Buscar

Beowulf text

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O período Anglo-Saxão é uma importante fase da história da Inglaterra, que se estendeu do século V ao século XI, e que se caracterizou pela presença dos povos germânicos anglos, saxões e jutos na ilha britânica. Nesse período, a cultura e a língua inglesa começaram a se desenvolver, e muitas das suas características linguísticas, sociopolíticas e culturais foram moldadas pelos anglo-saxões.
Linguisticamente, o inglês antigo, também chamado de anglo-saxão, era uma língua germânica ocidental que se desenvolveu a partir da língua dos anglos, saxões e jutos que migraram para a ilha britânica. A língua tinha quatro principais dialetos: saxão ocidental, saxão do norte, saxão do leste e saxão do sul. A língua escrita era usada principalmente para fins religiosos, e as primeiras obras literárias em inglês antigo datam do século VIII, com destaque para o poema épico Beowulf.
Sociopolítica, o período Anglo-Saxão foi marcado por uma sociedade agrícola e guerreira, com base no sistema de tribos e clãs. A religião predominante era o paganismo, mas com a chegada do cristianismo, houve uma gradual conversão da população. A Inglaterra anglo-saxã foi dividida em sete reinos principais, que constantemente guerreavam entre si pelo domínio da ilha. Esses reinos eram: Kent, Sussex, Essex, Wessex, Mercia, East Anglia e Northumbria.
Culturalmente, o período Anglo-Saxão foi um momento de grande desenvolvimento cultural e literário. Além de Beowulf, outras obras literárias importantes incluem as Crônicas Anglo-Saxãs, uma coleção de anais que registravam os principais acontecimentos dos reinos anglo-saxões, e poemas como The Wanderer, The Seafarer e The Battle of Maldon. A arte anglo-saxã é caracterizada por suas complexas decorações, com destaque para a arte em metal, como a Jóia de Sutton Hoo. A religião cristã trouxe a construção de igrejas e mosteiros, como o mosteiro de Lindisfarne, que produziu importantes manuscritos iluminados.
Entre os personagens históricos relevantes do período Anglo-Saxão, destacam-se Alfredo, o Grande, rei de Wessex que lutou contra os invasores dinamarqueses e promoveu a unificação dos reinos anglo-saxões; e Beda, o Venerável, monge e historiador que escreveu uma das primeiras obras em inglês antigo, a História Eclesiástica do Povo Inglês.
Em suma, o período Anglo-Saxão foi uma época de grande importância na história e cultura da Inglaterra, que moldou muitas das características da língua, sociedade e cultura inglesas até os dias de hoje. O estudo desse período nos ajuda a compreender melhor a evolução da língua e da cultura inglesas e sua influência na história mundial.

Outros materiais