Buscar

APOL ROBOTICA EDUCACIOONAL 80100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da Robótica na Educação
Os estudantes do século XXI são conhecidos como nativos digitais, termo cunhado pelo americano Mark Prensky para designar aqueles que cresceram com a tecnologia e a linguagem hipertextual, pois se utiliza dos meios digitais para interagir e construir relações sociais. Prensky (2001, p.1).
Com base no texto O estudante do século XXI e a alfabetização tecnológica do professor é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Essa nova geração interconectada é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A afirmativa A é a correta, pois, essa geração mais visual e intuitiva é capaz de interagir com diversas tecnologias ao mesmo tempo, pois fazem parte da sua realidade desde o nascimento. Estudam assistindo TV, navegando na internet, ouvindo música, trocando mensagens de texto pelo celular, plugando em jogos interativos, promovem ciberencontros e transitam entre imagens reais e virtuais com tranquilidade, tudo isso, com naturalidade. Ampliando a capacidade de criar conceitos e recriar novos conhecimentos através de uma verossimilhança entre o real e o virtual. (Texto base, aula 6, p.02 - 03).
	
	B
	Com o avanço das tecnologias digitais e o surgimento desse novo estudante, as escolas não precisaram reorganizar a maneira como ensinavam, pois na escola é o local para estudar academicamente e neste sentido é o estudante que tem que se adaptar a ela.
	
	C
	A segunda geração, nascida no final do século XX, é chamada de geração Z, é aquela que tem muitas dificuldades para utilizar as novas tecnologias digitais.
	
	D
	A escola não precisa acompanhar as mudanças tecnológicas, pois elas não interferem no cotidiano escolar.
Questão 2/5 - História da Robótica na Educação
Vivemos um momento muito especial na história da humanidade, marcado pela incorporação das novas tecnologias em todos os aspectos da vida humana, tanto nas atividades mais corriqueiras, como nas mais elaboradas, sejam no âmbito familiar, profissional ou educacional, e, na maioria das vezes, nem percebemos suas influências. Por isso, entender a importância de criar oportunidades para o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem colabora no sentido de compor um diálogo entre os meios tecnológicos e o processo educacional para diversificar os recursos de acesso do conhecimento e do saber. Para isso, professor e aluno precisam dialogar, pois neste novo formato educacional ambos têm vez e voz conforme explicita Bakhtin (1997) visto que para interagirem entre si e com as mídias-meios digitais necessitam estabelecer diálogos. Analisando o texto Mudanças tecnológicas e o que elas provocaram no cotidiano escolar é correto afirma que:
Nota: 20.0
	
	A
	O professor é o centro no processo educacional e o aluno é mero expectador, devendo apenas ouvir e reproduzir os conteúdos escolares.
	
	B
	O aluno tem obrigação de criar e aprender sozinho e o professor neste processo deve apenas aplicar e corrigir as avaliações.
	
	C
	As novas tecnologias educacionais vêm se constituindo em valiosos agentes de mudanças na escola, contribuindo para a formação de um aluno integral e integrado.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A questão C está correta porque, no cenário atual, as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano ampliando nossa visão de mundo, na forma como acontece à comunicação e a aprendizagem, instigando novas maneiras de apreender a realidade. No contexto educacional isso não é diferente, o uso das tecnologias da informação e comunicação tem modificado o paradigma educacional causando diversos impactos sobre a educação escolar, com a finalidade principal de melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem. (Texto base, aula 5, p.04 - 05).
	
	D
	A educação não deve utilizar  as novas ferramentas tecnológicas, pois elas distraem os estudantes e causam tumulto na sala de aula.
Questão 3/5 - História da Robótica na Educação
Diferente dos demais animais que estão limitados em sua natureza orgânica e genética, o homem conquistou novas formas de atuação no mundo da natureza, até então, restritas ao mundo biológico. Litwin, (2001, p.40) ressalta que ao longo de sua evolução, o ser humano foi desenvolvendo ferramentas que lhes permitiram o prolongamento de seus sentidos, ampliando os limites que a natureza lhe impôs. Com base no texto A evolução e retrospectiva histórica da tecnologia, através de quais ferramentas o homem pré-histórico, por sua condição vulnerável e sem habilidade natural, se adaptou a realidade em que vivia?
Nota: 20.0
	
	A
	Armas de fogo
	
	B
	facas e facões pontiagudos
	
	C
	Espadas medievais
	
	D
	Ossos de animais e lascas de pedras cortantes
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A alternativa D está correta, pois na Pré-História, o homem passou a desenvolver ferramentas de ossos de animais e lascas de pedras cortantes, para aperfeiçoar sua capacidade limitada de obtenção de alimentos e para sua proteção nesse ambiente hostil. (Texto base aula 1, p.03 - 04).
Questão 4/5 - História da Robótica na Educação
A tecnologia nos últimos séculos tem avançado rapidamente, invadindo e encantando cada vez mais nossas vidas pessoais e profissionais. Em diversas áreas do conhecimento é possível ver tais avanços beneficiando, contribuindo e auxiliando as pessoas. Atualmente, se tem acesso de forma imediata e interativa, a milhares de conteúdos e recursos construídos pela humanidade há décadas. Neder sobre esse assunto assevera que: A maior interatividade das pessoas com as novas mídias, os recursos acoplados (texto, vídeo, áudio) num único lugar, gerando ao mesmo tempo pluralidade de pensamento e esgotamento cultural. A vida em rede compactuada e ampliada, ao mesmo tempo os séculos se passando em segundos com o arquivamento da historia em enciclopédias virtuais, acumulando os ensinamentos milenares em dias, os segredos místicos em redes, as filosofias e ciências em chats, tudo sendo duplicado também a cada segundo em CD-ROM ou em home-pages. (NEDER, p. 15, 2001). 
Considerando os conteúdos do texto-base As novas tecnologias dos séculos XX e XXI, sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale as corretas:
I. As novas tecnologias, quando utilizadas de forma correta, auxiliam e facilitam nossas vidas. Elas estão presentes na maior parte das áreas do conhecimento humano, desde a construção de robôs, com inteligência artificial, até um simples objeto de uso doméstico.
II. Desde o século XIX, contamos com tecnologias como: computadores, drones, consoles, tabletes, aparelhos de realidade virtual, smartwatches, ipads, iphones, etc.
III. As escolas públicas do Brasil são referência, em relação a outros países, no quesito da utilização das novas tecnologias como a robótica, lousa digital e os aparelhos de realidade virtual, assim como na formação dos professores na área da tecnologia. 
IV. Tecnologias como: computadores, drones, consoles, tabletes, aparelhos de realidade virtual, smartwatches, ipads, iphones, internet e outros, são vistos por muitos como uma solução milagrosa para todos os problemas, seja eles educacionais ou sociais, já por outros como um modismo passageiro ou algo incompreensível e difícil de manusear.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	I e III
	
	C
	I e IV
As tecnologias podem,  auxiliar e facilitar nossas vidas, entretanto, elas devem ser utilizadas de forma correta e consciente. Elas fazem parte do nosso dia a dia há muito tempo, atualmente desde muito cedo as crianças já tem acesso a todo tipo de tecnologia, o que devemos é ensiná-las que sua utilização deve estar intimamente ligada com a consciência ambiental e financeira, não devendo estas ser vistas como uma solução milagrosa paratodos os problemas, seja eles educacionais ou sociais. Já as afirmativas II e III são falsas, porque, tecnologias como: drones, consoles, tabletes, aparelhos de realidade virtual, smartwatches, ipads, iphones, etc. não haviam sido criados no século XIX. Em relação à alternativa III, as escolas públicas do Brasil tem muito que investir em tecnologia, para se tornar referência, em relação a outros países, no quesito da utilização das novas tecnologias como a robótica, lousa digital e os aparelhos de realidade virtual, assim como na formação dos professores na área da tecnologia. (Texto base, aula 4, p.07 - 08).
 
	
	D
	II, III e IV
Questão 5/5 - História da Robótica na Educação
Segundo Rocha o setor de tecnologia está muito promissor e apresenta um número significativo de contratações, além do que, as oportunidades não são apenas para os mais jovens, muitas empresas segundo ele pretendem ampliar seus quadros de funcionários a partir de 2018. As projeções da empresa mostram que as áreas ligadas ao setor de tecnologia são as mais promissoras, graças especialmente ao avanço de startups, que já apresentam um volume de contratações considerável. Também há demanda crescente para profissionais de finanças e das áreas de compras das empresas. As oportunidades não se limitam aos jovens. De acordo com o Estudo de Perspectivas de Carreiras e Profissões do site da Page Group, que consultou 2 mil executivos e 15 mil profissionais, 50% dos gestores no Brasil pretendem contratar colaboradores em 2018. Não é só. O levantamento também concluiu que 82% das companhias pretendem manter ou ampliar seus quadros neste ano. (Rocha, 2018, p. 24).
Com base nessas afirmações analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) O mercado de trabalho ao longo de décadas vem se transformando e a demanda por profissionais especialistas em tecnologia vem crescendo no mesmo ritmo.
II. ( ) A tecnologia não tem muita relevância no mercado de trabalho, pois ela não é importante para o desenvolvimento da sociedade.
III. ( ) Na sociedade do século XXI não existe problemas de emprego, por isso não é necessário cursos direcionados a tecnologia.
IV. ( ) A empregabilidade e o salário dos profissionais na área da TI estão em alta e são bem convidativos, mesmo com diversas crises que o país vem enfrentando.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira, pois, com a transformação do mercado de trabalho do século XXI, a demanda por profissionais especializados na área de tecnologia cresce a cada ano. (texto base, aula 2, p.08 - 13). A afirmativa II é falsa, porque, a tecnologia tem real relevância para o mercado de trabalho, assim como para vida pessoal dos seres humanos, sendo assim, ela é muito importante e necessária para o desenvolvimento da sociedade. A afirmativa III é falsa, porque, existem problema reais de desemprego em nossa sociedade, nesse sentido, a tecnologia é uma forte aliada, sendo assim, cursos formativos em tecnologia sempre serão necessários. (texto base, aula 2 p.08 - 13). A afirmativa IV é verdadeira, porque, mesmo com diversas crises financeiras que o país vem enfrentando, empregos e profissões na área da TI estão cada vez mais em alta e os salários e vagas de emprego são bem atraentes. (Texto base, aula 2 p.08 - 13).
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F

Outros materiais