Buscar

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental - Atividade 3
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso:
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Foi criado em 1981, localizado no município de Poconé, no Mato Grosso, com uma área de 135 mil hectares. Seu clima é quente e semiúmido, com quatro a cinco meses secos e a temperatura média anual é de 24ºC. Seu relevo é plano e com altitudes não superiores a 200 metros. Vegetação característica: cerrado gramíneo-lenhoso. A fauna característica é composta por jaburus, garças, cabeças-secas, jacarés, piranhas, capivaras, pintados, dourados, pacus, araras-azuis, gavião-caramujeiro, sucuris, entre tantas outras espécies. Muitas das espécies encontram-se ameaçadas de extinção, como a onça pintada e o lobo-guará, o cervo-do-pantanal, a lontra, a ariranha e o tamanduá-bandeira. A visitação é permitida somente com a autorização do Departamento de Unidades de Conservação, em Brasília.
Falso 
Questão 2 O Pantanal pode ser divido em formações diferenciadas, o que vai dar características também diferentes a cada região, por isso ele é dividido em diferentes pantanais. Para podermos compreender melhor essa situação, apresentaremos a seguir esses tipos de pantanais.
A vegetação compõe-se de cerrado, campo sujo, campo limpo, área de tensão entre cerrado e vegetação chaqueana, floresta estacional decidual aluvial. Dos rios Negro, Abobral e Aquidauana, provocam inundações que vão de fraca a média e forte.
Resposta: Negro
 
Tem como rios principais o Cuiabá, o Bento Gomes e o Paraguaizinho. Suas inundações variam de média a forte e a cobertura vegetal é caracterizada por campos sujos, cerradão, floresta de terras baixas, cerrado, floresta estacional semidecidual aluvial.
Resposta: Poconé
 
Possui vegetação chaqueana, caracterizando uma floresta estacional decidual aluvial, com fortes inundações provocadas pelos rios Jacadico e Nabileque.
Resposta: Nabileque – Jacadico
 
Formação florestal de floresta estacional decidual aluvial e campo limpo. Seus rios são o Paraguai e o Cuiabá que ocasionam inundações fortes.
Resposta: Paiaguás
 
Formação vegetal cerrado e floresta aluvial, com fracas inundações provocadas pelos rios Apa e Perdido.
Resposta: Apa
 
Formado principalmente pelos rios Corixo Grande, Jauru, Padre Inácio e Paraguai. Com inundações de fraca a média e com formação vegetal variando entre o cerradão e o campo limpo.
Resposta: Descalvado
 
Questão 3 Considerada uma das grandes biodiversidades do planeta, a fauna diversificada e abundante é favorecida pela diversidade dos pantanais. O Pantanal possui cerca de 80 espécies de mamíferos, 350 espécies de aves, 230 espécies de peixes e cerca de 50 espécies de répteis. Citaremos alguns de seus representantes, entre mamíferos, aves, répteis e peixes, sendo que alguns deles encontram-se ameaçados de extinção. Exceto:
d. Piranha (Pygocentrus nattereri) – sua sobrevivência está relacionada à quantidade de alimento encontrada nas matas que circundam as margens dos rios. 
Questão 4 Os programas desenvolvidos com os governos estaduais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ainda os governos municipais, as universidades, ONGs e proprietários de terra que partilham da construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o Pantanal vêm obtendo grande sucesso e resultados extremamente positivos. Exceto:
b. o projeto de reprodução da arara-azul, que de 1 500 exemplares em 1997 hoje conta com aproximadamente 5 000 
Questão 5 Marque Verdadeiro ou Falso referente ao texto a baixo:
Conservação da biodiversidade do pantanal
Outro projeto de relevante importância é o de Conservação da Biodiversidade do Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que promove a conservação da biodiversidade no Pantanal por meio da criação e implementação de unidades de conservação, fomento ao ecoturismo e a outras atividades econômicas de baixo impacto ambiental. Teve início em 1998. Seu objetivo é promover a conservação do Pantanal por meio da criação de áreas protegidas, identificação e estímulo às atividades econômicas e ambientalmente viáveis e ampliação do conhecimento científico e técnico da região. O projeto envolve representantes do governo, das universidades, de outras ONGs e proprietários locais na formulação de um programa de conservação para a região, o qual prevê a criação de uma rede de unidades de conservação (particulares e públicas), promoção do uso sustentado dos recursos naturais, a formação e a participação da sociedade nas questões ambientais, o controle de pesca e o ecoturismo de baixo impacto. Parceiros: WWF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul, Fundação Pantanal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Corumbá. Outros parceiros: Ministério do Meio Ambiente, proprietários de terras locais, Universidade Católica Dom Bosco e Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região Pantanal (Uniderp), Instituto de Ensino Superior do Pantanal (Iespan) e ONGs locais.
Verdadeiro

Continue navegando