 
Os cinco problemas identificados no exame físico do paciente são em ordem de prioridade o quadro hipertensivo identificado juntamente com o histórico familiar de agravos pela hipertensão, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o alcoolismo. Além de levar em consideração o histórico familiar deste paciente devemos observar que a raça negra que um dos genes responsáveis pela biossíntese da melanina, proteína que dá cor à pele, também seria capaz de elevar a pressão arterial. Portanto, quanto mais escura a pele, maior a chance de desenvolver hipertensão. A obesidade tem correlação com a HAS pelo fato de acumular gordura nas paredes de vasos sanguíneos assim promovendo maior pressão dentro dos mesmos, o excesso da massa corporal causada pela obesidade aumenta a pressão arterial assim como as modificações hormonais causadas pela mesma. O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a hipertensão. Um estilo de vida sedentário provoca alterações vasculares, cardíacas e metabólicas que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares o que condiz com o estilo de vida do paciente levando em consideração sua profissão de motorista, muito tempo sentado na mesma posição, com movimentos repetitivos e ainda impossibilitando de ter uma rotina de atividades físicas.
Em relação ao tabagismo ativo e de grande demanda diária, temos de forma aguda a nicotina gerando ativação do sistema nervoso simpático assim provoca aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e contratilidade miocárdica com redução da oferta de oxigênio aos vasos e miocárdio, além de que a nicotina em contato com o organismo humano tem efeito na liberação da catecolamina composto químico que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial sistêmica. Por ultimo e não menos importante temos em correlação o alcoolismo tendo em vista que o uso excessivo do álcool colabora para o enrijecimento das artérias, prejudicando assim o bombeamento do sangue assim resultando no aumento do risco para desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica.
Questão 2 
As principais complicações possíveis para o paciente são aneurismas, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica, insuficiência renal crônica, infarto agudo do miocárdio, angina de peito, lesão de retina, demência, impotência sexual e lesão das artérias. Todas essas possíveis complicações têm relação com a pressão arterial sistêmica desde o inicio da mesma até a sua forma crônica no organismo. Apesar de na maioria das vezes a hipertensão ser uma doença silenciosa e assintomática e em conjunto com mais comorbidades ela pode lesar o organismo sistemicamente e causar dados irreversíveis ao paciente.
Questão 3 
Diagnóstico de enfermagem:
Obesidade, condição em que o indivíduo acumula gordura excessiva para a idade e o sexo que excede o sobrepeso, tendo a informação em que o paciente se encontra no quadro de obesidade grau II sendo seu IMC 31,59.
Segundo diagnóstico de retenção urinaria, considerando o relato do paciente de estar apresentando pouco volume de diurese (oliguria- caracterizada pela diminuição da quantidade de diurese) e estar com membros inferiores edemaciados, avaliado o grau do edema em ++/+4 com presença de cacifo. Esse diagnostico apresenta como característica definidora a eliminação de urina em pequenas quantidades.
Questão 4 
Intervenções de enfermagem para retenção urinaria: treinamento da bexiga urinária, cateterismo vesical: intermitente, cuidados com a retenção urinária, gestão da eliminação urinária, orientar o paciente a beber bastante líquido (média de 2 litros por dia), caso não haja nenhuma contraindicação e instruir o paciente a evitar reter a urina, urinando sempre que tiver vontade.
Intervenções de enfermagem para obesidade: estimular a participação comunitária para ações que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade, realizar ações de promoção de saúde, orientação de alimentação saudável e prevenção do excesso de peso, realizar ações de vigilância nutricional, acompanhar as ações dos auxiliares de enfermagem e dos agentes comunitários, realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, aferir os dados antropométricos e peso e altura, avaliar os casos de riscos e quando for necessário buscar o apoio especializado, utilizar o serviço de nutrição, o clínico ou outros profissionais.
Questão 5 
Procedimento de passagem de sonda vesical de demora: 
Materiais utilizados: Luva estéril - Sonda (folley) – Lidocaina em Gel - Gaze - Bolsa coletora (urokit) - 20ml AD - Seringa 20ml - Kit sondagem - Clorexidina aquosa.
Descrição do procedimento inical: Observar prescrição médica; - Avaliar o calibre da sonda a ser utilizada; - Preparar o material; - Lavar as mãos;
Execução do procedimento: - Identificar-se; - Checar o nome e o leito do cliente; - Orientar o cliente quando ao procedimento; - Colocar a bandeja sobre superfície plana; - Promover privacidade; - Colocar o cliente em decúbito dorsal horizontal; - Realizar a higiene íntima com água e sabão; - Abrir os materiais sobre o campo esterilizado, utilizando técnica asséptica; - Colocar a solução antisséptica na cuba; -Colocar as águas destiladas na cuba rim; - Calçar luvas estéreis; - Conectar sistema fechado; - Testar cuff; - Aspirar a água destilada da cuba rim; - Com a mão não dominante, afastar o prepúcio, expondo a glande e o meato urinário, com ajuda de uma gaze; - Com a mão dominante, fazer a antissepsia com a solução antisséptica e movimentos unidirecionais; - Tracionar o pênis perpendicularmente ao corpo; - Injetar a seringa de lidocaína geleia no meato urinário, com a mão dominante; - Introduzir a sonda; - Inflar o cuff da sonda folley se sondagem de sistema fechado com 20 ml de água destilada; - Mensurar débito urinário; - Deixar o ambiente em ordem; - Deixar o cliente em posição confortável e com a campainha a seu alcance; - Manter coletor abaixo do nível da bexiga; - Desprezar o material utilizado no expurgo; - Lavar as mãos; - Realizar anotações necessárias;
Três indicações: Alívio da retenção urinária aguda ou crônica; Controle da produção de urina pelo rim e balanço hídrico, preparação do paciente para procedimentos e cirurgias.
Três Cuidados justificados: Lavar as mãos antes de mexer na sonda, evitando assim contaminações e possíveis infecções no paciente; manter a bolsa coletora abaixo do nível da cama ou do assento da cadeira, e esvaziar antes que ela esteja 2/3 cheia (isso evita que a urina retorne a bexiga e cause infecção)e mantem boa higiene perineal diariamente em nível hospitalar com clorexidina aquosa ou em casos de pacientes em domicilio com uso de sonda com água e sabão secando sempre bem o local.
 
ESTUDO DE CASO
Identificação: J.V.M.; Idade: 45 anos; Sexo: masculino Profissão: motorista; Estado civil: desquitado e casado pela segunda vez; Raça: negra; Residência: Aldeia dos índios; Bairro Feitosa.
HDA - paciente rastreado como suspeito de ser hipertenso durante a visita do agente comunitário de saúde; embora fosse totalmente assintomático, foi agendado para uma consulta de enfermagem. 
Na consulta, informou que, eventualmente, sentia um pouco de tontura, mas não valorizava este fato já que também bebia e pensava que era alguma coisa relacionada com o “fígado”. A pressão arterial medida na consulta foi de 180 x 106mmHg (média de 3 medidas).
 AP: Fumante de 20 cigarros/dia (está querendo abandonar o vício). Faz uso moderado de bebida alcoólica. Sedentário no momento, mas até 6 meses atrás caminhava 2 x na semana. Não sabe se é diabético, mas informa que já teve colesterol alto.
AF: Pai diabético e hipertenso (falecido de AVC). Mãe morreu de infarto aos 76 anos. Tem um irmão de 20 anos com problemas no coração. 
EF: Altura: Peso: 1,65cm / 86kg. Pulso: 82bpm (cheio e irregular). PA: 180 x 106mmHg (média de 3 medidas). Mucosas: NDN (normocorada). BRNF2TS/S. MV+ S/RA. Abdome pouco distendido e tenso, indolor à palpação. Eliminações +, porém informa oliguria. MMII com edema ++/4+, com perfusão periférica discretamente diminuída.
QUESTÕES
Questão 1 (1,0 ponto) – Descreva 5 problemas de enfermagem que você encontrou no caso acima, na ordem de prioridade de assistência e correlacione cada um com a fisiopatologia da Hipertensão Arterial Sistêmica.
Questão 2 (1,0 ponto) – Pensando nos fatores de risco e nos sinais/sintomas apresentados, qual/quais principais complicações possíveis para este paciente? Justifique fisiologicamente sua resposta.
Questão 3 (1,0 ponto) – Elenque 2 Diagnósticos de Enfermagem (NANDA-I ou CIPESC) prioritários ao paciente. Apontando características definidoras, fatores relacionados/condições associadas ou fatores de risco caso você escolha NANDA-I.
Questão 4 (1,0 ponto) – Descreva 1 Intervenção de Enfermagem (NIC) com 5 atividades de acordo com os diagnósticos que você escolheu – NANDA-I. OU descreva 5 Intervenções de Enfermagem, para cada diagnóstico CIPESC.
Questão 5 (1,0 ponto) – O paciente necessita de passagem de uma SVD, e você, enquanto Enfermeiro, é responsável por tal procedimento. Desta forma, descreva, minuciosamente, os materiais necessários e a técnica, além de 3 indicações e 3 cuidados justificados.
1
4

Outros materiais

Outros materiais