Buscar

Contextualizada - Topicos integradores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Farmácia
A lesão renal aguda é um declínio rápido ao longo de dias ou semanas na capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. A lesão renal aguda pode ser causada por qualquer problema que reduza o suprimento de sangue para os rins, qualquer doença ou substância tóxica (também chamada de toxina) que afete os próprios rins ou qualquer coisa que bloqueie o fluxo de urina ao longo dos rins. Medicamentos anti-inflamatórios de qualquer tipo, sejam eles não seletivos (por exemplo, diclofenaco) ou seletivos (por exemplo, celecoxibe), podem causar lesão renal aguda. A deterioração da função renal pode ocorrer de forma crônica, ao longo de muitos anos ou de forma aguda. Os anti-inflamatórios funcionam inibindo a produção de prostaglandinas, substâncias que causam inflamação, mas também estão envolvidas na regulação da velocidade com que os rins filtram o sangue. Se ambos os rins estiverem funcionando normalmente, o dano a um rim (por exemplo, devido a um bloqueio de cálculo renal) geralmente não causa grandes problemas porque o outro rim saudável compensa e geralmente mantém a função renal quase normal. Portanto, a lesão renal aguda pode ser difícil de detectar. A lesão renal aguda pode causar problemas graves, geralmente quando os rins estão danificados ou não funcionam adequadamente. Ao consultar o paciente, o farmacêutico pode orientá-lo sobre o uso correto de medicamentos prescritos e de venda livre para melhorar a eficácia do tratamento e reduzir o potencial de efeitos colaterais e toxicidade. Desempenha também um papel fundamental na farmacovigilância, desempenhando um papel ativo na detecção, documentação e notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos prescritos a doentes renais crónicos.
LUFT, Jaqueline et al. Lesão renal aguda em unidade de tratamento intensivo: características clínicas e desfechos. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 2, 2016.
PINHEIRO, Hiago Sousa et al. Uso de antimicrobianos e ocorrência de lesão renal aguda em pacientes internados em um hospital do Oeste do Pará. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Outros materiais