Buscar

didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As pedagogias de cunho progressista têm como característica comum, nas pedagogias que a representam, a análise crítica das realidades sociais e a defesa das finalidades sociopolíticas da educação. Partindo de diferentes visões sobre o papel da escola, dos conteúdos de ensino, dos métodos, da relação professor-aluno, dos pressupostos de aprendizagem e das manifestações na prática escolar, essas pedagogias acabam por determinar diferentes arranjos nas práticas educativas.
Assinale a alternativa que apresenta pressupostos de aprendizagem ​​​​​​​da pedagogia crítico-social dos conteúdos.
O novo conhecimento precisa encontrar apoio em uma estrutura cognitiva já existente
Na história da didática no Brasil, dois grupos de tendências pedagógicas foram constituídos: um de cunho mais liberal e outro de cunho progressista.
Assinale a alternativa que melhor define a tendência pedagógica ​​​​​​​de cunho progressista, representada pela pedagogia libertadora, pedagogia libertária e pedagogia crítico-social dos conteúdos.
essa tendência parte de uma análise crítica das realidades sociais e defende, de forma explícita, a função sociopolítica da educação.
A didática é o principal ramo de estudos da pedagogia. Sobre ela, analise as afirmativas a seguir.
I. Os estudos realizados pela didática referem-se aos conteúdos do ensino e aos processos inerentes à construção de conhecimentos.
II. As teorias didáticas são universais, uma vez que podem ser utilizadas em qualquer contexto educativo.
III. A didática busca generalizar para todos os componentes curriculares, sem prejuízo das especificidades metodológicas de cada um, o que é comum e fundamental no processo educativo escolar.
IV. Enquanto a didática busca elencar aquilo que é comum aos processos educativos escolares, as metodologias específicas contemplam as particularidades de cada componente curricular.
Estão corretas apenas as afirmativas:
D
I, III e IV.
A pedagogia se constitui como um campo de conhecimento que tem como objetivo a investigação da natureza das finalidades da educação em um determinado contexto social e dos meios mais apropriados para a formação dos indivíduos.
Sendo assim, cabe a ela:
assegurar aos indivíduos de uma determinada sociedade os conhecimentos e as experiências necessárias para sua efetiva inserção em seu meio.
Embora usualmente pensado como sendo inerente aos contextos escolares, o conceito de educação é bem mais amplo. Sobre a educação, analise as afirmativas a seguir.
I – A educação visa ao desenvolvimento dos potenciais humanos, ocorrendo de maneiras distintas e em diferentes contextos.
II – Os fatores de diferenciação entre a educação escolar e os outros tipos de educação são a intencionalidade das ações e a sistematização das práticas. 
III – Embora ocorra em outros espaços, como na família, nos grupos sociais e em instituições assistenciais, por exemplo, somente a educação oferecida pela escola é importante para o desenvolvimento dos indivíduos.
IV – Enquanto a educação extraescolar está sujeita a condicionantes de ordem política, histórica e econômica, a educação escolar não sofre qualquer tipo de influência desses fatores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.

Outros materiais