Buscar

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER - AV2
1) Assistência de enfermagem durante o trabalho de parto é prestada nos três períodos: dilatação, expulsão e dequitação. Na dilatação realiza-se o exame obstétrico pelo médico ou pela enfermeira obstetriz como medida da altura uterina, auscultar BCF, toque vaginal se necessário e verificação dos sinais vitais. No período de expulsão, já em ambiente de sala de parto, o enfermeiro auxilia na montagem da sala, colocação de campos e paramentação dos médicos. Coloque a paciente na mesa e solicite que coopere nas contrações uterinas, orientando a respiração (inspirar profundamente e em seguida fazer força para baixo com todos os músculos). Assim que ocorre o desprendimento da cabeça (no caso de parto normal), solicitar que a mãe pare de fazer força. Já na dequitação, alguns minutos após o nascimento: 
Assinale a alternativa que completa o texto base.
Alternativas:
a) Deve-se solicitar exames laboratoriais como VDRL, anti-HIV, Hb e Ht, se necessário tipagem sanguínea e fator Rh.
b) Exame físico geral e obstétrico, auscultar BCF, observar dinâmica uterina (frequência, duração e intensidade), realizar exame vaginal para se verificar dilatação cervical, bolsa amniótica
c) Deve-se apoiar à parturiente e a seu acompanhante, esclarece a respeito da evolução do trabalho de parto, aconselha as posições mais confortáveis durante as contrações, promove técnicas de respiração e relaxamento, proporciona contato físico e, ainda, oferece apoio psicológico.
d) Que ocorre o desprendimento da cabeça (no caso de parto normal), solicitar que a mãe pare de fazer força. Auxilie nos primeiros cuidados com o bebê, verificando o sexo e o envolvendo em um lençol específico.
X) Dá-se a saída da placenta, saco amniótico e cordão. Colocar em uma cuba rim, pesar e coletar o sangue do cordão para a tipagem sanguínea do feto. Verifica-se a pressão arterial e não estando alta é provável que o médico solicite a administração de ocitocina.
2)A cefaleia pós raqui trata-se de uma dor de forte intensidade secundária a ____________ , isto é, da perfuração da dura-máter e resultado da perda de líquor, o que pode causar____________ . Seu diagnóstico é realizado pela característica e localização da dor na ____________  muitas vezes envolvendo a região cervical posterior, que se intensifica quando a paciente está na posição____________ e melhora na posição .
Completes as lacunas com sequencia de palavras corretas.
Alternativas:
a) anestesia raquidiana / tração dos músculos da coluna / região temporal / supina (deitada de barriga para cima) / ortostática (em pé).
b) anestesia raquidiana / tração das meninges e dos nervos / região frontal ou occiptal /  supina (deitada de barriga para cima) / ortostática (em pé)  
X) anestesia raquidiana / tração das meninges e dos nervos / região frontal ou occiptal / ortostática (em pé) / supina (deitada de barriga para cima).
d) anestesia geral / tração das meninges e dos nervos / região frontal ou occiptal / ortostática (em pé) / supina (deitada de barriga para cima).
e) anestesia geral /  / tração dos músculos da coluna / região temporal / supina (deitada de barriga para cima) / ortostática (em pé). 
 
3) As complicações do parto podem ocorrer durante qualquer um dos períodos do parto (contrações, dilatação e expulsão) e requerem uma intervenção rápida e eficaz a fim de evitar danos para a mãe ou para seu bebê. 
 
I- A Inversão uterina ocorre em apenas 3 a 5 % dos casos e trata-se da posição do útero que se altera de maneira progressiva durante o trabalho de parto.
 
PORQUE
II- A Inversão Uterina pode ocorrer devido a alguns fatores predisponentes como: tração excessiva do cordão, paredes do útero finas ou flácidas ou pressão no útero relaxado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.  
b) as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
X) a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.  
e) as asserções I e II são proposições falsas.
4) Dentre todos os aspectos no pós parto é importante falar a respeito das condições e modificações. Quanto as modificações locais temos as mais comuns observadas por exemplo com relação ao útero, este se contrai imediatamente após o parto e por volta do ____________ o fundo uterino se encontra no nível da borda superior da sínfise púbica, indolor à palpação e com lóquios. O colo muitas vezes encontra-se com ____________ , mas no local haverá uma restauração e formação de novas ____________. As mamas tem seu início de evolução após o parto, ao contrário dos outros órgãos, com a ____________ (descida do leite) em ____________ aumento da prolactina e inibição da ovulação.
Analise o texto base e complete as lacunas com as palavras corretas, assinalando a alternativa correspondente. 
Alternativas:
a) primeiro dia / edema / fibras musculares / apojadura / 24 horas.
b) 5° dia / sangramento / fibras musculares / apojadura / 24 horas.
c) 12° dia / edema / fibras musculares/ apojadura / 12 horas.
d) 5° dia / sangramento / fibras musculares / apojadura / 48 a 72 horas.
X) 12° dia / edema / fibras musculares/ apojadura / 48 a 72 horas.
5) No ingurgitamento mamário, ocorre a retenção do leite materno nos ____________ , surgindo assim um aumento da mama pois o leite não tem saída, ficando assim parado nos canais. Deve-se observar para que este não se torne patológico com o surgimento ____________. Para se evitar este tipo de problema a paciente deve ser orientada a realizar ____________ antes de amamentar o bebê. 
Assinale a alternativa com a sequência que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
X) alvéolos do seio materno / de febre, mal-estar e rubor no local / esvaziamento da mama.
b) seios maternos / de febre, mal-estar e rubor no local / esvaziamento da mama.
c) alvéolos do seio materno / de febre, mal-estar e rubor no local / limpeza das mamas.
d) seios maternos / de febre, mal-estar e rubor no local / limpeza das mamas.
e) alvéolos do seio materno / dor e rubor no local / esvaziamento da mama.

Outros materiais