Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE II: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	
	
· Pergunta 1
	
	
	
	Ao pensarmos em uma aula de educação física para um aluno surdo, sabemos que a principal adaptação diz respeito à questão da comunicação com esse aluno. Entretanto, é muito importante lembrar que além desta dificuldade na comunicação, a surdez pode trazer também uma dificuldade de equilíbrio. Em qual das situações a seguir, o aluno com surdez apresenta essa dificuldade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Quando a surdez ocorre em função de uma lesão no ouvido interno, ou seja, na surdez neurossensorial.
	
	
	
· Pergunta 2
	
	
	
	As pessoas com deficiência visual se utilizam de artifícios/estímulos como bolas com guizos, bengalas, sinais sonoros e guias. O uso desses artifícios no processo de ensino e treinamento esportivo visa o desenvolvimento de quais quesitos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. Orientação e mobilidade.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
	Durante uma aula de iniciação esportiva, o professor de educação física notou que, apesar de utilizar Libras para a comunicação, seu aluno ainda apresentava dificuldade na compreensão de algumas regras do jogo. Em qual das situações a seguir o aluno com surdez apresenta essa dificuldade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Quando a surdez tem causa congênita ou surge na fase pré-lingual.
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	Durante uma sessão de atividade física para alunos com deficiência visual, o profissional de educação física deve utilizar pistas auditivas e sinestésicas em substituição às informações visuais. Para auxiliar ao máximo o desenvolvimento deste aluno, é importante conhecer as características dele. A partir do seu conhecimento a respeito desta deficiência sensorial, assinale a alternativa que considerar correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. As noções corporal e espaço temporal, em geral, estão prejudicadas nos alunos com deficiência visual, por isso é importante estimular esses elementos em uma aula de educação física.
	
	
	
· Pergunta 5
	
	
	
	Leia as asserções a respeito da deficiência auditiva.
A falta de oportunidade para as vivências e experiências motoras é muito mais relevante para um possível atraso no desenvolvimento motor do que a deficiência em si. Dessa forma, Quanto mais precocemente forem oferecidos os estímulos auditivos, melhor será o desenvolvimento desse aluno. Assinale a alternativa correta acerca dessas afirmações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
	
	
	
· Pergunta 6
	
	
	
	Leia as asserções a respeito da deficiência auditiva.
Em uma aula de educação física para alunos com deficiência auditiva, devemos excluir as informações auditivas e utilizar apenas as informações visuais POIS Os estímulos auditivos não são eficientes para nenhum aluno com essa deficiência.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. As duas asserções são proposições falsas.
	
	
	
· Pergunta 7
	
	
	
	Leia as asserções a seguir sobre a deficiência visual.
 
O aluno com deficiência visual congênita apresenta uma postura melhor do que o aluno cego que adquiriu a deficiência PORQUE Como apresenta a deficiência desde o nascimento, a adaptação à privação da visão não foi necessária, pois ocorreu naturalmente. Assinale a alternativa correta acerca dessas afirmações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. As duas asserções são proposições falsas.
	
	
	
· Pergunta 8
	
	
	
	No caso de alunos com deficiência auditiva em que há a ausência da fala, o desenvolvimento respiratório é diferenciado, dessa forma, torna-se ainda mais importante o desenvolvimento da capacidade respiratória e função ventilatória. Como se caracteriza a respiração deste aluno?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. Menos ampla e com frequência acelerada.
	
	
	
· Pergunta 9
	
	
	
	Para um atleta com deficiência visual participar de uma competição esportiva, ele precisa passar por uma classificação funcional esportiva. A maior parte das modalidades utiliza a divisão de três classes (B1, B2 e B3). Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta características dessas classes.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. Apresenta no máximo percepção luminosa; acuidade visual de até 2/60 e campo visual de até 5º; acuidade visual entre 2/60 e 6/60 e campo visual de, no máximo, 20º.
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Quando um aluno com deficiência visual apresenta alguma visão remanescente, é importante que essa visão seja preservada. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta atividades físicas contraindicadas em caso de alunos com glaucoma.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. Posições de apoio invertido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais