Buscar

TIC ROBOTICA EDUCACIONAL NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - TIC para o Ensino
“Nos últimos anos, o cenário se transformou profundamente. O smartphone é onde tudo acontece. O tempo todo olhamos para sua tela, teclamos, pesquisamos, compartilhamos, jogamos, compramos, rimos, nos relacionamos e aprendemos. É o aparelho que carregamos para todos os lugares, nosso companheiro inseparável, a pequena tela que aumenta, que integra milhares de aplicativos e soluções antes soltas. Os assistentes pessoais dialogam com as pessoas, aprendem com elas, propõem soluções cada vez mais personalizadas e produtivas.” (MORAN, José Manuel. Como transformar nossas escolas Novas formas de ensinar a alunos sempre conectados. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/08/transformar_escolas.pdf>. Acesso em 23/09/2018).
Analisando o texto acima, podemos perceber que os dispositivos móveis são cada vez mais acessíveis, assim como o acesso a redes de internet. Dados do IBGE que foram trazidos na Aula 6, sobre Aprendizagem Móvel, corroboram com essa afirmação: 70% da população brasileira se declarava como usuária da internet em 2018, sendo que destes, 77% fazia uso de internet móvel (IBGE, 2018). Com relação a esses dados, analise as afirmações seguintes:
I. No Brasil, ainda não é possível utilizar os dispositivos móveis como parte da educação formal, haja vista que uma parcela muito pequena da população tem acesso a smartphones e menos ainda a internet.
II. O acesso cada vez maior a dispositivos móveis com internet deve ser utilizado como um indicador de que devem ser utilizadas cada vez mais técnicas e métodos de ensino que favoreçam a aprendizagem protagonizada pelo estudante a qualquer tempo e local.
III. A passagem de texto de Moran, acima, não permite dizer que a aprendizagem móvel pode acontecer em todos os lugares.
IV. A partir do texto de Moran, e tendo em vista os dados do IBGE, é possível dizer que a Aprendizagem Móvel, ou m-learning, é uma modalidade de aprendizagem que tende a crescer com o passar do tempo no Brasil, dado o número crescente de cidadãos que possuem acesso a internet e smartphones atualmente.
V. Pesquisar, compartilhar e se comunicar por meio de dispositivos móveis são atividades bastante comuns entre os brasileiros, atualmente.
Assinale abaixo a alternativa que contém somente as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV.
	
	B
	II, III e V.
	
	C
	I, IV e V.
	
	D
	II, IV e V.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
a afirmação I não é correta, porque vai contra o dado do IBGE indicado no enunciado da questão e os dados presentes no texto da Aula 6. A afirmação II é verdadeira, corroborada pelo texto da Aula 6, “Percebe-se que surge, então um novo paradigma: uma vez que o professor, e a instituição escolar, se percebem como não sendo mais os únicos provedores de conhecimento, é possível orientar os sujeitos para uma aprendizagem mais proveitosa, utilizando técnicas e métodos de ensino que favoreçam a aprendizagem protagonizada pelo estudante a qualquer tempo e local, uma aprendizagem que se adapta a novas formas de aprender, como a aprendizagem por meio de dispositivos móveis”. A afirmação 3 é falsa, com base no texto da Aula 6, p. 4. A afirmação III é falsa, pois o texto do enunciado deixa claro que, atualmente, é muito comum o uso do smartphone o tempo todo, podendo, assim, ser usado também como ferramenta de estudo. A afirmação IV é verdadeira, conforme dado no enunciado do problema e conforme dados na Aula 6 (p. 2). A afirmação V é verdadeira, porque corrobora com o trecho de texto do enunciado da questão: “ tempo todo olhamos para sua tela, teclamos, pesquisamos, compartilhamos, jogamos, compramos, rimos, nos relacionamos e aprendemos”.
Questão 2/5 - TIC para o Ensino
Um dos temas discutidos na Aula 6 foi a aprendizagem ubíqua, que, com o advento dos dispositivos móveis e da disponibilidade crescente de sinal de internet, torna-se cada vez mais onipresente. Assinale abaixo a alternativa que representa a definição mais próxima daquela que professora e pesquisadora Lúcia Santaella traz para a aprendizagem ubíqua:
Nota: 20.0
	
	A
	É a aprendizagem que acontece a qualquer hora, em qualquer lugar, em espaços formais e não formais, e que é facilitada pelo acesso aos dispositivos móveis.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Conforme o citação contida no texto da aula 6, p. 4, “Processos de aprendizagem abertos significam processos espontâneos, assistemáticos e mesmo caóticos, atualizados ao sabor das circunstâncias e de curiosidades contingentes que são possíveis porque o acesso à informação é livre e contínuo a qualquer hora do dia e da noite.Por meio dos dispositivos móveis, à continuidade do tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível de qualquer lugar. É para essa direção que aponta a evolução dos dispositivos móveis, atestada pelos celulares multifuncionais de última geração, a saber: tornar absolutamente ubíquos e pervasivos o acesso à informação, a comunicação e a aquisição de conhecimento” (SANTAELLA, Lucia, A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? São Paulo: Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. v. 2, n. 1, p. 17-22, 2010).
	
	B
	É a aprendizagem que acontece em espaços não-formais, como o que ocorre nos cursos semipresenciais.
	
	C
	Aprendizagem ubíqua é sinônimo de m-learning, que quer dizer aprendizagem mediada por dispositivos móveis.
	
	D
	Aprendizagem ubíqua é a aprendizagem informal que se dá exclusivamente por meio de dispositivos conectados a internet.
Questão 3/5 - TIC para o Ensino
“Na maioria das situações educacionais contemporâneas em que crianças são postas em contato com computadores, o computador é usado para fornecer-lhes informações respeitando-se ritmo e características individuais de cada criança, e para prover atividades dentro de um nível apropriado de dificuldade. É o computador programando a criança. No ambiente LOGO a relação é inversa: a criança, mesmo
em idade pré-escolar, está no controle - a criança programa o computador. E ao ensinar o computador a "pensar", a criança embarca numa exploração sobre a maneira como ela própria pensa. Pensar sobre modos de pensar faz a criança tornar-se um epistemólogo, uma experiência que poucos adultos tiveram.” (PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora brasiliense. 1980, p. 35)
O fragmento de texto acima abre o capítulo “Computadores e culturas do computador”, da obra de Seymour Papert. Nesse trecho, é possível perceber que o autor traz uma reflexão sobre duas culturas, ou paradigmas opostos em relação ao ensino e aprendizagem com uso de computadores nas escolas, assunto que foi abordado com detalhes na Aula 3. Sabendo disso, assinale a alternativa que identifica essas abordagens:
Nota: 20.0
	
	A
	Instrumentalismo, criado por Papert, em oposição ao Construtivismo.
	
	B
	Construcionismo, criado por Papert, em oposição ao Instrucionismo
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Texto-base da Aula 3, p. 7.
	
	C
	Instrumentalismo, criado por Papert, em oposição ao Construcionismo.
	
	D
	Construcionismo, criado por Papert, em oposição ao Materialismo.
Questão 4/5 - TIC para o Ensino
Para José Manuel Moran, a incorporação das TDIC na prática pedagógica é um processo gradativo. Esse processo foi apresentado a você na Aula 1. Nele, o pesquisador apresenta três estágios de apropriação das TDIC pelos docentes:
A. Usar as tecnologias de forma instigante e motivadora para os estudantes, com recursos variados e adequados ao estilo de aprendizagem dos estudantes, mesclando aulas a distância e presenciais.
B. Facilitar o trabalho que o professor realiza, mas sem grandes mudanças na prática pedagógica, em aulas de estrutura essencialmente tradicional, como por exemplo, usar textos impressos (digitados) ao invés de copiá-los no quadro.
C. Fazer uso das tecnologias digitais como recurso de ensino e aprendizagem, mas ainda reproduzindo aquilo que já fazia no analógico, e de forma majoritariamente presencial, com atividades pontuais à distância,como fóruns, transmissão por lista de e-mails e outros.
Assinale a alternativa em que os estágios de apropriação das tecnologias proposto por Moran se encontram ordenados corretamente, do estágio mais básico para o mais avançado:
Nota: 20.0
	
	A
	B - A - C
	
	B
	C - B - A
	
	C
	C - A - B
	
	D
	B - C - A
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A alternativa d) é a correta, conforme se pode verificar a ordenação dos estágios de apropriação das tecnologias por Moran, no texto-base da Aula 1, p. 6.
Questão 5/5 - TIC para o Ensino
Mitchel Resnick, pesquisador do MIT (Massachussets Institute of Technology) e fundador da abordagem da Aprendizagem Criativa, enfatiza que existem 3 mal-entendidos muito comuns quando se fala em “criatividade”, fruto da imaginação das pessoas e do senso comum, os quais foram abordados no tópico "A criatividade e os 4 Ps da Aprendizagem Criativa", do texto-base da Aula 2. Para o pesquisador, um desses mal-entendidos mais comuns seria o de que “a maioria das pessoas não é criativa”. Sobre isso, assinale a alternativa abaixo em que se podem encontrar algumas das principais características desse mito acerca da criatividade:
Nota: 20.0
	
	A
	O autor afirma que poucas pessoas na população mundial podem ser consideradas criativas, e que a Aprendizagem Criativa tem o objetivo de descobrir quem são essas poucas pessoas.
	
	B
	O autor afirma que muitas pessoas podem ser classificadas como little-C, ou seja, tem uma capacidade criativa, mas cujos que não representam impacto na sociedade. Esse tipo de pessoa não pode ser considerado como realmente criativo.
	
	C
	As pessoas que tem um potencial criativo acima da média da população, os big-C, são as que possuem o tipo de criatividade mais relevante para a sociedade atual.
	
	D
	O autor diz que existem dois tipos de pessoas criativas: as big-C, que seriam as pessoas com potencial criativo acima da média, e as little-C, que seriam as pessoas que conseguem enxergar soluções inovadoras a pequenos problemas do cotidiano, mesmo não representando grandes invenções para a humanidade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
p. 13 do texto-base da disciplina podem ser encontradas as definições do que Resnick chama de  big-C e little-C.

Outros materiais