Buscar

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO - atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 - ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
O Plano Nacional de Educação (PNE) “[...] constitui uma expressão do planejamento, ferramenta usada pelas sociedades objetivando o alcance de metas estabelecidas para sua organização e desenvolvimento que nas políticas públicas guiam a ação governamental. Ou seja, planejar quer dizer selecionar diretrizes, estratégias, técnicas e modos de agir para que os governos busquem equacionar problemas por meio da intervenção e da regulação nos/dos setores sociais” (AZEVEDO, 2014, p. 266).
 
AZEVEDO, J. M. L. de. Plano Nacional de Educação e Planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 265-280, jul./dez. 2014.
 
O PNE é construído com base em 10 diretrizes, tendo sido elaboradas 20 metas para 2014-2024. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, responda: qual é a importância dessas metas para a educação brasileira? Explique por meio de exemplos.
Analisando o Plano Nacional de Educação, que tem como objetivo a elaboração de 20 metas, para os anos até 2024, nela estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação, procurando promover uma qualificação do processo educativo, buscando aumentar o desempenho dos alunos, e reforço de recursos às instalações públicas, assim como os próprios educadores. Isso envolve a gestão de pessoas, recursos e o financiamento desse projeto, com o acompanhamento do desenvolvimento.
Entretanto, é extremamente importante que estas metas sejam cumpridas para garantir educação acessível e de qualidade em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior, ampliar o investimento em relação ao PIB, e a universalização da educação infantil. Com esforço da União, Estados, DF e Municípios em conjunto para o alcance com êxito em competências.
O Erradicação do analfabetismo; Universalização do atendimento escolar; Melhoria da qualidade do ensino; Formação para o trabalho; Promoção humanística, científica e tecnológica do País; Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
Pode-se dizer que esses são apenas alguns dos exemplos de como as metas estabelecidas no PNE são importantes para o desenvolvimento da educação brasileira. Elas representam o compromissos concretos do Estado em promover uma educação com mais qualidade, equitativa e inclusiva para todos os brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento Social, econômico e cultural do país.

Outros materiais