Buscar

PresidencialimoXParlamentalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRESIDENCIALISMO
- O presidencialismo, após o período da ditadura, recebeu esse nome porque tem como principal característica a união entre o sistema presidencialista e as coalizões partidárias. A coalização significa que dentro de um mesmo governo atua vários partidos, especialmente para que exista uma boa governabilidade. Um exemplo e quando o presidente e o vice pertencem a diferentes partidos. O mesmo costuma acontecer com os ministros escolhidos para os Ministérios que normalmente pertencem a partidos diversos.
- A principal característica do sistema político presidencialista é a separação entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, os quais mantêm uma interdependência funcional efetiva para o controle recíproco dos poderes apesar da evidente liberdade que estes gozam entre si. 
- O Poder Executivo (executar leis e administrar o país) é exercido pelo presidente da República, eleito pelo voto direto. 
- Chefe de Estado e o Chefe de Governo são concentrados na mesma pessoa, ou seja, a chefia de governo é unipessoal, geralmente, a cargo do presidente. 
- O Presidente governa por um período determinado. Assim, possuindo mandato fixo. Alguns países admitem reeleição, como no caso do Brasil. 
-No Brasil, o residente é escolhido através da eleição direta para um mandato de quatro anos e podendo ser reeleito uma vez. 
- Presidente tem poder de veto, isso para manter o equilíbrio entre os governos. Logo, para evitar um poder muito grande do Legislativo, o Presidente da República tem o poder de vetar eventual escolha Legislativa feita pelo Parlamento. Esse é o chamado sistema de freios e Contrapesos. 
- Apesar de toda sua autonomia para executar seu plano de governo, o presidenciável deve ainda responder pela administração pública e pelas decisões executivas como no caso das prestações de contas. 
-Representando o Poder Legislativo, temos o Parlamento ou Congresso Nacional, uma assembléia de representantes eleitos com a função de legislar, representar, bem como controlar o Pode Executivo. Por outro lado, o Poder Judiciário, materializando no Supremo Tribunal ou na Suprema Corte, é responsável por todas as questões judiciais. 
- Apesar da insubordinação do Presidente ao Parlamento, é possível demitir o Chefe de Estado em casos extremos por meio de um processo de impeachment ou por cassação pela Justiça Eleitoral por algum crime eleitoral. 
- Exemplos de repúblicas presidencialistas: o EUA (onde surgiu esse sistema), Brasil e Argentina. 
VANTAGENS DO PRESIDENCIALISMO:
- A maior vantagem do presidencialismo é a legitimidade da eleição do presidente já que ele costuma ser eleito pelo voto popular. Isso significa que a eleição representa a vontade da maioria dos eleitores e que a escolha é mais democrática. 
- A eficiência e a estabilidade, isso porque o voto direto trás força ao poder executivo e ao seu representante. 
- Se o presidente tiver apoio de boa parte do Congresso Nacional nas suas proposições, o país ode passar pelo mandato com bastante estabilidade. 
-Funcionar melhor nos sistemas em que existem muitos partidos políticos, reduzindo a dependência da boa vontade do Legislativo;
- Favorece uma tomada mais rápida de decisões e a unidade de comando político. 
DESVANTAGENS DO PRESIDENCIALISMO: 
- Personalismo: pode criar a idéia de poder absoluto, fazendo o chefe de governo tomar atitudes abusivas por acreditar que tem total autonomia. 
- Rigidez: pode tornar a gestão do governo mais engessada, por depender de ações individuais suscetíveis a crises por falta de maleabilidade. 
PARLAMENTALISMO:
- Existe uma distinção entre o chefe de estado e o chefe de governo. O Chefe de Estado – Presidente ou Monarca – ele reina, mas não governa, ou seja, não é responsável pelas decisões políticas, assim sobrando um espaço mais voltado para a representação do estado. O Chefe de governo é quem de fato governa, ele exerce as decisões políticas e as chefia do poder executivo, geralmente por meio de um primeiro Ministro que só vai atuar efetivamente após a aprovação do Parlamento. 
- O Poder Legislativo é representado por um Parlamento eleito pelo povo. 
- O chefe do Poder Executivo não é eleito por voto direto. Os integrantes do Parlamento formam uma lista com os candidatos à eleição e o nome mais votado por todos se torna o primeiro-ministro. Com isso, as decisões políticas deixam de ser centralizadas apenas em uma pessoa e passam a ser trabalhadas junto ao Congresso nacional para governar o país. (faz com que o parlamento traga aqueles paras diretrizes aqueles que tragam um postura positiva para o parlamento, no momento que deixa de agradar vem o voto de censura)
- Há uma dependência entre o poder legislativo e o poder executivo.
- O chefe de governo tem responsabilidade política sem ter mandato fixo, ou seja, seu mandato pode durar por dia ou por anos, desde que ele mantenha a maioria do parlamento ou não tenha algum voto de desconfiança. 
- Possui possibilidade de dissolução do parlamento é o chamado voto de desconfiança (ou moção de censura). Essa possibilidade costuma acontecer quando o primeiro ministro não possui a maioria do parlamento ou quando se percebe que o parlamento está em desacordo com a maioria popular. Assim, vai resultar em novas eleições gerais. 
- O parlamentarismo pressupõe a existência de uma legislação clara e específica sobre candidatos e candidaturas. Na Europa, em que o sistema parlamentar é o regime vigente, quer nas Repúblicas, quer nas monarquias constitucionais existe o voto distrital misto, voto no partido e não em candidatos e listas fechadas com nomes indicados pelas agremiações em ordem crescente. Assim, o cidadão ao votar no partido A, está aceitando implicitamente a ordem estabelecida pelo partido e já sabe que, caso tal partido saia vitorioso nas urnas, o candidato que aparece em primeiro lugar na lista será automaticamente convidado a compor Governo a ser o primeiro-ministro. 
- O governo parlamentar pode ser exercido unicamente pelo partido político que obteve a maioria dos votos ou em coligação com outros partidos, em caso de não ter obtido a maioria necessária para formar o governo (atualmente a Inglaterra é governada por uma coalização de partidos de centro-direita). 
- O sistema parlamentarista não existe só em monarquias, como no caso na Inglaterra, é possível existir, também, em repúblicas, como na Alemanha. 
VANTAGENS:
- Permitir uma solução mais rápida e menos traumática em situações de crise. Quando há um período de crise política, o parlamentarismo permite acionar o voto de censura pra fazer a troca de governo sem grandes traumas para a sociedade. 
- Como o primeiro-ministro trabalha junto com o parlamento, a comunicação do executivo com o legislativo também funciona melhor e é mais transparente. Menor risco de corrupção.
- Há maior facilidade na aprovação de leis. 
- Maior proximidade entre executivo e legislativo. 
DESVANTAGENS: 
- Fragilidade do sistema. Instabilidade que pode ser gerada por contínuas quedas do gabinete. É uma regime que exige maturidade dos deputados e senadores.
- A legitimidade é deixada de lado, já que o chefe do executivo não é eleito pelo povo.
- Questões de minorias tratadas com menor atenção, já que o parlamento tende a ser formado por partidos com correntes majoritárias. 
OBSERVAÇÕES PARA DEFESA DO PRESIDENCIALISMO: 
- Atual Constituição não permite o sistema parlamentarista. A Carta Magna descreve todos os atributos provenientes da Presidência da República e no Artigo 5° lista os três poderes independentes: Legislativo, Judiciário e Executivo que não podem ser aglutinados. E para alterar alguma cláusa pétrea deverá se convocar novamente uma Constituinte.
- A necessidade de propor reforma radical para mudar o País não resolve os problemas. Instituição não faz milagre. Isso não resolve o problema da corrupção. A mentalidade dos políticos se muda com fiscalização punição, com a sociedade mais alerta. Não adiantam decisões externas de como deve ser feito. Precisa de fiscalização. 
- Esse sistema é problemático porqueprecisa de partidos efetivos fortes capazes de falar no parlamento além do Executivo. No nosso caso, o presidente poderia propor barganhas e negociações políticas. Isso pode ser desastroso no momento.

Outros materiais