Buscar

ETAPA 1

Prévia do material em texto

Aluno: Vanderson Ferreira Pacheco
Curso: Técnico em Meio Ambiente
Etapa 1 
Empresas de consultoria ambiental podem focar a sua atuação. Assim, é importante que na hora de pensar no negócio seja realizado um planejamento. Portanto, você deverá refletir e realizar a seguinte tarefa: 
Realizar uma pesquisa sobre sua região em relação as necessidades e acontecimentos ambientais. Essa pesquisa poderá considerar qualquer situação ambiental da região que pode envolver as diferentes áreas de atuação.
As Questões e Necessidades Ambientais no Maranhão
O Maranhão é um estado no nordeste brasileiro, é formado em parte pela Floresta Amazônica e pelas praias ao longo do Oceano Atlântico. Com área de 331 937,450 km² e com 217 municípios, é o segundo maior estado da região Nordeste e o oitavo maior estado do Brasil. A Floresta Amazônica no estado do Maranhão ocupa 34% do território.
O Maranhão, nos últimos anos, apresentou indicadores preocupantes relativos à qualidade da vida no meio ambiente. Apenas 30% da água encontrada em todo o estado é considerada potável, A situação das bacias hidrográficas é acompanhada por problemas no saneamento básico.
Na cidade onde eu moro, que é São Luís, enfrenta um problema entre a distribuição de recursos naturais e a abastança de elementos como a água. As principais bacias hidrográficas são a do Anil, Bacanga, de Praias, Santo Antônio, Estiva e Itaqui. O rio Anil e rio Bacanga cortam a cidade.
No entanto, crises relacionadas à escassez de água são sempre registradas, além dos indicadores de forte poluição, nos mares e rios, que assim pode prejudicar a saúde da população e as garantias de salubridade do meio ambiente.
Em São Luís, todas as praias são impróprias para banho, por conta da quantidade de esgoto que desce para as praias, além disso animais marinhos como as Ostras, se alimentam dos plânctons que vivem à deriva no mar, e faz isso sugando e filtrando a água poluída, e em São Luís, a ostra é uma iguaria, muito consumida nos bares e em ruas.
Micoses como a larva migrans cutânea, conhecida também por bicho geográfico, já foram registrados vários casos nas praias de São Luís. Ela é encontrada no intestino e nas fezes de cães e gatos. A doença ecoa outro grave problema da cidade: o abandono de animais.
Outro problema grave é o desmatamento e degradação do bioma maranhense também é observada com preocupação. Cerca de 80% da floresta amazônica, situada em algumas porções do estado, foi devastada nos últimos 70 anos.
Referências
https://mapa.ma.gov.br/mapa-sustentavel
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/06/05/dia-mundial-do-meio-ambiente-maranhao-enfrenta-desafios-na-manutencao-dos-recursos-naturais.ghtml
https://cointer-pdvagro.com.br/wp-content/uploads/2019/02/DIAGN%C3%93STICO-DOS-IMPACTOS-AMBIENTAIS-ANTR%C3%93PICOS-DE-UMA-%C3%81REA-DE-PROTE%C3%87%C3%83O-AMBIENTAL-EM-S%C3%83O-LU%C3%8DS-%E2%80%93-MA-.pdf

Continue navegando