Buscar

AV1- Atividade contextualizada Gerenciamento de Projetos.-1 910

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Nome: Jeycilene Saraiva Sousa
Matricula: 
Curso: Administração
Operações e projetos são duas atividades essências em uma organização. As operações referem-se às atividades contínuas que geram saídas repetitivas que uma empresa realiza para produzir bens e serviços. No entanto, os projetos são esforços temporários com início e fim definidos, que buscam alcançar um objetivo específico.
Características especifica de Projetos:
1. Temporário: Os projetos têm um início e um fim definidos, com um objetivo específico a ser alcançado dentro desse período.
2. Únicos: Cada projeto e único e possui características distintas, eles são desenvolvidos para as necessidades específicas e envolve geralmente a criação de algo novo ou resolução de um obstáculo específico.
3. Interdisciplinares: Os projetos geralmente envolvem diferentes áreas de conhecimentos e requerem colaboração de profissionais com habilidades diversas. Equipes multidisciplinares são forma das para garantir que todas as áreas exigidas estejam representadas para contribuir para o sucesso da empresa. 
Características especificas de Operações:
1. Continuas: As operações são atividades que ocorrem de forma contínua, sem um fim definido, desse modo elas são repetitivas em termos de tarefas e processos, por ter como principal objetivo produzir bem ou fornecer serviços consistentemente ao longo do tempo.
2. Rotineiras: As operações seguem metodologias e padrões para garantir a eficiência e a consistência na produção de bem e serviços. Além disso, elas são executadas de maneiras repetitivas, seguindo sempre um fluxo de trabalho predefinido.
3. Foco na Eficiência: O gerenciamento de operações busca cada vez mais otimizar os recursos, minimizando os custos e maximizando a produtividade. Desse modo, as operações são projetadas para alcançar resultados consistentes e de alta qualidade, com ênfase na eficiência dos processos e na entrega de valor aos clientes.
Referência: 
APRENDA a diferença entre gestão de projetos e processos e aumente a eficiência da sua empresa. [S. l.], 6 fev. 2023. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/projetos/gestao-de-projetos-e-processos/. Acesso em: 4 mar. 2024.
CARACTERÍSTICAS dos Projetos. [S. l.]: Francelino Siebra, 15 ago. 2021. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/caracter%C3%ADsticas-dos-projetos-francelino-siebra-1e#:~:text=As%20principais%20caracter%C3%ADsticas%20dos%20projetos,finita%2C%20determinada%20em%20seu%20objetivo. Acesso em: 4 mar. 2024.
GESTÃO de projetos e gestão de operação: quais as diferenças?. [S. l.]: Equipe Blog Portal Pós, 19 nov. 2021. Disponível em: https://blog.portalpos.com.br/gestao-projetos-operacao/. Acesso em: 4 mar. 2024.
MARCONDES, José Sérgio (27 de outubro de 2016). Planejamento Operacional: O que é, Objetivos, Etapas, Exemplos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/planejamento-operacional-conceitos-definicao/ – Acessado em: 4 mar. 24.
O QUE são processos operacionais? Aprenda a implementar!. [S. l.], 28 nov. 2023. Disponível em: https://blog.runrun.it/processos-operacionais/#:~:text=Os%20processos%20operacionais%20s%C3%A3o%20o,%2C%20prepara%C3%A7%C3%A3o%2C%20execu%C3%A7%C3%A3o%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 4 mar. 2024.

Outros materiais