Buscar

Questão 1 dificil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
A BNCC compreende em sua estruturação, uma concepção específica de conhecimento que vem sendo denominada no campo das pesquisas em educação de “Sociedade do conhecimento”. Newton Duarte (2008), ao analisar o conjunto de teorizações que dão base a tal concepção, destaca que esta fundamenta-se num conjunto de “ilusões” as quais não correspondem com a realidade e por isso não podem ser utilizadas como elemento justificador de sua implementação nos sistemas de ensino. Como uma das exemplificações desta concepção específica de conhecimento, pode-se citar como exemplo o terraplanismo, corrente que dedica-se a explicar elementos da geografia física através da refutação dos estudos que comprovam o formato da terra como sendo redonda. De acordo com o conteúdo destacado no tema 4 da aula 6, em que estão citadas as cinco principais ilusões tomadas como fundamento da chamada “Sociedade do Conhecimento”, marque como verdadeira ou falsa as afirmações descritas abaixo que correspondem a esta concepção específica de conhecimento.
I. ( ) Uma destas ilusões consiste na premissa de ser conhecimento uma construção subjetiva resultante de processos intersubjetivos e não a apropriação da realidade pelo pensamento. A partir deste princípio há a relativização do que pode ser considerado enquanto conhecimento.
II. ( ) Uma destas ilusões consiste na ideia de ser o ser humano um ente produtor de conhecimento e cultura, tendo a dimensão científica e os conceitos das diferentes áreas de referência, papel-chave para a estruturação de processos formativos significativos e emancipatórios.
III. ( ) Uma destas ilusões é que o conhecimento nunca esteve tão acessível como no momento histórico presente, compreendendo que este se encontra amplamente democratizado pelos meios de comunicação contemporâneos.
IV. ( ) Uma dessas ilusões baseia-se na ideia de que a capacidade para lidar de forma criativa com situações singulares do cotidiano, é mais importante do que a aquisição de conhecimentos científicos.
V. ( ) Uma dessas ilusões baseia-se na ideia de autogestão escolar como mecanismo de aprendizado efetivo por parte dos estudantes e suas famílias, o que deveria ocorrer através da conexão do conhecimento científico com a realidade social e comunitária.
Marque abaixo a alternativa que corresponde a sequência correta de preenchimento das lacunas:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	F – V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – F – V
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 2/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
A BNCC enquanto política curricular compreende um conjunto de concepções a ela inerentes. No que se refere à concepção de discência, pesquisas no campo da política educacional vem apontando para alguns elementos dirigidos à formação de três grandes eixos ligados ao desenvolvimento humano os quais visam atender o objetivo de adaptação dos indivíduos aos padrões comportamentais e subjetivos da sociedade contemporânea. Destaque nas alternativas a seguir de acordo com o conteúdo do tema 1 da aula 6, a alternativa que corresponde corretamente a esses 3 eixos principais:
	
	A
	Os eixos destacados são: o desenvolvimento de competências socioemocionais; o emprego da pedagogia do Aprender a Aprender nos processos educativos, e; atividades dirigidas ao estímulo de construção do projeto de vida dos estudantes. 
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Os eixos destacados são: o desenvolvimento de competências empresariais; o emprego da pedagogia libertadora correspondente à teorização produzida por Paulo Freire, e; o estímulo de construção de projetos individuais e coletivos dos estudantes.
	
	C
	Os eixos destacados são: o desenvolvimento de uma educação técnico-científica com base em princípios investigativos; a abordagem da concepção de educação integral na perspectiva libertária, e; o estímulo à construção do projeto de vida dos estudantes.
	
	D
	Os eixos destacados são: o desenvolvimento de uma política educacional com base em evidências; a aplicação de metodologias de ensino baseadas no aprofundamento científico das áreas do conhecimento, e; o estímulo à gestão democrática nas escolas.
Questão 3/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
Zilma de Oliveira (2017) destacada pesquisadora da primeira etapa da Educação Básica, aponta em seu artigo intitulado "A construção da Base Nacional Comum Curricular para educação infantil", problematizações acerca da necessidade e pertinência em se construir um documento curricular de alto grau prescritivo para orientar a atividade educacional destinada às crianças pequenas. De acordo com as contribuições trazidas por ela e pelas pesquisadoras Roselane Campos e Zenilde Durli (2020) acerca da BNCC da educação infantil, é correto afirmar que:  
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Esta foi produzida tendo como importante marco de apoio referencial, as diretrizes curriculares nacionais da educação infantil. Contudo, a última versão da BNCC nega o conteúdo das versões anteriores à sua homologação oficial.
	
	B
	Esta foi produzida tendo como marco de apoio referencial os parâmetros curriculares nacionais produzidos nos anos de 1990. Contudo, incluiu-se parte dos fundamentos das diretrizes curriculares da educação infantil em sua última etapa de elaboração.
	
	C
	Esta foi produzida tendo como referencial inicial o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do qual foram extraídos os fundamentos das competências e habilidades destacadas para compor a versão final da BNCC.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Esta foi produzida tendo como referencial inicial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Ensino Fundamental, tendo por objetivo alinhar as respectivas etapas de ensino uma com a outra.
Questão 4/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
O histórico de elaboração final do documento oficial da BNCC, foi marcado pela organização de um comitê gestor instituído através da Portaria 790/2016, cujos agentes participantes possuíam fundamentos teóricos e práticos alinhados à concepção pedagógica de correntes teóricas de origem norte-americana.  Sua elaboração, contou ainda, com parcela importante do empresariado organizado sob a forma de redes como a rede do Movimento pela Base Nacional Comum, por meio da qual foi possível imprimir ao texto da lei, a concepção de ser humano e de sociedade de seus agentes. Sobre os caminhos utilizados pelos agentes das redes de governança para materializar tal concepção educacional enquanto política de Estado, assinale a alternativa correta:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	A rede do Movimento Pela Base Nacional Comum (MPBNC) assim como a rede do Todos pela Educação foram decisivas na elaboração da BNCC. Apesar de reunirem empresas que somam quase 80% do PIB nacional, as quais fazem parte das quinze famílias mais ricas do Brasil, estas redes não representam interesses específicos de classe. Por esse motivo, a construção da BNCC ocorreu de modo democrático, com vistas a abarcar a diversidade educacional brasileira, sendo organizada por um baixo grau de prescrição curricular.
	
	B
	A rede do Movimento Pela Base Nacional Comum (MPBNC) teve papel secundário na elaboração da Base, uma vez que configura-se como entidade não governamental. O Comitê Gestor ligado a elaboração da última versão do documento oficial da BNCC contou com ampla participação da sociedade civil, o que comprova ser a BNCC um documento curricular que corresponde aos interesses e necessidades dos diferentes grupos sociais que compõem o conjunto da sociedade brasileira. Sendo assim, a BNCC pode ser alterada a qualquer tempo pelas comunidades escolares às quais se destina.  
	
	C
	A rede do Movimento Pela Base Nacional Comum (MPBNC) teve papel importante na elaboração do documento e contou com a participação de boa parte dos professores da educação básica e cientistas atuantes no ensino superior do país para sua estruturação. isto posto, a representatividade de cada estadoe município brasileiro foi respeitada até o momento final de elaboração do documento. Devido a este fator, com vistas a respeitar a diversidade pedagógica das diferentes regiões do país, não configura-se como política de caráter obrigatório.  
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A rede do Movimento Pela Base Nacional Comum (MPBNC) teve papel fundamental na construção da BNCC. A rede contou com a Fundação Lemann como sua principal financiadora e articuladora, tendo em vista a elaboração do documento segundo o modelo do Common Core americano.   Com articulação política dos agentes atuantes no Comitê Gestor de elaboração final do documento, a aprovação da BNCC ocorreu por meio do CNE de forma arbitrária, uma vez que não incluiu de forma transparente, as contribuições proferidas nas audiências públicas, o que vem reverberando em resistências quanto ao processo de sua implementação. 
Questão 5/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
De acordo com os estudos de Higueiras (2014), a política educacional contemporânea realizada sobre o modelo de governança de Estado, tem entre suas características o trânsito de conhecimentos entre países os quais realizam a aplicação de reformas curriculares. Sobre tal característica própria às políticas curriculares contemporâneas assinale a alternativa correta: 
	
	A
	Sobre estas políticas é correto afirmar que estas utilizam-se de programas estruturados capazes de viabilizar a implementação da reforma curricular e o trânsito de dados sobre sua implementação para outros países. 
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Sobre estas políticas é correto afirmar que elas apresentam-se como instrumento de oposição às reformulações curriculares provenientes da lógica da globalização tensionadas por organizações internacionais.
	
	C
	Sobre estas políticas é correto afirmar que elas são elaboradas com base nos princípios da gestão democrática, embora ocorram a partir da lógica de democracia representativa.
	
	D
	Sobre estas políticas é correto afirmar que elas são estruturadas com base na lógica do Bem viver própria às sociedades que apresentam resistência a globalização neoliberal e seus efeitos sobre a educação.

Outros materiais