Buscar

Portifólio ensino de artes em diferentes contextos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
GRAZIELI MOURA PEREIRA
ENSINO DE ARTE EM DIFERENTES CONTEXTOS 
PROJETO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS PARA DIFERENTES CONTEXTOS
OURINHOS
2018
GRAZIELI MOURA PEREIRA
ENSINO DE ARTE EM DIFERENTES CONTEXTOS 
PROJETO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS PARA DIFERENTES CONTEXTOS
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para conclusão da disciplinas de Prática Profissional: Educação e Trabalho e Prática Profissional: Projetos de Ensino e Cultura de Artes Visuais em Diferentes Contextos / A 2018 - FASE II, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Uninter.
OURINHOS
2018
MEMORIAL DESCRITIVO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: Grazieli Moura Pereira
RU: 1389964 
POLO: Uninter Ourinhos
LINGUAGEM E TÉCNICA ESCOLHIDA: 
Linguagem: Desenho
Técnica: Grafite
Gênero: Natureza-Morta.
PROCESSO DE PRODUÇÃO: 
FOTO 1: 
Na foto 1, antes de começar a desenhar foram demarcados vários pontos, traçando linhas bem suaves para que possam ser apagadas facilmente ao final do desenho. As linhas são feitas para que tenhamos uma base de espaço ao executar o desenho, onde o mesmo possa ficar igual dos nois lados. Após traçar os pontos e as linhas, foi dado início ao desenho de um vaso. 
Os materiais utilizados foram: folha sulfite, lápis, régua.
FOTO 2: Na foto 2, foi dado sequência ao desenho, fazendo as rosas, folhas e seus ramos. Fica difícil ver ao certo na foto pois os traços são bem finos e suaves, fazendo um simples esboço. Neste momento é colocado no papel o que pretendemos fazer, seja ela uma criação ou a releitura de alguma obra, os traços são feitos bem leves para que possam ser apagados caso cometa algum erro, ou queira mudar alguma coisa. 
Os Materiais utilizados foram: Lápis e borracha.
FOTO 3: Os traços começam a tomar forma, pois agora a utilização do lápis é mais marcante, para ir enfatizando o desenho, dando cores ao que era só um esboço.
Com o auxilio de um esfuminho ou com o próprio dedo, vamos esfregando alguns pontos no desenho para fazer as sombras, deixando alguns pontos mais fortes que outros.
Os materiais utilizados foram: Lápis, borracha e esfuminho.
 FOTO 4: Foi concluído o desenho realizando as sombras, e desenhado um móvel em madeira onde o vaso de flor estaria sobre ele. Após concluir as sombras com grafite e esfuminho, foi utilizado uma borracha para limpar alguns lugares dando efeito mais claros.
 
CONTEÚDOS DE ARTE IDENTIFICADOS NO SEU TRABALHO
a) Quanto aos elementos da linguagem visual; 
Foi realizado um desenho de rosas, em um vaso transparente com água, sobre um móvel de madeira, utilizando a técnica de grafite com o gênero natureza-morta.
b) Quanto às diferentes formas nas artes visuais; 
Forma Figurativa: Quando a arte pode ser identificada, possui um realismo, representa um elemento do mundo real, ou mesmo quando contêm um pouco de abstração, desde que não atrapalhe a sua identificação podemos dizer que é uma arte de Forma Figurativa. Então podemos notar que foi utilizada a forma figurativa neste desenho pois ao olhar para a arte podemos identificar com clareza o que está desenhado.
c) Quanto à cor e seus usos (bi ou tridimensional) 
O desenho foi realizado em grafite, então sua cor é cinza, também utilizando na cor a forma tridimensional, pois podemos ver que não é uma cor única, não foi pintado de uma só maneira, foi aplicado sombras, pontos mais claros e outros mais escuros, diferenciando a tonalidade ou luminosidade em algumas partes.
d) Quanto ao espaço (Bidimensional e Tridimensional) 
Foi utilizado para o desenho a forma tridimensional, pois conseguimos ver comprimento, largura e altura do desenho, vemos a abertura do vaso por onde as flores entram, e as diferentes dimensões do móvel de madeira, que mostra a parte da frente onde tem uma gaveta e a parte de cima onde o vaso está sobreposto.
O desenho tem uma Forma Positiva, pois ele tem a cor mais forte e chama mais a atenção para ele do que o fundo, que no caso é de cor branca que assume uma característica estável, onde podemos notar que a relação entre o espaço imagem e o fundo são bem definidos e delimitados, percebendo a diferença entre eles.
ELABORAÇÃO DE PROJETO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS PARA DIFERENTES CONTEXTOS
PROJETO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS 
TEMA DO PROJETO EDUCACIONAL: Desenhando com Grafite
CARGA HORÁRIA: 10 horas. Periodicidade: 2 horas por dia, durante 5 dias. 
PÚBLICO ALVO: aberto à comunidade – público em geral composto por jovens e adultos a partir de 12 anos. 
JUSTIFICATIVA: O ensino de desenhos em grafite foi proposto para estar aberto a toda a comunidade podendo abranger um público diverso de várias idades, pois o tema e o que desenhar pode ser diversificado dependendo da idade e gênero no aluno, do mesmo jeito que uma mulher queira desenhar um vaso de flor, um menino pode querer desenhar um carro, ou alguém andando de skate, o desenho em si não importa, mas sim a técnica que será utilizada e ensinada. 
Esse projeto foi desenvolvido para trazer a comunidade mais perto da escola e propor um relacionamento mais próximo aos alunos, para mantê-los ocupados com algo cultural que pode trazer benefícios e conhecimentos, ao invés de ficar ociosos na rua podendo ser mais uma vítima no mundo cruel das drogas e da violência.
O Projeto busca proporcionar ao aluno um momento para desenvolver o fazer artístico, soltar a imaginação para aprender enquanto cria e desenvolve uma produção artística. 
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: desenvolver uma vez por semana, uma oficina teórica e prática de desenho, através da leitura sobre Fundamentos da Linguagem Visual. 
OBJETIVO ESPECÍFICOS: 
a) Identificar as principais características e fundamentos da Linguagem Visual 
b) Possibilitar momentos de criação, fruição e debate tomando como referência a leitura sobre Linguagem Visual.
c) Propiciar a aprendizagem dos conceitos e das técnicas a serem utilizadas, os tipos de linguagem, elementos, formas, cores, espaços, entre outros.
METODOLOGIA Procedimentos metodológicos: 
1) Leitura de imagens, debate e ensino sobre linguagens visuais, formas, técnicas, cores, espaço.
 2) Desenvolvimento da oficina de desenho
 3) Desenvolvimento de oficina de desenho com os materiais lápis, borracha, esfuminho. Ilustração das atividades desenvolvidas com base na literatura das técnicas de linguagem visual.
4) Avaliação das atividades desenvolvidas.
AVALIAÇÂO
Os alunos serão avaliados em cada aula através das atividades desenvolvidas, seu desempenho, se conseguiram cumprir com os critérios do uso das técnicas.
Pela leitura de imagens e identificação das técnicas utilizadas.

Continue navegando