Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ROTEIRO DA ATIVIDADE: ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Disciplina: EDUCAÇÃO INCLUSIVA Data:
Tema Escolhido com justificativa: 
O tema proposto tem como principal objetivo mostrar a importância da arte dentro da educação inclusiva e como ela colabora para o desenvolvimento dos alunos portadores ou não de alguma deficiência sendo ela física, visual ou intelectual. Através dessa proposta de atividade lúdica pode ser trabalhado a criatividade e reflexão, apresentando que sejam eles portadores de necessidades especiais ou não todos tem a oportunidade de conhecer e ampliar o potencial existente em cada um deles, além de os ensinar que não existe limitações para a arte, pois nenhum tipo de deficiência é capaz impedir suas participações nestas e em outras atividades, conseguindo assim incluir a todos eles independentemente de suas diferenças. Portanto, também é trabalhado o respeito a diversidade e a inclusão de todos.
Atividades que serão desenvolvidas: pintura e colagem 
 Tempo necessário: 60 minutos 
 Material utilizado: Cola, tinta guache, tesoura escolar, pincel de pintura, papel branco, papel crepom de cores variadas, potinhos e água.
 Expectativas em relação às atividades (Objetivos) 
O propósito desta aula é trabalhar a coordenação motora fina do aluno e coordenação mental, a área cognitiva e socioafetiva, o reconhecimento das cores, o tempo de reação do indivíduo, colaborar para a estimulações e experiências sensoriais. estimular a criatividade e a sensibilidade, aumentar a capacidade de concentração, desenvolver a noção espacial e a percepção visual. 
Quantidade de alunos e faixa etária: Turma de 1° ano, 16 alunos mais um aluno com necessidades especiais.
Construção de um texto (fundamentado teoricamente) na atividade que foi escolhida, dentro de cada disciplina.
A diversidade no contexto educacional tem sido uma das principais questões para que haja um ambiente escolar inclusivo e com respeito as diferenças diversas entro deste espaço. No entanto, pode-se dizer que a Educação Inclusiva a o favorecimento das diversidades levando em consideração que qualquer aluno pode vir a ter algum tipo de necessidades especiais ao longo de sua vida acadêmica. O processo de inclusão e diversidade, mas escolas continua avançado no país, possibilitando que as crianças desde cedo aprendam a conviver e respeitas as diferenças e a importância de incluir uns aos outros.
A Educação Inclusiva passou por diversas fases até chegar atualmente portanto para um melhor entendimento sobre seu desenvolvimento no decorrer da história é importante que se seja feita breves reflexões relacionadas aos diferentes padrões e as filosofias educacionais decorrentes nestes períodos tendo como alvo os indivíduos que possuem Necessidades Educacionais Especiais.
Temos aqui uma primeira demonstração de preocupação com o lúdico para a educação especial, não mais apenas mencionando os deficientes, mas as crianças com individualidades.
 É preciso direcionar o conteúdo com relação às formas de exposição, flexibilizando “o tempo para a realização das atividades, usando estratégias diversificadas, como a ajuda dos colegas de sala, o que também contribui para a integração e para a socialização do aluno” (AMPUDIA, 2016d, s.p.). Assim, foca-se nas habilidades dos alunos e não somente em suas dificuldades.
Referências:
AMPUDIA, R. O que é Deficiência Física? 2016. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=14439 acessado em 11/11/23

Mais conteúdos dessa disciplina