Buscar

História do Brasil Republicano - Fórum - Ciclo 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Interatividade no Fórum
Objetivos
• Discutir as aproximações, apontadas pela historiografia, entre a Era Vargas e a Era Lula.
• Refletir sobre as características históricas do período estudado.
Descrição da interatividade
Leia o trecho a seguir:
Conquistada a reeleição (esfriando, assim, o ânimo de setores da oposição em desalojar Lula da presidência) algumas características vistas ainda no primeiro mandato serão reforçadas ao longo do segundo. De certo modo, as críticas dos analistas também seriam as mesmas. Entre tantas, destacam-se aquelas que apontam para certa aproximação entre a Era Lula e a Era Vargas (ROMANO; ADÃO, 2012, p. 209).
Com base nas unidades estudadas, e lembrando que este é um debate historiográfico e não ideológico ou eleitoral, discuta com seus colegas as seguintes questões, apresentando suas considerações sobre elas no Fórum:
• Quais são as aproximações entre a Era Lula e a Era Vargas às quais o texto se refere?
• O que a historiografia diz a este respeito?
Critérios de avaliação
Cada aluno deve responder às questões e interagir, ao menos, duas vezes com outros colegas.
As aproximações entre a Era Vargas e a Era Lula são frequentemente discutidas pela historiografia brasileira, pois ambos os períodos são marcados por transformações significativas na política e na economia do país. Vamos explorar algumas das principais semelhanças apontadas pela historiografia:
Intervencionismo estatal na economia: Tanto Getúlio Vargas quanto Luiz Inácio Lula da Silva adotaram políticas de forte intervenção do Estado na economia. Na Era Vargas, isso se manifestou na criação de empresas estatais, como a Petrobras, e na implementação de políticas de industrialização por substituição de importações. Na Era Lula, houve um aumento do papel do Estado na economia com programas como o Bolsa Família e a promoção de empresas estatais, como a Petrobras, a Eletrobras e o Banco do Brasil.
Políticas trabalhistas e sindicais: Ambos os governos implementaram políticas trabalhistas e sindicais importantes. Vargas criou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e apoiou a organização sindical, enquanto Lula fortaleceu os sindicatos e promoveu aumentos reais do salário mínimo.
Nacionalismo econômico: Tanto Vargas quanto Lula defenderam o nacionalismo econômico, buscando maior autonomia do país em relação a influências estrangeiras. Vargas nacionalizou setores-chave da economia, como o petróleo, enquanto Lula promoveu políticas para fortalecer empresas nacionais e expandir a influência do Brasil no cenário internacional.
Base política ampla: Ambos os presidentes conseguiram construir uma base política ampla, que incluía apoio de diferentes setores da sociedade. Vargas contou com o apoio de sindicatos e da classe média, enquanto Lula construiu uma coalizão que incluía desde partidos de esquerda até setores empresariais.
Políticas sociais: Tanto Vargas quanto Lula implementaram políticas sociais significativas. Vargas criou o Ministério do Trabalho e Previdência Social e instituiu o salário mínimo, enquanto Lula expandiu programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e promoveu políticas de inclusão social.
A historiografia brasileira, ao analisar essas semelhanças, muitas vezes busca entender como esses líderes políticos enfrentaram desafios semelhantes em diferentes contextos históricos e como suas políticas moldaram o Brasil em momentos distintos.
É importante ressaltar que essas aproximações não significam que os dois períodos foram idênticos ou que os governos de Vargas e Lula não tiveram suas próprias características distintas. A historiografia também destaca diferenças importantes, como o contexto histórico, as bases de apoio político e os desafios específicos enfrentados por cada líder. Portanto, a análise dessas semelhanças e diferenças contribui para uma compreensão mais completa da história política e econômica do Brasil.

Outros materiais