Buscar

PTI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente estamos inseridos, no que se convencionou chamar de “A quarta revolução industrial”, e o máximo ícone dessa revolução é a indústria 4.0.
Palavras como: internet das coisas, inteligência artificial, computação quântica estão cada vez mais incorporadas ao nosso quotidiano. Esses termos estão mudando a forma como as empresas produzem e se relacionam com o ambiente.
Um aspecto que permeia todo o seu funcionamento, é o modo como estas são administradas. E como essa administração ainda sofre influências de conceitos e métodos desenvolvidos e estudados há muitos anos.
Muitos são os legados deixados pelos primeiros estudiosos da administração.
Taylor, Fayol e Mayo estão entre os grandes pensadores do tema. 
Com Taylor e sua teoria científica da administração, fundou-se bases que perduram até hoje como: a busca pela eficiência dos processos de fabricação, treinamento dos trabalhadores, como uma forma eficaz de se alcançar consideráveis ganhos de produtividade (SOBRAL; PECI, 2013), evitar desperdícios, seleção e treinamento de trabalhadores. Em contrapartida o trabalhador era visto como uma máquina, era apenas uma engrenagem do sistema de produção, não tendo o seu lado social considerado (SOBRAL; PECI, 2013).
Fayol liderou a teoria clássica, onde o foco, como atualmente, era planejamento, organização, comando, coordenação e controle (MAXIMIANO, 2016).
Seus princípios gerais de administração, escritos em 1916, são ainda considerados muito úteis na administração contemporânea (CHIAVENATO, 2010): divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, subordinação dos interesses individuais aos gerais, remuneração do pessoal, dentre outros. Entretanto, tal como na administração científica, também peca pela maneira mecanicista de visualizar a organização, enfatizando apenas a organização formal, desprezando a organização informal e as relações humanas dentro da organização.
Já segundo Mayo, o maior patrimônio de uma organização é o seu capital humano. Afirmava que quanto maior a integração social no grupo, maior será a disposição para o trabalho, assim como, o ambiente de trabalho e as relações pessoais interferem na produtividade também; fatores que até hoje estão em alta.
Referências
INDUSTRIA 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos. Portal da indústria, [s.d.]. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/> Acesso em: 01 de set. de 2021
QUAIS são as habilidades exigidas na indústria para o profissional 4.0? Portal da indústria, [s.d.].Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/quais-sao-as-habilidades-exigidas-na-industria-para-o-profissional-40/> Acesso em 01 de set. de 2021
ELKINGTON, J. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books, 2012.
CHIAVENATO, I. Iniciação à teoria das organizações. São Paulo: Manole, 2010.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2016.
SILVA, R. O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Outros materiais