Buscar

avaliação nos documentos legais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 5
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com outras crianças. (Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2013, p. 88).
A partir de tais direitos, algumas condições são prementes para a organização curricular, EXCETO:
Selecione a resposta:
.
· E
O atendimento ao direito da criança à educação na sua integralidade requer o cumprimento do dever da família com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Questão 4
Na Constituição de 1988, no artigo 227, é declarado que "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
A partir deste postulado pode-se afirmar que: ​​​​​​​
Selecione a resposta:
· C
São direitos garantidos às crianças nas instituições de Educação Infantil: a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com outras crianças.
Questão 3
A Educação Infantil, assim como outros níveis de educação, possui princípios éticos, políticos e estéticos presentes nas diretrizes curriculares. Marque abaixo os princípios de acordo com a sua categorização:
ET - Princípios éticos
P - Princípios políticos
ES - Princípios estéticos
( ) Direitos de cidadania.
( ) Valorização da solidariedade.
( ) Respeito ao bem comum.
( ) Valorização da criatividade.
( ) Valorização da ludicidade.
Agora, marque a sequência CORRETA:
Selecione a resposta:
P - ET - ET - ES - ES.
Questão 2
A Educação Infantil é oferecida em creches para crianças de até 3 anos e em pré-escolas para crianças de 4 e 5 anos e tem algumas questões de organização escolar e pedagógica peculiares. Marque a alternativa que está CORRETA com relação à organização da Educação Infantil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96):
Selecione a resposta:
· E
Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Questão 1
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) regulamenta a Educação Básica, incorporando as creches e a pré-escola como a primeira etapa da Educação Básica, sendo que a Educação Infantil constitui-se da creche e pré-escola e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Sobre a Educação Infantil e suas peculiaridades marque a alternativa CORRETA:
Selecione a resposta:
As creches e pré-escolas são estabelecimentos (públicos ou privados) que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos por meio de profissionais com formação específica, habilitação para magistério, não sendo ações de caráter assistencialista, embora tenham a obrigação de assistir às necessidades básicas das crianças.

Outros materiais