Buscar

resulmo Aprendizado de Máquina Supervisionado e Não Supervisionado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Aprendizado de Máquina Supervisionado e Não Supervisionado:**
1. **Aprendizado de Máquina Supervisionado:**
 - **Definição:** Nesse paradigma, o algoritmo é treinado com um conjunto de dados rotulado, ou seja, cada exemplo de entrada está associado a uma saída desejada conhecida.
 - **Objetivo:** O modelo é desenvolvido para mapear as entradas para as saídas correspondentes, permitindo previsões ou classificações precisas em novos dados não vistos.
 - **Exemplos de Algoritmos:** Regressão Linear, Máquinas de Vetores de Suporte (SVM), Redes Neurais, Árvores de Decisão.
2. **Aprendizado de Máquina Não Supervisionado:**
 - **Definição:** Nesse cenário, o algoritmo lida com conjuntos de dados não rotulados, explorando padrões ou estruturas intrínsecas nos dados sem a necessidade de saídas conhecidas.
 - **Objetivo:** O algoritmo busca descobrir insights, agrupar dados semelhantes ou reduzir a dimensionalidade do conjunto de dados.
 - **Exemplos de Algoritmos:** K-Means (agrupamento), Análise de Componentes Principais (PCA), Mapas Auto-Organizáveis.
3. **Principais Diferenças:**
 - **Supervisão vs. Não Supervisão:** A presença ou ausência de rótulos nos dados de treinamento distingue os dois tipos. No aprendizado supervisionado, há uma correspondência entre entradas e saídas, enquanto no não supervisionado, o algoritmo explora padrões sem guia explícito.
 - **Objetivo Final:** No aprendizado supervisionado, o objetivo principal é prever ou classificar corretamente novos dados. No aprendizado não supervisionado, o foco está na descoberta de estruturas ou relações subjacentes nos dados.
4. **Aplicações:**
 - **Aprendizado Supervisionado:** Amplamente utilizado em tarefas de reconhecimento de padrões, classificação de texto, diagnóstico médico e previsão de séries temporais.
 - **Aprendizado Não Supervisionado:** Aplicado em tarefas como agrupamento de clientes para segmentação de mercado, redução de dimensionalidade para visualização de dados complexos e detecção de anomalias.
5. **Avaliação de Desempenho:**
 - **Supervisionado:** A precisão, a sensibilidade, a especificidade e outras métricas relacionadas à capacidade do modelo de fazer previsões corretas.
 - **Não Supervisionado:** A avaliação muitas vezes é mais subjetiva e depende do contexto da aplicação, como a interpretação visual de agrupamentos.
O aprendizado de máquina supervisionado e não supervisionado são abordagens fundamentais que se adaptam a diferentes tipos de problemas e conjuntos de dados, fornecendo ferramentas poderosas para análise e extração de informações valiosas a partir dos dados.

Outros materiais