Buscar

110 Geografia de Macapá

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Geografia de Macapá:**
Macapá, capital do estado do Amapá, está localizada na foz do rio Amazonas, apresentando características geográficas singulares devido à sua posição na região norte do Brasil.
1. **Localização Geográfica:**
 Macapá está situada na região norte do Brasil, sendo a capital do estado do Amapá. Sua localização estratégica na foz do rio Amazonas a torna um importante ponto de acesso à Amazônia e à região norte do país.
2. **Foz do Rio Amazonas:**
 A cidade está localizada próxima à foz do rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água. A proximidade com o rio e sua foz influenciam diretamente na geografia e na economia de Macapá, proporcionando oportunidades para o transporte fluvial e atividades relacionadas à pesca.
3. **Ilha do Marajó:**
 Macapá está próxima à Ilha do Marajó, uma das maiores ilhas fluviais do mundo, localizada na foz do rio Amazonas. A proximidade com essa ilha influencia na biodiversidade da região e na oferta de recursos naturais.
4. **Clima Equatorial:**
 A cidade possui um clima equatorial, caracterizado por altas temperaturas e alta umidade ao longo do ano. As chuvas são abundantes, especialmente durante os meses de janeiro a julho, o que contribui para a manutenção da exuberante vegetação tropical da região.
5. **Biodiversidade Amazônica:**
 A geografia de Macapá é marcada pela presença da floresta amazônica e sua rica biodiversidade. A cidade está cercada por áreas de vegetação densa, rios e igarapés, proporcionando habitat para uma vasta gama de espécies de fauna e flora.
6. **Economia Baseada em Recursos Naturais:**
 A economia de Macapá é fortemente influenciada pelos recursos naturais da região, incluindo a pesca, a agricultura, o extrativismo vegetal e mineral, bem como o turismo ecológico. A cidade é conhecida por sua produção de açaí, palmito e outros produtos típicos da região amazônica.
Em resumo, a geografia de Macapá, com sua localização na foz do rio Amazonas e sua proximidade com a Ilha do Marajó, contribui para sua identidade como uma cidade marcada pela biodiversidade amazônica, recursos naturais abundantes e economia baseada nos recursos naturais da região.

Outros materiais